SIGA O NOSSO BLOG - TRABALHADOR / SERVIDOR / APOSENTADO / PENSIONISTA / EMPREENDEDOR

INFORME PUBLICITÁRIO

INFORME PUBLICITÁRIO
Serviços e Produtos de responsabilidade do anunciante

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

ALERJ REJEITA INDICADO POR WITZEL PARA CARGO DE CONSELHEIRO DA AGENERSA - UM DESASTRE A SABATINA !



QUE VERGONHA !

Plenário vota nesta quarta-feira (05/02) relatório contrário à nomeação

A Comissão de Normas Internas e Proposições Externas, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), rejeitou por unanimidade a indicação do engenheiro elétrico Bernardo Pegoraro Sarreta ao cargo de conselheiro da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio (Agenersa). A indicação foi feita pelo governo do estado. Após a sabatina de Sarreta, que aconteceu nesta terça-feira (04/02) no Palácio Tiradentes, os quatro deputados da comissão presentes na reunião votaram de forma contrária à sua nomeação. O relatório do grupo, elaborado pelo deputado Márcio Canella (MBD), será votado em definitivo nesta quarta-feira (05/02) pelo plenário da Casa.

Canella afirmou ter elaborado parecer contrário à nomeação devido, exclusivamente, à legislação estadual que exige do candidato notável saber jurídico, econômico, administrativo ou técnico na área específica, com experiência de pelo menos 10 anos no setor. Esse dispositivo está na Lei 4.556/05, que criou a Agenersa. "Sem qualquer demérito ao indicado e não obstante à sua inegável formação técnica, não ficou comprovada a experiência legal mencionada", salientou o parlamentar. Sarreta tem 33 anos e é formado em engenharia elétrica desde 2013.

Além de Canella, votaram contrariamente à indicação o presidente da comissão, deputado Rodrigo Bacellar (SDD), e os dos deputados Jorge Felippe Neto (PSD) e Alexandre Freitas (Novo). Apesar de não fazerem parte do grupo, também participaram da sabatina os deputados Luiz Paulo (PSDB) e Márcio Pacheco (PSC).

A Agenersa é uma agência independente responsável pela regulação e fiscalização das concessões de serviços públicos de gás, saneamento básico e energia elétrica. Entre as empresas que a agência reguladora fiscaliza está a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), que se encontra no centro da polêmica sobre as alterações na qualidade da água do Sistema Guandu, desde o início de janeiro deste ano. O sistema atende a nove milhões de cidadãos residentes da cidade do Rio e dos municípios da Baixada Fluminense.

Sabatina

Durante a sabatina, Sarreta, que é natural do Espírito Santo, argumentou que tem mais de dez anos de experiência como engenheiro elétrico, incluindo estágios durante sua época de faculdade, em empresas como a Tereme Engenharia, Mirigo Engenharia e Arcelomittal Tubarão Comercial. Ele também foi funcionário efetivo do Estaleiro Jurong Aracruz, além de ter sido professor na faculdade Multivix. 

No ano passado, ele foi convidado a integrar o corpo técnico da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico do governo Witzel, tendo um ano de experiência no setor público. 

Atualmente, ele ocupa o cargo de subsecretário de Óleo, Gás e Energia.

NOTA DO BLOG
Foi constrangedor. O indicado pelo governador não sabe nada sobre saneamento, não foi capaz de dizer qual a principal função de uma AGÊNCIA REGULADORA, confessou que não tem nenhuma experiência no setor público. O governador deveria ter evitado expor dessa maneira seu "amigo", ou "amigo de algum amigo", pois só mesmo uma "AMIZADE" muito FORTE pode justificar tal indicação. 

Falar em NOVA POLÍTICA DURANTE A CAMPANHA É FÁCIL, cumprir o prometido é coisa rara.


LEIA O RESTANTE DA MATÉRIA DA ALERJ


"Fui indicado pelo governo para o cargo principalmente pela minha atuação técnica no setor de
energia. Devido a novas regulamentações e convênios com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Agenersa passará a ter uma maior atuação de fiscalização junto às concessionárias Light e Enel, por exemplo. Apesar de não ter experiência em saneamento, estou ciente dos problemas da Cedae e pretendo fazer um cronograma de visitas técnicas à companhia. Eu quero o melhor para a população e sei que o serviço não está sendo bem prestado, por isso o melhor caminho pode ser realmente a privatização da companhia", afirmou o engenheiro, que foi indicado para ocupar a vaga do antigo conselheiro José Bismarck Vianna de Souza, para um mandato de quatro anos.

