SIGA O NOSSO BLOG - TRABALHADOR / SERVIDOR / APOSENTADO / PENSIONISTA / EMPREENDEDOR

INFORME PUBLICITÁRIO

INFORME PUBLICITÁRIO
Serviços e Produtos de responsabilidade do anunciante

sexta-feira, 10 de abril de 2020

STF JULGA AÇÕES SOBRE COMPETÊNCIAS E CONSTITUCIONALIDADE EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS - UNIÃO X ESTADOS X MUNICÍPIOS X ENTIDADES




MEDIDAS DO GOVERNO QUE FORAM CONTESTADAS E MANTIDAS OU SUSPENSAS POR DECISÃO LIMINAR SERÃO JULGADAS NO MÉRITO PELO PLENÁRIO VIRTUAL DO SUPREMO


O Supremo Tribunal Federal (STF) julgará na próxima semana ações apresentadas por partidos e entidades que questionam medidas adotadas pelo governo federal para tentar conter o avanço do coronavírus e os efeitos da crise na economia.

Esta será a primeira vez que as ações vão ser analisadas de forma conjunta pelos ministros, que nos últimos dias têm decidido individualmente os processos.

Parte das ações têm relação com a disputa entre o presidente Jair Bolsonaro e governadores sobre as linhas gerais a serem seguidas em temas como isolamento social, por exemplo.

A ideia entre os ministros, segundo alguns magistrados disseram, é passar a mensagem de unidade da Corte em torno das decisões, o que no jargão jurídico representaria a chamada "segurança jurídica". Mas, em temas polêmicos a serem discutidos, há chances de os ministros divergirem.

Ao G1, alguns ministros afirmaram que é possível construir maioria no sentido de interpretar a Constituição de forma a atender às circunstâncias extraordinárias do momento.

Também ressaltaram que a pandemia exige a aplicação de uma espécie de "jurisprudência da crise", ou seja, uma tese jurídica transitória para ser aplicada diante dos efeitos causados pela pandemia. A articulação é para garantir que Corte tenha um papel de moderador.

Temas que serão julgados

Competência para ações de combate ao coronavírus
A crise causada pela pandemia expôs a discussão sobre o alcance dos poderes do governo federal, dos estados e dos municípios sobre providências como isolamento, quarentena e restrição de circulação de pessoas. A Constituição prevê que a competência para as medidas deve ser tomada de forma conjunta, mas os limites das atuações de cada um ainda não foram regulamentados pelo Congresso. Partidos políticos e a Ordem dos Advogados do Brasil questionaram no STF a concentração de poderes no governo federal para a adoção dessas ações.

Situação: em uma das ações, a do PDT, o ministro Marco Aurélio Mello considerou que estados e municípios têm competência para promover medidas de combate ao novo coronavírus. Na ação da OAB, o ministro Alexandre de Moraes também decidiu no sentido de que estados e municípios têm a competência e proibiu o governo federal de derrubar as determinações dos estados.

Renda mínima
O partido Rede Sustentabilidade pediu ao STF para estabelecer os valores de uma renda mínima aos trabalhadores (de R$ 300 por pessoa e limite máximo de R$ 1.500 por família).

Situação: Marco Aurélio entendeu que o pedido não era apropriado, porque não caberia à Corte estabelecer numa decisão provisória os valores de um benefício assistencial. Também pontuou que o tema está em discussão no Executivo e no Legislativo.

Suspensão de contratos, redução de jornada e salário
Partidos e entidades questionaram trechos da medida provisória que, entre outros pontos, permite acordos para suspensão de contratos de trabalho, redução de jornada e de salários como forma de manter os empregos. Pela proposta, os acordos podem ser feitos com a participação de sindicatos ou individualmente, por meio da negociação direta entre patrão e empregado. As ações questionam justamente a possibilidade de acordos individuais.

Situação: o ministro Ricardo Lewandowski concedeu uma liminar (decisão provisória) para determinar que, em casos de negociações individuais, elas devem passar pelos sindicatos, que terão 10 dias para se manifestar.

Regras trabalhistas
Partidos políticos e entidades da sociedade civil questionaram trechos da medida provisória que autoriza empresas a adotarem medidas excepcionais em razão do estado de calamidade pública por conta da pandemia do novo coronavírus. Há pedidos para derrubar a permissão de antecipação de férias, da compensação de jornada, da realização de exames médicos demissionais e da escala de horas.

Situação: O ministro Marco Aurélio Mello rejeitou liminares em oito ações contra a MP 927. O ministro argumentou que o governo buscou apenas preservar empregos, e é necessário esperar que o Congresso Nacional analise a norma.


