SIGA O NOSSO BLOG - TRABALHADOR / SERVIDOR / APOSENTADO / PENSIONISTA / EMPREENDEDOR

INFORME PUBLICITÁRIO

INFORME PUBLICITÁRIO
Serviços e Produtos de responsabilidade do anunciante

quinta-feira, 9 de abril de 2020

AUXÍLIO EMERGENCIAL CAIXA - VALE R$ 600,00 - PAGAMENTO COMEÇA HOJE VIA DEPÓSITOS - SAIBA COMO FUNCIONA - COMO RECEBER - CONDIÇÕES PARA RECEBER



Auxílio Emergencial


O que é


O Auxílio Emergencial é um benefício financeiro destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados, e tem por objetivo fornecer proteção emergencial no período de enfrentamento à crise causada pela pandemia do Coronavírus - COVID 19.


O benefício no valor de R$ 600,00 será pago por três meses, para até duas pessoas da mesma família.


Para as famílias em que a mulher seja a única responsável pelas despesas da casa, o valor pago mensalmente será de R$1.200,00.


Quem estava no Cadastro Único até o dia 20/03, e que atenda as regras do Programa, receberá sem precisar se cadastrar no site da CAIXA.


Quem recebe Bolsa Família poderá receber o Auxílio Emergencial, desde que seja mais vantajoso. Neste período o Bolsa Família ficará suspenso.


As pessoas que não estavam no Cadastro Único até 20/03, mas que têm direito ao auxílio poderão se cadastrar no site auxilio.caixa.gov.br ou pelo APP CAIXA|Auxílio Emergencial.


Depois de fazer o cadastro, a pessoa pode acompanhar se vai receber o auxílio emergencial, consultando no próprio site ou APP.


Pra quem se destina?


Para ter acesso ao auxílio emergencial, a pessoa deve cumprir, ao mesmo tempo, os seguintes requisitos:


Maior de Idade
ser maior de 18 anos de idade

Não ter emprego formal
destinado para trabalhadores autônomos com rendas informais, que não seja Agente público, inclusive temporário e nem exercendo mandato eletivo.

Não ser beneficiário
não receber benefício previdenciário ou assistencial, seguro-desemprego ou de outro programa de transferência de renda federal que não seja o Bolsa Família;

Renda familiar
renda familiar mensal per capita (por pessoa) de até meio salário mínimo (R$ 522,50) ou renda familiar mensal total (tudo o que a família recebe) de até três salários mínimos (R$ 3.135,00); 

Rendimentos Tributáveis
não ter recebido rendimentos tributáveis, no ano de 2018, acima de R$ 28.559,70;

Estar desempregado ou Exercer as seguintes atividades

exercer atividade na condição de microempreendedor individual (MEI) ou ser contribuinte individual ou facultativo do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) ou ser trabalhador informal inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);



NÃO ABRA E-MAILs DE ORIGEM DUVIDOSA

CUIDADO PARA NÃO ACESSAR APLICATIVOS FALSOS - ISSO AÍ TUDO É FALSO

TENHA CALMA - SABEMOS QUE O MOMENTO É DE MUITA AFLIÇÃO, A NECESSIDADE É GRANDE, MAS, AFOBAÇÃO NESSA HORA PODE ATRAPALHAR TUDO. ATÉ NOSSO BLOG TEVE UMA QUANTIDADE DE ACESSOS MUITO ACIMA DA NOSSA CAPACIDADE DE RECEBER COMENTÁRIOS E DAR RESPOSTAS.

