SIGA O NOSSO BLOG - TRABALHADOR / SERVIDOR / APOSENTADO / PENSIONISTA / EMPREENDEDOR

INFORME PUBLICITÁRIO

INFORME PUBLICITÁRIO
Serviços e Produtos de responsabilidade do anunciante

sexta-feira, 19 de junho de 2020

SUSPENSÃO DO PAGAMENTO DE EMPRÉSTIMO CONSIGNADO DURANTE PANDEMIA É APROVADO PELO SENADO




Senado aprova projeto que suspende pagamento de empréstimo consignado durante a pandemia.

Da Redação | 18/06/2020
Fonte: Agência Senado


Em sessão remota nesta quinta-feira (18), o Plenário do Senado aprovou o projeto que suspende por 120 dias o pagamento de parcelas de contrato de crédito consignado (PL 1.328/2020). A medida alcança quem recebe benefícios previdenciários, além de servidores e empregados públicos e do setor privado, ativos e inativos. Do senador Otto Alencar (PSD-BA), o projeto foi relatado pelo senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) e segue agora para a análise da Câmara dos Deputados. 


Conforme o texto aprovado, as prestações suspensas serão convertidas em prestações extras, com vencimentos em meses subsequentes à data de vencimento da última prestação prevista para o financiamento. As prestações suspensas não poderão ser acrescidas de multa, juros de mora, honorários advocatícios ou de quaisquer outras cláusulas penais. Também fica vedada a inscrição em cadastros de inadimplentes ou a busca e apreensão de veículos financiados, devido à suspensão das parcelas. 


De acordo com Otto Alencar, é inegável que a pandemia vem causando grande impacto na economia, fazendo com que milhões de famílias tenham sua renda diminuída ou cessada. Segundo o senador, é essencial que o Congresso Nacional tome medidas para mitigar os efeitos da crise nas famílias. 


— É um projeto de grande alcance social. Muitos aposentados e pensionistas estão recebendo seus filhos e netos de volta em casa. As dificuldades são muito grandes — observou o autor. 


O texto aprovado no Senado foi fruto de um destaque apresentado pelo senador Weverton (PDT-MA). O destaque resgatou a ideia do texto original de Otto Alencar, de suspensão do pagamento de parcelas de contrato de crédito durante a pandemia. Com votação de forma separada, a emenda foi aprovada por 47 votos a 17. 


— Esse projeto é uma forma de justiça social e uma maneira de ajudar o trabalhador — ressaltou Weverton. 


Continue lendo após o anúncio

Substitutivo 


O senador Oriovisto havia apresentado seu relatório na forma um substitutivo. Ele informou que foram apresentadas 36 emendas, mas nenhuma foi acatada. Segundo o relator, “a melhor solução” seria a apresentada pelo seu substitutivo, que cumpriria o duplo propósito de assistir à população em momento de necessidade e de preservar a ordem institucional e a segurança jurídica, “essencial para crescimento socioeconômico e melhoria da qualidade de vida da própria população no longo prazo”. Oriovisto ressaltou que havia construído seu texto em acordo com o autor. 


— Procuramos analisar adequadamente a situação, buscando a solução que, de fato, irá atender ao interesse público não de apenas algumas categorias, mas de todos os cidadãos, da melhor maneira. É algo possível, que vai beneficiar milhões de brasileiros e não provoca briga jurídica nem desorganiza o sistema financeiro — argumentou o relator, ao defender sua proposta. 


O substitutivo estabelecia que o pensionista, o aposentado, o servidor público ou o empregado privado que sofrer redução proporcional de jornada de trabalho e de salário ou tiver a suspensão temporária do contrato de trabalho poderia optar pela repactuação do empréstimo consignado, que teria prazo de carência para desconto em folha de pagamento de até 90 dias. 


O texto do substitutivo também previa encargos nas parcelas adiadas e regras para os empregadores ajustarem a suspensão e os valores reduzidos dos pagamentos das parcelas, conforme o caso. As repactuações ocorreriam mediante renegociação entre as partes envolvidas e somente seriam aplicáveis aos servidores públicos e empregados com remuneração inferior ao limite máximo estabelecido para o Regime Geral de Previdência Social, hoje em R$ 6.101,06. 