NOTA DO BLOG 
É URGENTE QUE O STF decida / pacifique essas questões. Governo Federal, dos Estados e Municípios, além da Iniciativa Privada e os cidadãos em geral precisam ter uma CERTEZA do que é LEGAL, do que é Constitucional e do que, nesse período crítico, pode ou não ser feito. 

Depende muito disso, de uma ATUAÇÃO INTEGRADA E REPUBLICANA, com o interesse público colocado acima dos interesses pessoais e personalismos, o quanto de sucesso alcançaremos, e o quanto de sofrimento poderá ser evitado noa vivência dessa PANDEMIA. 



--:--/--:--

--:--/--:--

48 comentários:

  1. STF. São incapazes de algum ato que ajude!!!!!! Só fazem o mal!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde servo, boa tarde a todos deste blog; servo, será que ainda existe a possibilidade do salário deste mês ainda ser antecipado para segunda feira?

    ResponderExcluir
  3. Concordo. Incluindo, também, a maioria dos deputados e senadores eleitos por nós. É preciso dar um basta nessa situação.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde a todos.

    https://m.extra.globo.com/noticias/rio/coronavirus-com-deficit-de-257-bi-caixa-do-estado-do-rio-suporta-so-60-dias-24363746.html

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde,a todos alguém sabe que dia vai sair o pagamento do estado?

    ResponderExcluir
  6. BOA TARDE A TODOS!!! NINGUÉM MERECIA O PRESIDENTE BOLSONARO NESSA PANDEMIA!!! TA DIFICULTANDO TUDO...CREDO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Ednamartins 🙏🙏

      Excluir
    2. Concordo com você...ele dá péssimo exemplo ao povo brasileiro...que agora já não faz mais as medidas restritivas...como do Isolamento Social...Que diferença de postura vem tendo por exemplo o Presidente de Portugal..Dr Marcelo..Portugal é um bom exemplo ao combate dessa pandemia!! Ele não é garoto propaganda de nenhum medicamento pois, não é médico e nem cientista renomado..Parabéns Portugal, Espanha, Canadá, Alemanha, Itália, França, Argentina, Paraguai entre outros...

      Excluir
  7. Boa tarde Servo e a todos. Coronavirus: Com déficit de $25,7 bilhões caixa do estado do Rio suporta só 60 dias. A crise financeira provocada pela pandemia do COVID-19 fez com que a previsão de rombo nos cofres do estado do Rio saltasse para $25,7 bilhões,$15,7 bilhões a mais que o déficit estimado antes da chegada da doença. O governo avalia que,se não receber socorro financeiro da União terá problema de fluxo de caixa em 60 dias. Jornal extra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O JB já disse que o governo federal nada fará para ajudar o Rio de Janeiro..tudo briga política..Agora, JB e dois filhos são políticos pelo Rio de Janeiro..com eleitores no Rio de Janeiro...fanáticos por essa família...Que estranho!!

      Excluir
  8. Boa tarde Servo!
    Boa tarde D. Eunice!
    Boa tarde Jamal!
    Boa tarde Edna!
    Boa tarde a todas e a todos!
    O STF precisa decidir rapidamente sobre essas e outras questões para não causar mais insegurança nesse cenário já tão sombrio! 😪
    Precisamos ter muita paciência e tranquilidade!
    Paz 🕊 e Luz ⭐
    #FiqueEmCasa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Profa Mônica. Com certeza. Ótima sexta feira santa 🤗🙏

      Excluir
    2. Boa tarde minha querida Profa Mônica. Um beijo no seu coração 😍♥

      Excluir
  9. A algum tempo atrás, quando eu dizia aqui, que nuvens negras pairavam no ar, que a gente ia sofrer as consequências desse governo. Fui muito criticada, muitos me chamavam de negativa que o governador estava começando agora, que tinha que dar um crédito de confiança e por aí vai. Hoje todos estão vendo quem é esse governador. Um homem insensível,sem um mínimo de respeito pelo servidor. Cancelou a parcela do 13°,com esse cancelamento economizou $850 milhões que foram para os cofres do estado. Conclusão: Não vai pagar a metade do 13° , não vai antecipar o pagamento,vai nos deixar passar a Páscoa sem pelo menos ter o direito de comprar chocolate para os nossos netos. Os que o elogiaram tempos atrás, sumiram todos. Se acovardaram. Cadê todos? Venham aqui agora dizer que esse muquirana é tudo de bom. Boa bisca que ele é, isso sim. Infelizmente vamos ter que aturar essa tralha por mais alguns anos. Só Deus pra ter misericórdia de nós, porque o pior está por vir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade eu lembro ,infelizmente acho que bamos sofrer sem pagamentos ate o fim do ano ,nao temos ninguém por nós, nem Deus. Enfim .....

