SIGA O NOSSO BLOG - TRABALHADOR / SERVIDOR / APOSENTADO / PENSIONISTA / EMPREENDEDOR

INFORME PUBLICITÁRIO

INFORME PUBLICITÁRIO
Serviços e Produtos de responsabilidade do anunciante

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

27 DE AGOSTO - DIA DO PSICÓLOGO - PROFISSÃO E PROFISSIONAIS EM DESTAQUE

53 anos de Regulamentação

CLIQUE PARA AMPLIAR

O BLOG PARABENIZA, e  presta sua HOMENAGEM aos PSICÓLOGOS, através da publicação do texto de autoria da Dra. Rosangela Brandão, a quem agradecemos pela colaboração.

Uma breve reflexão sobre a atuação do Psicólogo na Saúde Publica

Este artigo objetiva, em linhas gerais, discorrer de forma reflexiva sobre a função do psicólogo como profissional atuante nas Instituições de saúde mental, Unidades Básicas de Saúde e hospitais, considerando a importância do fator transdisciplinaridade na formação de equipes multiprofissionais, que passaram a ser valorizadas sobretudo após a Reforma Sanitária e a instituição do Sistema Único de Saúde (SUS) - marcos fundamentais para a construção de um novo olhar sobre o conceito de saúde e doença. 

A saúde, portanto, não mais como ausência de doença física, mas também, como fruto de aspectos sociais, econômicos e culturais do indivíduo. Desde a sua regulamentação como profissão, no Brasil, (*) a Psicologia tem conquistado e ampliado o seu espaço na Saúde Pública. 

No entanto, observa-se uma grande dificuldade de atuação nessa área, por um lado pela falta de conhecimento pleno sobre o SUS e por outro pelo uso de técnicas centradas no indivíduo, desconsiderando o contexto sociocultural que abrange a realidade em que o paciente, usuário do sistema SUS, vive.

O conceito de Psico-Higiene, de Bleger, baseia-se na proposta de que o psicólogo deve ultrapassar a atividade psicoterápica, que visa o doente e a cura, e praticar a psico-higiene, que foca uma população sadia e a promoção da saúde. É preciso, então, novos instrumentos de trabalho – conhecimentos e técnicas que sirvam a este propósito.

Dessa forma, a experiência hospitalar dos profissionais de saúde mental na REDE PÚBLICA, vem sendo construída no sentido de ampliar o conceito de atividade clínica, promovendo a interface entre usuários, equipe multiprofissional e os processos de comunicação internos da instituição. Esta estratégia viabiliza não só a estada do paciente na unidade hospitalar através da utilização integral dos serviços ofertados como também da rede de assistência que se estende para além dos limites do hospital ( CAPS, CSF, postos, ambulatórios, entre outros) . 

Embora os desafios ainda sejam significativos, as ações contempladas em diversas UNIDADES de Saúde Pública, refletem a percepção integral das demandas e necessidades do usuário e tem como foco de atenção não somente o indivíduo, mas sua família e seu contexto como cidadão, restaurando-lhe os direitos previstos na constituição e no SUS.

Rosangela Brandão é Psicóloga Clínica formada pela Universidade Federal Fluminense, especialista em Teorias e técnicas Psicanalíticas, Mestre em Psicologia Social pela UERJ, Integrante da equipe de

saúde mental do Hospital Municipal Salgado Filho.
****
*REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE PSICÓLOGO NO BRASIL


ATIVIDADES EM DESTAQUE

Roda de Conversa: O que a CRDH tem a ver com essa tal de ANPSINEP?
Data: 27 de agosto
Horário: 18h
Local: Sede do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro
Endereço: Rua Delgado de Carvalho, 53 - Tijuca
Participação: Janne Calhau Mourão (CRP 05/1608) / Maria da Conceição Nascimento (CRP 05/26929)


VII Semana de Psicologia: Atendimento de Grupo em Gestalt Terapia
Data: 27 de agosto
Horário: 19h
Local: Universidade Estácio de Sá - campus Norte Shopping
Endereço: Av. Dom Helder Câmara, 5080 / Praça de expansão, 4º andar - Pilares
Participação: Marcia Cristina Estarque Pinheiro da Silva (CRP 05/17721).

VII Semana de Psicologia: O papel do Psicólogo em situações de crise e Emergências
Data: 27 de agosto
Horário: 21h
Local: Universidade Estácio de Sá - campus Norte Shopping
Endereço: Av. Dom Helder Câmara, 5080 / Praça de expansão, 4º andar - Pilares
Participação: Fabrícia Barros de Souza (CRP 05/35654)

FONTE + INFORMAÇÕES SOBRE ATIVIDADES NA ÁREA DE PSICOLOGIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO: PARA COMENTAR VOCÊ PRECISA TER UM PERFIL ABERTO. Por uma INTERNET de BOM PADRÃO, e para ter seu comentário publicado, seja respeitoso, sem uso de palavras de baixo calão, sem pregação de ódio, discriminação, ofensas ou ilegalidades, na certeza que sua opinião é muito importante. Exerça seu direito de crítica aos perfis públicos de políticos e governantes, sem afirmações que não possam ser comprovadas. Esse é um BLOG privado, que divulga conteúdo de interesse público, ressalvado, portanto, o nosso direito de MODERAÇÃO e de deletar comentários impróprios a nosso critério.

NÃO É PERMITIDO FAZER PROPAGANDA OU OFERTA DE PRODUTOS E SERVIÇOS SEM AUTORIZAÇÃO DO BLOG. NEM DIVULGAR DADOS PESSOAIS, TELEFONE E ENDEREÇO.

A responsabilidade pelo teor dos comentários é do autor dos mesmos, que poderá ser identificado com ordem judicial pelo IP.

A LeaderCred é uma empresa de CRÉDITO que apoia nosso BLOG. Para fazer empréstimo CONSIGNADO com segurança e o melhor atendimento, Fale com a Léa: 4063-9286.

ACERVO SOU SERVIDOR

Arquivo do blog