Com aprovação do destaque de Weverton, segundo Oriovisto, os pequenos bancos e as cooperativas de crédito “vão quebrar” e o projeto, possivelmente, nem chegará a ser votado na Câmara dos Deputados. Ele fez questão de destacar que apresentou o substitutivo por convicção pessoal e que não tem relação alguma com representantes do setor bancário. Apesar dos apelos do relator, o destaque foi aprovado, prejudicando a ideia do substitutivo. 


Outros destaques 


Os senadores Rogério Carvalho (PT-SE) e Eliziane Gama (Cidadania-MA) apontaram que o substitutivo inviabilizaria a essência inicial do texto de Otto Alencar e defenderam o destaque do senador Weverton. Na mesma linha, a senadora Zenaide Maia (PROS-RN) afirmou que o sistema bancário não sente os efeitos da crise. Além do destaque do senador Weverton, foram apresentados outros quatros destaques para ampliar o alcance do projeto. O destaque do senador Fernando Collor (PROS-AL) foi rejeitado. Os outros três foram retirados como parte do acordo que permitiu a aprovação do destaque do senador Weverton. 


Outros projetos 


Outras sete proposições tramitavam de forma conjunta com o projeto aprovado, por tratarem de temas semelhantes. Assim, os projetos PL 1.452/2020, de Jaques Wagner (PT-BA); PL 1.519/2020, de Acir Gurgacz (PDT-RO); PL 1.603/2020, de Ciro Nogueira (PP-PI), PL 1.708/2020, de Mailza Gomes (PP-AC); PL 1.800/2020, de Paulo Paim (PT-RS); PL 1.857/2020, de Mara Gabrilli (PSDB-SP); e PL 2.757/2020 de Dario Berger (MDB-SC), foram considerados prejudicados e enviados ao arquivo. 



60 comentários:

  1. Bom dia Servo e a todos. Uma sexta feira de muita paz para todos. COM ESPERANÇA, FÉ E PENSAMENTO POSITIVO TUDO DÁ CERTO. 🙏🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  2. Bom dia... Quando começa a não ser descontado.
    Pois meus consignados não estão tendo desconto em folha, mas o bradesco tira da minha conta.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, essa lei tbm vale pras pensionistas do rio de janeiro?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Servo li que ainda passa pela Câmara dos deputados e nós do Estado do Rio , servidores, aposentados e pensionistas tbm entramos nessa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia

      Sendo aprovado na Câmara como foi aprovado no SENADO, sim:

      A medida alcança quem recebe benefícios previdenciários, além de servidores e empregados públicos e do setor privado, ativos e inativos. Do senador Otto Alencar (PSD-BA), o projeto foi relatado pelo senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) e segue agora para a análise da Câmara dos Deputados.

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta Servo!! Tenha um bom dia. Espero que seja logo resolvido isso??😊

      Excluir
    3. Obrigada pelo esclarecimento Servo e que isso seja aprovado o quanto antes pela Câmara dos deputados 🙏

      Excluir
    4. Deus sempre nos ajudando !!!!! Obrigada Sr Servo.excelebnte domingo e semana melhor ainda .

      Excluir
  5. Bom dia, essa lei valerá para nós pensionistas do Estado do Rio de janeiro também???

    ResponderExcluir
  6. Bom dia !a todos e esperando que essa lei entre em vigor!e o Bradesco não desconte em nossas contas como vem fazendo!pra ajudar os servidores é difícil e demorado, agora pra tirar da gente é rapidinho,como esse desconto previdenciário ,aumentaram em sei lá quanto por cento só sei que eu descontava 314 reais e depois desse desconto militar inativo foi para 804 reais e fiquei com a margem negativa no contra cheque, pois ainda desconto 1200 de imposto de renda e outros fico só com metade do salário pra pagar outras despesas!então essa suspensão do consignado vai me ajudar bastante, acredito que a muitos também!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia para TODOS, eu sou meio analfabeto, mais perdir cinco minutos e li a materia do blog, com isso deu para entender que foi votado no senado e aprovado por eles na íntegra e agora vai para acamara para ser aprovada.
    Foi facil entender (mesmo que tenha entendido errado) e não fazer perguntas que está explicada na matéria.
    Deus nos ajude.