95 comentários:

  1. Bom dia Servo e a todos. Uma quinta feira de muita paz para todos. Aguardando boas notícias hoje,se Deus quiser. A esperança é a última que morre. FÉ. 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  2. Um bom dia muito especial para o meu amigo, Wilson Moreira césar. Estamos juntos nessa guerra ,e com certeza, sairemos vitoriosos Um beijo no seu coração 😍♥🍀

    ResponderExcluir
  3. Servo, eles fazem o controle dos direitos e dados pelo INSS logo funcionários CLT. Só verificam mesmo no nível CLT? Essa é a dúvida, claro q tem os dados da Receita q conferem mas ela está ok. Falo pois penso no caso da minha amiga q está no Cad Unico a muitos ano e hoje é servidora publica, e como ela tem cadunico esta em analise.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia servo, poderia me ajudar por favor? Tenho 61 anos de idade e eu não recebo nada do governo, trabalhei anos e anos de carteira assinada, estou desempregado já tem 6 anos, fiz o pedido do auxílio emergencial na terceira feira, tenho conta poupança e trabalho com pastéis e ímpadas na praia, o pagamento do auxílio começou hj e eu não recebi nada ainda, liguei para o número informado 111 eles disseram que eu não estou no cadastro único, no aplicativo diz que meu pedido está em análise, então eu não vou receber este benefício?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUAL É SEU NOME ?

      É preciso ver se o senhor fez o CADASTRO no lugar certo e verdadeiro.

      Pelo que o senhor está informando tem direito. Confira na matéria se preenche mesmo todas as condições. É preciso preencher todas para ter direito. O aplicativo que o senhor entrou é o VERDADEIRO ? Confira isso !

      Há uma contradição, pois de um lado dizem que o senhor não esta cadastrado, de outro que está em análise !!!

      Excluir
    2. Oi servo meu nome é Joel, eu fiz pelo site da caixa, minha esposa baixou até o aplicativo e fizemos tudo certinho, para acompanhar o pedido eles pedem um número que eles mesmo envia por SMS, aí eu coloca lá no campo e da que está em análise, mas quando ligo diz que não tem cadastro único para o meu cpf

      Excluir
    3. Bom dia! O 111 ontem conseguia responder apenas quem estava com o cpf cadastrado no Cad Único. Minha irmã fez o cadastro e terá que aguardar, pois estão fazendo análise e ela tentou ontem no 111 e não conseguiu por tee o cadastro recente. Hoje eles vão depositar apenas Cad único que já tem conta no banco do brasil e cx econômica.

      Excluir
    4. Poderia me dar o número que eu consiga liga

      Excluir
    5. Senhor Joel,como vc ñ tem CadUnico receberá na segunda leva é só aguardar ...

      Excluir
    6. Receberá terça feira dia 14/04.

      Excluir
    7. O pagamento neste primeiro lote é para os que estão no cadastro único!

      Excluir
  5. Bom dia Servo.
    Meu filho disse que fez esse cadastro logo que o site da caixa abriu e desde ontem ele diz que acompanha a solicitação e só dá que ainda está em análise,e ñ é só ele que anda reclamando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, o meu também está assim meu nome é Joel, tá dando em analise

      Excluir
    2. Depois que faz o cadastro são 5 diaa úteis da análise até o depósito.

      Excluir
    3. Minha filha tb é Mei mas não tem cadastro no CAD Único. Será por isso? Sabe dizer quando ela recebe servo?

      Excluir
  6. BOM DIA

    É assim mesmo. Demora ! São quase 30 MILHÕES de pedidos. Não há SISTEMA que suporte e consiga dar resposta rápida. Continue acompanhando. Hoje uma parte dos que pediram terão o depósito.

    Sei que é difícil, a necessidade é enorme, mas, vai ser preciso um pouco mais de capacidade de suportar e esperar.

    ResponderExcluir
  7. Servo meu sogro recebe bolsa família está inscrito no cadunico,ela vai receber no dia do bolsa família ou hoje por estar no cadunico? Já não tô entendendo mais nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem está no bolsa família continua recebendo de acordo com o calendário do bolsa família...a partir do dia 16/04

      Excluir
    2. Somente da data do bolsa família ou seja no final do nós dele, se o final e 8 ele recebe dia 28/04 se for 9 recebe dia 29/04 assim por diante

      Excluir
    3. Obrigado a todos que responderam

      Excluir
  8. Eu acho que todos que tem direito e que estão se cadastrando devem ter um pouco de paciência,a demanda é muito grande, todos querendo fazer ao mesmo tempo. Quem tem direito com certeza irá receber. Calma que tudo vai dar certo. Boa sorte pra todos 🙌🍀

    ResponderExcluir
  9. Mesmo com CAD ÚNICO atualizado a minha mulher consta em análise e não recebeu nada na conta poupança da Caixa. Já está querendo ir no banco tentar tirar pelo cartão do cidadão,mesmo sabendo que não está sendo usado para esse saque emergencial. O 111, após digitar o CPF dela informa que o sistema está fora do ar.