A Agenersa é gerenciada por um Conselho Diretor, com cinco conselheiros indicados pelo governador do estado. Segundo Rodrigo Bacellar, presidente da comissão, caso o plenário acompanhe o parecer contrário à nomeação de Sarreta, o Poder Executivo terá que indicar um novo nome o quanto antes. "A Agenersa já está há um tempo sem todos os cargos de conselheiro ocupados. Temos que agilizar esse processo, principalmente devido à grande crise na qualidade da água que o estado atravessa. O nome de Bernardo Sarreta não foi aprovado simplesmente por caráter legal. O engenheiro só tem sete anos de formado e um ano no serviço público", explicou, enfatizando o motivo de a comissão ter votado contra a indicação.

Lei judicializada

Apesar de não ser integrante da comissão, o deputado Luiz Paulo já afirmou que votará contrário à nomeação em plenário. O parlamentar lembrou que a Alerj aprovou a Lei 8.344/19, com o objetivo de fundir a Agenersa com a Agência Reguladora de Transportes (Agetransp). Segundo o parlamentar, a norma geraria uma maior transparência para as agências reguladoras. No entanto, a medida foi judicializada pelo Poder Executivo e ainda não está em vigor.

"Isso mostra que o governo quer continuar com as práticas das outras gestões sobre as indicações políticas para essas agências. A lei judicializada prevê o critério de chamamento público, ou seja, qualquer profissional que tenha os pré-requisitos poderiam se candidatar ao cargo de conselheiro. Segundo a medida, a Alerj criaria uma comissão e escolheria os três melhores e enviaria a lista tríplice para o Poder Executivo definir um nome", explicou.

4 comentários:

  1. Bom dia a todos. Do que vi desta sabatina foi um constrangimento e uma vergonha alheia só. Fico pensando como uma pessoa indica uma outra tão inadequada para exercer um cargo tão importante. Pelo que entendi o nome desta senhor foi apresentado ao governador por um terceiro. Vexame total de todas as partes envolvidas!!! Minha observação há algum tempo é a seguinte: estes governantes e políticos ainda não caíram na real que o povo está ficando esperto e não está mais se deixando enganar e manipular ou eles já entenderam isto, mas continuam tentando enganar o povo para continuar a se dar bem, como sempre fizeram. É claro que ainda falta um longo caminho a ser percorrido para o povo votar melhor, mas já é um bom começo. Os políticos ainda vão dar a palavra final a respeito da nomeação do indicado, mas se o governador for esperto e inteligente vai retirar a indicação antes da decisão final sobre a nomeação. Se ele fizer isto, vai sair desta lambança por cima. Vamos esperar os próximos capítulos desta novela chamada OS CARAS DE PAU 2, A MISSÃO ou OS SEM NOÇÃO!!! KKKK

    ResponderExcluir
  2. Coitado do sabatinado...não sabia nada dessa Agência...Já vi sabatina igual no Senado Federal..mas, o advogado assumiu o cargo de ministro de um Tribunal Superior..Um horror esse País!!!

    ResponderExcluir
  3. A ALERJ PRECISA TAMBÉM NOS DEFENDER. EXIGIR DO GOVERNADOR QUE NOS DÊ AUMENTO DECENTE. PORQUE DEPUTADO FICA COM SALÁRIO LIVRE. RECEBE GRANA POR FORA. VERBA PARA O GABINETE CARRO, MOTORISTA E MUITO MAIS. COMEM LAGOSTA. NÓS, SERVIDORES COMEMOS OVO E BEBEMOS ÁGUA PODRE. O MP ONDE ESTÁ? DEVERIA SE POSICIONAR. COMPRO ÁGUA PORQUE TENHO AJUDA DA FAMILIA. PORQUE COM MEU SALÁRIO NÃO DÁ.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: PARA COMENTAR VOCÊ PRECISA TER UM PERFIL ABERTO. Por uma INTERNET de BOM PADRÃO, e para ter seu comentário publicado, seja respeitoso, sem uso de palavras de baixo calão, sem pregação de ódio, discriminação, ofensas ou ilegalidades, na certeza que sua opinião é muito importante. Exerça seu direito de crítica aos perfis públicos de políticos e governantes, sem afirmações que não possam ser comprovadas. Esse é um BLOG privado, que divulga conteúdo de interesse público, ressalvado, portanto, o nosso direito de MODERAÇÃO e de deletar comentários impróprios a nosso critério.

NÃO É PERMITIDO FAZER PROPAGANDA OU OFERTA DE PRODUTOS E SERVIÇOS SEM AUTORIZAÇÃO DO BLOG. NEM DIVULGAR DADOS PESSOAIS, TELEFONE E ENDEREÇO.

A responsabilidade pelo teor dos comentários é do autor dos mesmos, que poderá ser identificado com ordem judicial pelo IP.

A LeaderCred é uma empresa de CRÉDITO que apoia nosso BLOG. Para fazer empréstimo CONSIGNADO com segurança e o melhor atendimento, Fale com a Léa: 4063-9286.

ACERVO SOU SERVIDOR

Arquivo do blog