    ResponderExcluir
  8. BOM DIA

    Aqui as pessoas tem direito de fazer perguntas e tirar dúvidas. Cada um com sua capacidade de entendimento, compreensão. Por vezes, a ansiedade e as decepções são tantas, que as pessoas precisam de respostas AFIRMATIVAS/CONFIRMAÇÕES, mesmo diante de coisas para outras, aparentemente claras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você esta certíssimo, só comentei por ver você mesmo pedindo para ler a materia antes de fazer a pergunta.
      Tenho que parar com isso e deuxar você resolver. Pode deixar que não vai acontecer nunca mais, entendi o recado.
      Deus nos ajude.

      Excluir
    2. Vdd ainda mais q é um tal de vai ser assim derepente não é assim e muito sim e muito não não asuma o q afirma está povo

      Excluir
  9. Bom dia a todos. Por favor vamos ler a matéria, no projeto está bem claro a quem alcança:
    "A medida alcança quem recebe benefícios previdenciários, além de servidores e empregados públicos e do setor privado, ativos e inativos."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia meu amigo Jamal. Um beijo no seu coração 😍♥🍀🙌

      Excluir
    2. Então pelo que entendi se estende a todos Glória a Deus.Mas ainda tem que passar pela Câmara dos deputados.

      Excluir
    3. Bom dia Eunice 😘 eu recebo o 😘 no meu coração ❤️ e mando outro de volta no seu ❤️ também 🤗🤗🤗
      Ótimo dia amiga 🤗
      Ótimo dia a todos 🙏🙏

      Excluir
  10. Gostaria de mandar um recado para a leitora Aposentada da Educação: na matéria abaixo a Sra disse que aqui no blog, só eu que sei de tudo e que só eu entendo de tudo, mas está totalmente enganada. Aqui nós temos amigos muito capacitados que estão prontos para ajudar. Vou dar alguns exemplos: temos Aposentada Idosa, Jamal, Roberta Guimarães,sem esquecer do Servo. Então Aposentada da Educação, pense antes de vir aqui falar o que não sabe. Um abraço pra Sra 🙌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo dona Eunice teixeira ,aqui somos um por todos e todos por , buscando sempre ajudar e orientar dentro de nossas experiências os respectivos colegas o intuito do blog é esse.

      Excluir
    2. Minha querida amiga Roberta Guimarães,eu agradeço muito a vc pelo que fez por mim com relação a conta salário, vc e a querida Aposentada Idosa. Não tenho palavras pra agradecer. Fique com Deus. Um grande beijo no seu coração 😍♥🙌🍀😘

      Excluir
    3. Dona Eunice bom dia! Minha pensão foi depositada ainda na conta corrente, não sei se a senhora chegou a lêr na outra matéria que não achei mais. Por isso não dei mais noticias sobre o caso..Tá? Diz ele que foi pq já haviam fechado o mês, só que eu já estava até com o cartão da conta salário..Vamos ver no próximo..Um beijo para a senhora e Aposentada Idosa..Deus abençoe poderosamente todos nós e principalmente para quem está sempre pronto para ajudar!

      Excluir
    4. Dona Neuza, o depósito é feito na conta salário, o Bradesco que autorizou a transferência para a conta corrente. Esta autorização pode ser retirada imediatamente. O gerente que não fez para poder descontar os empréstimos na sua conta corrente. Ele está enganando a senhora. O Rioprevidencia deposita na conta salário e não na conta corrente. Fique atenta pois se ele não retirar a transferência automática para a conta corrente no,próximo pagamento a senhora terá o mesmo problema!
      Na verdade a senhora deveria exigir que ele estornasse os débitos e voltasse com o pagamento para a conta salário!! Fique com Deus

      Excluir
    5. Tenho um empréstimo pessoal que descontam na conta salário. Antes eles transferiam meu pagamento da salário para corrente e descontava. Fui ao banco e solicitei receber pela salário, pois bem, o pagamento começou a cair na salário e não havia descontos do crédito pessoal, mas há 3 meses eles começaram a descontar mesmo na salário. O que da pra fazer? Pode me orientar? Já formalizei reclamação no banco central e ainda assim o Bradesco responde a reclamação dizendo que pode fazer isso, sendo que no contrato do empréstimo diz que o desconto deve ser efetuado na corrente e não na poupança como eles estão fazendo. Pode me ajudar ?