    ResponderExcluir
  10. CADA PENSAMENTO POSITIVO É UMA ORAÇÃO SILENCIOSA QUE PODE E VAI MUDAR A SUA VIDA. 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  11. Bom dia família! Se ñ tentarmos, ao menos, ter calma nestes momentos difíceis que estamos passando, vamos infartar. É do jeito que a nossa saúde está precária, vc vai passar mal e não receberá atendimento. Falo isto porque onde moro está assim. Só estão atendendo se apresentar sintomas do Covid 19. Tentemos nos controlar. Sei que está difícil. Ê só um conselho. Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia ! Espero que o governador libere o pagamento .meu esposo teve avc e esta internado no hospital da PM .

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Servo e a todos. A aprovação dessas medidas é importantíssima principalmente para o nosso Estado:

    https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/04/com-respaldo-de-maia-camara-tenta-aprovar-hoje-pauta-bomba-pro-estados.shtml

    ResponderExcluir
  14. BOM DIA

    PREZADOS LEITORES,

    A todos eu só posso dizer, tenham CALMA. Muito equilíbrio e capacidade de superação.

    Sei que é difícil nesse momento, mas, absolutamente necessário. Evitem ida até AGÊNCIA, não vai resolver nada e ainda vai se expor ao CORONAVÍRUS.

    Essa OPERAÇÃO de PAGAMENTO é muito GRANDE. UM VOLUME ENORME DE SOLICITAÇÕES. Nenhum SISTEMA ESTÁ PREPARADO PARA ISSO de um dia para outro. Apesar de tudo, a CEF e o BB estão trabalhando bem e vão dar resposta. Depois, os ERROS e OMISSÕES serão corrigidos.

    Eu entendo a URGÊNCIA de todos. Tenham a certeza de que, na esfera em que posso ajudar, estou ajudando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Servo. Ir na agência é o pior caos, ninguem entra,as filas do lado de fora é quilométrica,entra um por um e me informaram que não estão dando prioridade para os idosos. Tá muito difícil. Não vão na agência,por favor.

      Excluir
  15. Bom dia Eunice, Ednamartins, Aposentada Idosa, Profa Mônica, Rosane do Interior 😘😘😘😘 e a todos. Vamos ter fé em DEUS que a tempestade vai passar. 🙏🙏🙏
    Que essas medidas de socorro aos Estados sejam aprovadas hoje:

    https://odia.ig.com.br/colunas/servidor/2020/04/5897195-camara-dos-deputados-vota-hoje-projeto-de-socorro-financeiro-aos-estados.html#artigocompleto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia meu amigo Jamal Vai passar sim, muito breve. Um beijo no seu coração 😍♥🙌🍀😘

      Excluir
    2. Boa tarde amigo! 🌻
      Pedindo à espitualidade que cure o nosso Planeta!
      Deus é bom!!! 😀
      Paz 🕊 e Luz ⭐

      Excluir
    3. BOA TARDE AMIGO, JAMAL, QUERIDA D.EUNICE E TODOS DO BLOG!!! TA DIFÍCIL MAIS TUDO VAI CHEGAR A ONDE DEUS QUER...BORA NÃO DESITIR COM AS DIFICULDADES QUE ESTÃO POR VIM...AGUARDAR E CONFIAR...