      Excluir
    2. Eu acho que o Governador não pagou pra não ter aglomeração nas ruas típicos de feriados!

      Excluir
    3. Ele esta protegento pra não ter aglomeração nos mercados! Eu acho!

      Excluir
    4. Dona Eunice, concordo com suas críticas, mas antes de tecer um comentário, se certifique do que vai comentar.
      A economia de 850 mi, não é só no mês de Abril, é ao longo do ano!!!

      Excluir
    5. Mandou bem Dna Eunice Teixeira! Boa !!!

      Excluir
  10. Servo , não estou vendo meus comentários, acho o q disse , não foi desrespeitoso com ninguém.

    ResponderExcluir
  11. Nova Iorque já começa a enterrar corpos em covas rasas. Não há mais sepulturas e nem espaço em jazigos. Os caminhões frigoríficos já não conseguem mais dar conta de armazenar os corpos. Isso em Nova Iorque. Os senhores tem noção do que isso significa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para o Excelentíssimo senhor presidente da República, é só uma gripezinha!!!

      Excluir
    2. Enquanto isso o Bozo tá lá, passeando em Brasília zombando da cara de todos Debochando dos jornalistas já que essa é a sua característica,rir de todos e zombar de tudo. Mas Deus não dorme.

      Excluir
    3. Só para esclarecer o motivo.

      "A cidade de Nova York, nos Estados Unidos, passou a usar valas comuns para enterrar vítimas de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, que não tenham seus corpos reclamados pela família. Imagens aéreas feitas pela agência Associated Press mostram caixões empilhados em trincheiras comuns em um campo em Hart Island, uma ilha perto do Bronx, em Nova York.

      A cidade também reduziu o tempo em que mantém corpos de vítimas de Covid-19 em necrotérios. Agora, passou de 25 para 14 dias o tempo de armazenamento dos corpos. As vítimas que não tiverem seus corpos reclamados pela família, são levadas para o campo em Hart Island."
      Deus nos ajude.

      Excluir
    4. E para os adoradores dele pra quem teve Chikungunya o coronavirus é bobagem, não é nada, uma gripezinha sem motivos pra tanta preocupação.

      Excluir
    5. Senhor Servo eu vi pelo geogle,e terrível e dramática a situação

      Excluir
    6. Boa noite.

      Quero ver agora o Presidente e seus lunáticos de plantão defendendo o uso e a propaganda da medicação que ele diz ser a cura desse mal. Caso isso fosse verdade a situação no mundo, e principalmente em Nova York, já estaria sob controle.

      A ciência é baseada em fatos e a regra é clara. Não há vacina e nem remédio milagroso. Portanto, se possível, fique em casa. Que Deus abençoe e proteja a todos.

      Excluir
    7. Parabéns pelo excelente comentário indignada nação..O JB é um irresponsável!!

      Excluir
  12. Boa tarde a todos. A atitude do presidente do Brasil em descumprir a lei circulando sistematicamente por farmácia, padaria, etc... (inclusive comendo na padaria o que é proibido tb para o comum dos mortais nestes tempos)( comum dos mortais ele não se acha, ele é um ser especial, um mito como chamam ele ), e dizendo que tem o direito de ir e vir e que ninguém vai impedir este direito dele, absolutamente não me surpreende. Não esperava menos dele. Ele nunca agiu assim (a não ser neste momento) e a não ser na campanha eleitoral ou será que ele já está em campanha para a reeleição. Acho precipitado da parte dele pq muita água vai rolar até na próxima eleição para presidente. A leitura que faço desta atitude dele é a seguinte: eu estou andando no meio do povo, não estou cumprindo o confinamento e não peguei esta gripezinha pq sou atleta ( palavras dele) e com isto estou provando que o confinamento é uma medida ditada pela histeria dos governadores (palavras dele tb). A arrogância é própria dos ignorantes. E antes que digam que estou ofendendo o presidente esta não é a minha intenção. Foi uma frase de que me lembrei agora e resolvi escrever, que tb é um direito meu de escrever o que quiser e pensar tb. Espero que Deus proteja ele e que não pegue a gripezinha (como ele diz). Vejo nas ações dele uma revolta, pq todas as atitudes dele de impedir o confinamento, querer demitir o ministro da saúde, etc. Tem sistematicamente sido impedidas por quem de direito e ele deve estar indignado com isto, pq, afinal ele é o presidente, ele tem o poder da caneta Bic (palavras dele) e pode fazer o que quiser, com quem quiser. Ele pensa que é assim, mas não é bem assim. E ele está custando a engolir isto. Aliás acho que nunca vai engolir. E na primeira oportunidade vai tentar reverter esta situação a favor dele. Resta saber se vai conseguir. Em algum momento o povo vai acordar e Deus não vai nos abandonar. Saúde para todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou respondendo a mim mesma. Faltou uma coisinha. Dia de semana, horário de expediente. O presidente da republica não devia estar trabalhando no palácio, não??????? Em vez de ficar passeando!!!! Vou reinvindicar relógio de ponto para o presidente!!! Está ganhando sem trabalhar!!! E pago com o nosso dinheiro!!!! Se fosse um cidadão comum seria descontado das horas não trabalhadas. Ou será que ele está dispensado de trabalhar e cumprir horário? Quem o dispensou? Foi ele mesmo que assinou a dispensa com a famosa caneta bic. E, agora me ocorreu mais uma coisinha. Ele fala tanto na caneta bic. Será que está fazendo merchan???? Kkkk Observações só pra descontrair! Saúde para todos.