      Excluir
    6. Boa noite me chamo Carolina e gostaria de saber se eu tendo empréstimo consignado eu consigo fazer essa conta salário?? Alguém poderia me ajudar??

      Excluir
    7. Mike, é conta salário ou conta poupança? Porque eu sei que na conta salário não pode descontar agora na conta poupança eu não sei!

      Excluir
    8. Mas o banco central não se manifestou?

      Excluir
    9. Mike, se o contrato não autoriza ao desconto na conta salário este não pode ser feito. Com relação aos consignados, estes até podem ser descontados na conta salário quando não comprometam mais do que 30% da renda do empregado. Na maioria das vezes os consignados não são descontados na folha quando o desconto já está ultrapassando 30% do valor líquido. Nestes casos também não poderá ser descontado na conta salário pois já foi comprometido os 30% da margem para empréstimos.

      Excluir
    10. Carolina, todo servidor tem a conta salário. No caso dos servidores Estaduais do RJ está conta salário é no Bradesco.

      Excluir
    11. Bom dia Neuza,eu sei que depois que eu comecei a receber na conta salário nunca me descontaram empréstimo consignado,eu recebo o meu liquido todo a única coisa que desconta é o juro do cartão consignado e o BMG. Mais nada.

      Excluir
    12. Bom dia dona Eunice, espero que comigo tbm seja assim, mas pelo que a Aposentada Idosa explica, eu acho que vão descontar sim..Só o que ultrapassa dos 30% que não..

      Excluir
    13. Aposentada Idosa, sobre o desconto que fizeram na minha CC, quando já deveriamm me pagar pela conta salario, o gerente extornou o valor para uma outra conta que eu tenho em outro banco. Eu desci o barraco com eles..Um abraço pra dona Eunice e a senhora, vcs são ótimas...

      Excluir
    14. Bom dia Só uma luz pra vcs pois tbm recebi e vou doar o que recebi >> PARA NÃO SER DESCONTADO NA POUPANÇA TEM QUE PEDIR "SEM BAIXA AUTOMÁTICA " foi o que fiz e todos os meses venho aqui neste blog maravilhoso e saber se o dindim caiu e transfiro para conta poupança (que é a mesma )sendo que é poupança sem baixa automática fale com seu gerente e pede Espero ajudar alguém como fui ajudada

      Excluir
    15. Mas dá pra receber pela conta poupança ? Não seria conta salário ?

      Excluir
  11. Tomara...
    Já que o governador não se envolveu...
    Vamos orar.
    Bom dia à todos.

    ResponderExcluir
  12. Espero que o Rodrigo Maia não engavete o processo e qdo levar a votação a epidemia acabou.

    ResponderExcluir
  13. Fico feliz vamos rezar um grande abraço em todos adoro vc dona Eunice é Sr Servo Bom dia para todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um beijo no seu coração 😍♥ E vamos orar 🙏🙏🙏

      Excluir
    2. Dona Eunice o seu emprestimo era do Bradesco???

      Excluir
  14. Será que até dezembro isso sai do papel?

    ResponderExcluir
  15. Bom dia D.Eunice,como admiro a Sra.

    ResponderExcluir
  16. Respostas
    1. Boa tarde Erick. A gente sempre faz o que pode pra ajudar os amigos. Um beijo no seu coração 😍♥

      Excluir
  17. Bom dia servo. Não entendi se quem recebe acima de 6.001,00 TB terá os consignados suspensos.

    ResponderExcluir
  18. Esse TETO era o que desejava o relator. A LEI foi aprovada sem esse limite, todos e com qualquer salário que recebam.