      Excluir
    4. Boa tarde minha querida amiga Edna, minha querida Profa Mônica. Um beijo no coração de cada uma 😍♥🌹

      Excluir
  16. https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/04/09/coronavoucher-auxilio-emergencial-r-600-primeiros-a-receber.amp.htm

    ResponderExcluir
  17. Bom dia servo hoje não seria o pagamento dos servidores

    ResponderExcluir
  18. Bom dia aos Ilustres!
    Excelente alternativa paliativa dada pelo Presidente Diretor da OMS,ficha caiu mudou o discurso;antes tarde do que nunca. Sinto-me traído por este Governador pelo viés político;mesmo assim continuarei respeitando como tal. Senhor Servo assim como já o critiquei; também tenho que enaltecendo a sua pessoa pelo trabalho informativo e esclarecedor,para as pessoas que tem dificuldades em informações,dar a César o que é de César. Bom

    ResponderExcluir
  19. O projeto do Rodrigo maia foi adiado p hoje

    ResponderExcluir
  20. Já recebi os 600 na conta. Bradesco.

    ResponderExcluir
  21. O governador em entrevista hoje no " Bom dia Rio" disse: Sobre a situação econômica Witzel destacou que há dinheiro em caixa para abril e maio. " Estamos trabalhando para nos próximos dois meses conseguirmos vencer as dificuldades. O dinheiro em caixa hoje é suficiente para abril e maio.Estavamos com boa arrecadação. Na entrevista novamente ele não falou nada sobre antecipação. Vamos aguardar..

    ResponderExcluir
  22. Bom dia A todos, a análise pode demorar 5 dias úteis!!

    ResponderExcluir
  23. Alguma possibilidade de sair de hoje para amanhã o pagamento?

    ResponderExcluir
  24. Bom dia servo, se não anunciaram até agora o adiantamento, não tem chances mesmo né! Infelizmente. 😒

    ResponderExcluir
  25. Sempre pense positivamente, mesmo se o negativo esteja lhe catucando, voce é melhor que tudo.
    Informe importante.

    https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/04/08/nao-consigo-me-cadastrar-no-auxilio-emergencial-porque-meu-cpf-esta-irregular-o-que-eu-faco.ghtml.
    Aqui esta explicando o que fazer se o CPF estiver com problema, boa sorte para quem precisa.
    Deus nos ajude.

    ResponderExcluir
  26. Servo bom dia! Gostaria de uma informação se possível, estou cadastrada no cad único, só que no meu cadastro não consta que tenho conta em banco , quando fiz o cadastro ninguém me perguntou isso, como que vão saber, pois tenho conta no banco do Brasil?? Obrigada servo pela atenção,um bom dia!

    ResponderExcluir
  27. Bom dia. Estou recebendo mensagens pra empréstimos consignados desde ontem,será que teremos novidades boas sobre consignados? Alguém mais está recebendo mensagens?

    ResponderExcluir
  28. Bom dia novamente!
    Ué pensei de meu comentário ser postado... Talvez a demanda esteja alta.

    ResponderExcluir
  29. É muito fácil pra quem não precisa sair pra ganhar o seu pão de cada dia dizer pra ficar em casa

    ResponderExcluir
  30. Bom dia não sou contra à ajuda a quem precisa micro empresas ajuda a aposentados do INSS ex:antecipação do13 em fim ainda não vi ninguém fazer nada pelo servidor aliás fizeram sim uma prorrogação de crédito pessoal q tem seu preço (juros) lamentável

    ResponderExcluir
  31. Tem pessoas q estão passando fone por conta de não poder ir trabalhar...trabalhadores autônomos em geral

    ResponderExcluir
  32. E o nosso governo não vai antecipar o pagamento. Triste isso 😢😰😢😢😥😥😥

    ResponderExcluir
  33. Milhares de trabalhadores que tem direito ao auxílio emergencial no valor de $600,00 estão encontrando dificuldade para fazer o cadastro para o recebimento do benefício. Segundo eles ,o CPF irregular não é aceito no sistema de inscrição do site ou aplicativo de cadastro. O sistema de cadastro tanto através do site ou aplicativo 07 de abril. Para se inscrever o cidadão precisa estar com o CPF regularizado para que o cadastro seja feito e consequentemente,entre em análise pelo governo. Caso o CPF do trabalhador esteja suspenso é por conta de pendências na Justiça Eleitoral ou até mesmo na declaração do IR(IPPF) sendo assim, talvez o solicitante não declarou IR ou não justificou a ausência na última votação.