      Excluir
  13. Pois é Servo as maiores e mais ricas nações estão sendo atingidas duramente. Estamos diante de uma catástrofe sem precedentes. Que DEUS nos proteja 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor Jamal,creio que no Brasil não chegará a esse ponto.E preciso que casa um de nós faça a sua parte.

      Excluir
  14. Civilidade, civismo e autodisciplina é o q falta ao povo brasileiro. . O STF mais uma vez agindo de forma contraditória. Apesar do vírus o palco político é o q mais importa. Triste.

    ResponderExcluir
  15. Servo , meus comentário ainda não estão aparecendo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem vão aparecer.

      O senhor deixou de ar a sua opinião para ficar atacando outros comentaristas. Redobre o cuidado com o que escreve para não ser definitivamente deletado.

      Outra coisa, não pregue ataque a Instituições. O senhor e eu sabemos bem o que escreveu.

      Excluir
    2. @Cabelos grisalhos, ele so posta o que lhe convém.

      Excluir
  16. Eu sei sim , e não ataquei ninguém .

    ResponderExcluir
  17. A caixa anunciou um pacote de medidas no valor de 43 bilhões de reais para estimular o setor da construção civil, durante a crise. O banco vai antecipar recursos para as empresas e dar mais alívio no orçamento para os mutuários da casa própria, beneficiando cinco mil famílias.

    Além disso, a Caixa vai incentivar as pessoas a tomarem crédito imobiliário.
    Os novos compradores vão ganhar prazo de seis meses para começar a pagar as prestações. As medidas entram em vigor na segunda-feira 13.

    ResponderExcluir
  18. https://odia.ig.com.br/colunas/servidor/2020/04/5898032-relator-de-projeto-de-socorro-a-estados-quer-ampliar-compensacao-de-icms-pela-uniao.html#artigocompleto

    ResponderExcluir
  19. Será que a ALERJ irá aprovar a suspensão dos descontos dos consignados para os servidores públicos ativos aposentados e pensionistas essa semana???

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: PARA COMENTAR VOCÊ PRECISA TER UM PERFIL ABERTO. Por uma INTERNET de BOM PADRÃO, e para ter seu comentário publicado, seja respeitoso, sem uso de palavras de baixo calão, sem pregação de ódio, discriminação, ofensas ou ilegalidades, na certeza que sua opinião é muito importante. Exerça seu direito de crítica aos perfis públicos de políticos e governantes, sem afirmações que não possam ser comprovadas. Esse é um BLOG privado, que divulga conteúdo de interesse público, ressalvado, portanto, o nosso direito de MODERAÇÃO e de deletar comentários impróprios a nosso critério.

NÃO É PERMITIDO FAZER PROPAGANDA OU OFERTA DE PRODUTOS E SERVIÇOS SEM AUTORIZAÇÃO DO BLOG. NEM DIVULGAR DADOS PESSOAIS, TELEFONE E ENDEREÇO.

A responsabilidade pelo teor dos comentários é do autor dos mesmos, que poderá ser identificado com ordem judicial pelo IP.

A LeaderCred é uma empresa de CRÉDITO que apoia nosso BLOG. Para fazer empréstimo CONSIGNADO com segurança e o melhor atendimento, Fale com a Léa: 4063-9286.

ACERVO SOU SERVIDOR

Arquivo do blog