    O que existe, é uma visão de alguns senadores, e do relator da matéria, que BANCOS PEQUENOS, que fazem esse tipo de empréstimo, não terão como sobreviver com essa suspensão generalizada de pagamentos.

    Mas isso é outra história.

    Vamos ver como e qunado será votado na Câmara dos Deputados.

    ResponderExcluir
  19. Dom dia atodos do Google. Q Deus nos abençoe. Q de tudo serto obrigando servo o senhor tem um coração muito bom q Deus ti aguarde sempre.

    ResponderExcluir
  20. Servo eu só queria tirá uma dúvida. Sou pensionista do estado .ganhou acima de 6.oo1.mas com os descontos de em posto de renda .mais descontos de conseguindo. Eu recebo a metade do meu salário.sera q eu tenho direito também. Desdija obrigado servo por tudo tá.

    ResponderExcluir
  21. Tem que ser assim mesmo, estamos passando por momentos complicados. Uma coisa que essa pandemia está nos ensinando, e que nosso voto e coisa séria. Veja esse vídeo da Glória heloíza, candidata a prefeitura do Rio e faça uma reflexão, não podemos colocar mais pessoas despreparadas no poder.
    https://www.youtube.com/watch?v=O7b2jR4WVTw&feature=youtu.be

    ResponderExcluir
  22. Espero que seja ainda esse mês pois julho é recesso...

    ResponderExcluir
  23. Boa noite servo minha mãe e viúva de sargento da pmerj consegui preencher online o requerimento e enviei a documentação online dissera o que está em análise já se passou um mês indo para o segundo será que demora muito pois ninguém sabe me informar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Jorge. A sua mãe colocou qual unidade da Rioprevidencia? Pq eu fiz a da minha mãe na de Bangu, e foi menos de 2 meses para receber o primeiro salário.

      Excluir
  24. Boa a noite se alguém passou pelo mesmo problema me de uma orientação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ana Paula s pela informação minha mãe fez online devido ao corona virus

      Excluir
  25. Boa noite será que demora muito para minha mãe receber a pensão.

    ResponderExcluir
  26. Boa noite gostaria de saber se com empréstimo consignado eu consigo cancelar a conta corrente e ficar só com a conta salário??alguém pra me ajudar???meu nome é Carolina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade você deve cancelar a autorização para transferir o seu pagamento da conta salário para a conta corrente. Os consignados são descontados em folha mas quando a margem fica negativa eles não podem descontar em folha e descontam na conta corrente mas não,podem descontar na conta salário.

      Excluir
    2. Boa noite! Existe um prazo limite pra realizar essa mudança antes do pagamento? Poderia me explicar por gentileza?

      Excluir
  27. Mas essa suspensão vale pro Rio de Janeiro?

    ResponderExcluir
  28. Mais si cancelar, o consignado eles não pode descontar na conta corrente é consginado mesmo si vc vai pro outro banco

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: PARA COMENTAR VOCÊ PRECISA TER UM PERFIL ABERTO. Por uma INTERNET de BOM PADRÃO, e para ter seu comentário publicado, seja respeitoso, sem uso de palavras de baixo calão, sem pregação de ódio, discriminação, ofensas ou ilegalidades, na certeza que sua opinião é muito importante. Exerça seu direito de crítica aos perfis públicos de políticos e governantes, sem afirmações que não possam ser comprovadas. Esse é um BLOG privado, que divulga conteúdo de interesse público, ressalvado, portanto, o nosso direito de MODERAÇÃO e de deletar comentários impróprios a nosso critério.

NÃO É PERMITIDO FAZER PROPAGANDA OU OFERTA DE PRODUTOS E SERVIÇOS SEM AUTORIZAÇÃO DO BLOG. NEM DIVULGAR DADOS PESSOAIS, TELEFONE E ENDEREÇO.

A responsabilidade pelo teor dos comentários é do autor dos mesmos, que poderá ser identificado com ordem judicial pelo IP.

A LeaderCred é uma empresa de CRÉDITO que apoia nosso BLOG. Para fazer empréstimo CONSIGNADO com segurança e o melhor atendimento, Fale com a Léa: 4063-9286.

ACERVO SOU SERVIDOR

Arquivo do blog