    ResponderExcluir
  34. Bom dia servo. Minha filha é Mei mas não está cadastrada no Cadunico. Sabe quando ela recebe?

    ResponderExcluir
  35. Bom dia servo. Minha filha é Mei mas não está cadastrada no CAD Único. Quando ela recebe por favor? Obrigada

    ResponderExcluir
  36. Wilson Moreira césar: O governador do Rio,no dia da sua posse,fez um discurso que durou aproximadamente uns 20 minutos Durante esses 20 minutos ele enalteceu a todos os presentes Durante esses 20 minutos,o governador dedicou ao servidor público, uma única frase: " Vou devolver a dignidade ao servidor público e a sua família" . Será mesmo Wilson?

    ResponderExcluir
  37. KD o pagamento dos servidores. ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá lá no Bradesco, rendendo juros para os banqueiros. Agiotagem sem vergonha. 😬😬😬

      Excluir
  38. Segundo o Governo, cerca de 2,5 milhões de pessoas receberam a primeira parcela do auxílio emergencial de $600,00 nesta quinta feira (09). Conforme o anunciado pelo Governo Federal,os primeiros a receber deverão ser os cidadãos que estão no Cadastro Único do governo federal, mas não recebem Bolsa Família,e que tem conta no BB ou poupança na Caixa. Quem estiver no Cadastro Único, não receber Bolsa Família e não tiver conta nesses bancos, vão receber terça feira 14/04. Quem for beneficiário do Bolsa Família,nos 10 dias úteis de abril, segundo o calendário regular do programa.

    ResponderExcluir
  39. Cadê o salário dos servidores.o governo libera tudo auxílio 600 reais. Fundo garantia. Mas os servidores mesmo nada

    ResponderExcluir
  40. Boa tarde Servo. Estou passando alguns textos aqui, porque nós sabemos que tem muita gente que não lê a matéria toda. O mais importante é que todos prestem bastante atenção pra não fazer nada errado. Boa sorte pra todos 🙌🍀

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde Servo!
    Boa tarde D. Eunice!
    Boa tarde Jamal!
    Boa tarde Edna!
    Boa tarde a todas e a todos!
    Em meio a tantos problemas o INSS cortou a aposentadoria da minha mãe e ninguém sabe explicar o motivo!
    Precisamos ter muita paciência e tranquilidade para não enlouquecermos em momentos assim 😔
    Peço a Deus misericórdia de todos nós!
    Excelente 5a f para nós!
    Paz 🕊 e Luz ⭐

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela fez recadastramento no mês do aniversário? Ela recebe outra aposentadoria? Porque eles estão cruzando dados entre o INSS e as previdências estaduais e municipais. Dependendo do caso não pode acumular aposentadoria e eles cortam! Mas normalmente eles avisam antes!

      Excluir
  42. Atenção:
    Para receber o auxílio de R$600,00 tem que estar com o CPF regular, não ter dívida com a receita e não ter multa eleitoral apagar( Estar em dia com TRE).

    ResponderExcluir
  43. Ja esta aparecendo na pagina do rio.previdencia margens para emprestimos

    ResponderExcluir
  44. Boa tarde companheiros do blog.....
    Fui informado que as margens consiguinaveis normalizaram.....
    Queiram verificar a veracidade da informação....
    Boa Sorte pra nós......🙏🏿🙏🏿🙏🏿

    ResponderExcluir
  45. E vamos passar a Páscoa duroooos.O homem não disse nada até agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dindin,eu acho que ele ainda vai falar. Vamos aguardar o fechamento dos bancos. FÉ 🙏🙏🙏🙏

      Excluir
  46. DUROOOOOOOS E PRESOSSSSSS!!! BOA TARDEEEE..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 😁😁😁😁😁👏👏👏👏 Só vc mesmo minha amiga, pra me fazer rir. 🙌🍀🙌

      Excluir
  47. Margem do Rioprevidencia está normalizada e continuamos cm a mesma empresa

    ResponderExcluir
  48. Boa tarde a todos acabei de ver minha margem o site está se normalizando

    ResponderExcluir
  49. No meu aida não está aparecendo margem não.

    ResponderExcluir
  50. Boa tarde a todos! Gente estou conseguindo acessar minha margem no site do Rioprevidencia, está aparecendo até a data de corte. No nome da mesma empresa. Será que o consignado está normalizando? Antes não estávamos conseguindo esse acesso. Mais alguém está conseguindo acessar?

    ResponderExcluir
  51. https://m.extra.globo.com/emprego/servidor-publico/projetos-que-tramitam-na-alerj-camara-do-rio-suspendem-cobranca-do-consignado-24362267.html

    ResponderExcluir
  52. Boa noite! A margem está aparecendo só pra Rio previdência? Está aparecendo pra algum ativo? Alguém pode responder por favor? Abraços e beijos.

    ResponderExcluir
  53. Bruno. Se você não recebe aposentadoria e não é funcionário público eu acho que tem direito. Se eu fosse você faria o cadastro. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  54. https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/04/09/coronavoucher-auxilio-emergencial-r-600-primeiros-a-receber.htm

    ResponderExcluir
  55. Minha amiga mora só e tem cad unico e recebe menos de tres salarios minimos 3.1450,00.
    Eles referenciam esses valores q vc informou como abaixo da linha da pobreza e o outro pobreza.

    ResponderExcluir
  56. Só semana que vem 😬😬😬😬

    https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/04/09/maia-atribui-adiamento-da-votacao-de-ajuda-aos-estados-a-disputa-de-bolsonaro-com-governadores.ghtml

    ResponderExcluir
  57. Alguém já recebeu resposta da confirmação dessa ajuda do governo?

    ResponderExcluir
  58. Bom dia, não sou servidora pública desde de setembro de 2019, no site da caixa aparece negado por isso, como proceder? Um Boletim de ocorrencia ( TCO) Contra a caixa ou contra a prefeitura?

    ResponderExcluir
  59. Bom dia, não sou servidora pública desde de setembro de 2019, no site da caixa aparece negado por isso, como proceder? Um Boletim de ocorrencia ( TCO) Contra a caixa ou contra a prefeitura?

    ResponderExcluir
  60. Bom dia, não sou servidora pública desde de setembro de 2019, no site da caixa aparece negado por isso, como proceder? Um Boletim de ocorrencia ( TCO) Contra a caixa ou contra a prefeitura?

    ResponderExcluir
  61. Onde e quando cobrar auxílio emergencial? Aqui você pode ver todas as informações. Clique aqui

    ResponderExcluir
  62. Servo, recebi a primeira parcela normal, na segunda agirá foi cancelado por motivo de eu ser servidor público aposentando ou pesioniSta, não sou nada disso, numca fui nada de servidor, e não dá pra contestar essaa informações no site e nem refazer. . O que eu faço?

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: PARA COMENTAR VOCÊ PRECISA TER UM PERFIL ABERTO. Por uma INTERNET de BOM PADRÃO, e para ter seu comentário publicado, seja respeitoso, sem uso de palavras de baixo calão, sem pregação de ódio, discriminação, ofensas ou ilegalidades, na certeza que sua opinião é muito importante. Exerça seu direito de crítica aos perfis públicos de políticos e governantes, sem afirmações que não possam ser comprovadas. Esse é um BLOG privado, que divulga conteúdo de interesse público, ressalvado, portanto, o nosso direito de MODERAÇÃO e de deletar comentários impróprios a nosso critério.

NÃO É PERMITIDO FAZER PROPAGANDA OU OFERTA DE PRODUTOS E SERVIÇOS SEM AUTORIZAÇÃO DO BLOG. NEM DIVULGAR DADOS PESSOAIS, TELEFONE E ENDEREÇO.

A responsabilidade pelo teor dos comentários é do autor dos mesmos, que poderá ser identificado com ordem judicial pelo IP.

A LeaderCred é uma empresa de CRÉDITO que apoia nosso BLOG. Para fazer empréstimo CONSIGNADO com segurança e o melhor atendimento, Fale com a Léa: 4063-9286.

ACERVO SOU SERVIDOR

Arquivo do blog