SIGA O NOSSO BLOG - TRABALHADOR / SERVIDOR / APOSENTADO / PENSIONISTA / EMPREENDEDOR

INFORME PUBLICITÁRIO

INFORME PUBLICITÁRIO
Serviços e Produtos de responsabilidade do anunciante

sábado, 5 de outubro de 2019

STF DECIDE QUE GUARDA MUNICIPAL NÃO EXERCE ATIVIDADE DE RISCO.




Plenário reitera ausência do direito de guardas municipais a aposentadoria especial por atividade de risco

05/10/2019 


Na sessão desta quinta-feira (3), o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), por maioria de votos, negou provimento a agravo regimental interposto contra decisão do ministro Luís Roberto Barroso no Mandado de Injunção (MI) 6898 e reafirmou o entendimento de que não pode ser estendida às guardas municipais a possibilidade de aplicação de aposentadoria especial prevista na Lei Complementar 51/1985, que dispõe sobre a aposentadoria do servidor público policial. O mandado de injunção é instrumento processual que visa suprir a omissão do Poder Público em garantir um direito constitucional.


Prevaleceu no julgamento o voto do ministro Roberto Barroso, relator da ação, proferido em junho de 2018, no sentido do desprovimento do agravo regimental, mantendo sua decisão que havia negado o MI 6898, impetrado por um guarda municipal. Segundo Barroso, o legislador não contemplou as guardas municipais com o direito previsto no artigo 40, parágrafo 4º, inciso II, da Constituição Federal, que dispõe sobre a possibilidade da adoção de requisitos diferenciados de aposentadoria, por meio de lei complementar, para servidores que exerçam atividades de risco. Os ministros Dias Toffoli, Edson Fachin, Rosa Weber e Cármen Lúcia já haviam acompanhado o relator.


O ministro Alexandre de Moraes, à época, iniciou a outra corrente ao reconhecer a omissão legislativa sobre o direito à aposentadoria especial em relação às guardas municipais, nos termos adotados pelo STF em relação a agentes penitenciários. Foi acompanhado pelos ministros Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio e Celso de Mello.


O julgamento do agravo foi concluído na sessão de hoje com o voto-vista do ministro Luiz Fux, que acompanhou a tese do relator. Segundo Fux, não há caracterização de risco inerente na atividade de guarda municipal para efeito de aplicação da aposentadoria especial. O ministro Gilmar Mendes também posicionou-se nesse sentido, integrando a corrente vencedora.


SP/AD - Fonte: Site do STF

Leia mais:

NOTA DO BLOG
Data Vênia - Suas excelências desconhecem a atividade de Guarda Municipal ? Só pode ser isso. Não sabem que em muitas cidades os GUARDAS trabalham armados, enfrentam sim situações de altíssimo risco, confrontando diversos tipos de criminosos ou desajustados ? Que os GMs em muitas ocasiões estão ao lado das FORÇAS POLICIAIS ? Que trabalham nas RUAS, sob Sol e Chuva, por vezes HORAS SEGUIDAS DE PÉ, portando ARMAS, CASSETETES, ESCUDOS ... combatem as máfias do comércio ilegal que explora os camelôs, e não raro os confrontos são sangrentos ? Pelo amor de DEUS senhores Ministros. Vossas excelências precisam de um pouco mais de rua e realidade, e um pouco menos de gabinete e juridiquês.

17 comentários:

  1. Bom dia Servo e a todos. Uma covardia,o deles está garantido o resto que se exploda. Por isso sugeri que ouvissem a música do grupo Titãs "Vossa excelência" essa música diz tudo o que representa essa raça. 😬😬😬😬

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Titãs — Problemas com a Justiça, Drogas & Rock and Roll
      Problemas da banda com a justiça exigiriam muito jogo de cintura. Tony Belotto, guitarrista do Titãs, foi pego pela Polícia portando heroína e foi levado para a delegacia. Durante o interrogatório, num misto de ingenuidade e nervosismo, ele revelou que Arnaldo Antunes, vocalista da banda, havia lhe passado 30mg da droga. Imediatamente policiais foram até a casa dele e o levaram preso em flagrante após encontrarem em seu quarto 128mg do pó ilícito.

      Excluir
    2. A questão do uso de drogas no meio artístico, para eles é normal, a maioria são muito viciados, não é atoa que Malu Mader é casada a muitos anos com Tony Belloto, ambos gostam muuuuiiito. Se for prender todos os artistas que usam drogas,tem que mandar construir cadeia. E sobre a música Vossa excelência eles não estão mentindo nem fazendo apologia as drogas, é a realidade do que são os políticos, safados.

      Excluir
  2. Boa tarde parabéns servo por suas palavras quem Vota contra esse benefício é porque está comodamente na sua cadeira da vovó e se lixando para outras pessoas é isso aí...
    lamentável

    ResponderExcluir
  3. Mas infelizmente, dona Eunice, nós somos responsáveis por eles estarem lá. Não adianta falar, temos que agir. Uma boa solução é no dia da eleição ninguém sair de casa pra votar, fecharmos nossas casas e só abrir porta e janelas após as cinco horas. Isso repercutirá no mundo, e seria uma forma de efetivamente mostrar nossa insatisfação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente! Prna termos filiados a partidos.

      Excluir
    2. Se vc não ssir de cada para votar, vai ganhar o candidato que oagou para ser vorado. Sempre alguém irá votar e sua omissão também é culpa.

      Excluir
    3. Boa noite,Ro,mas não adianta,o povo vai. Tudo que está acontecendo de ruim é culpa dessa corja. O muquirana deixou de ser magistrado pra ser político, porque sabe que a mamata é muito boa. Eu não voto em ninguém.

      Excluir
  4. QUE BRASIL É ESSE??? Cada dia mais decepcionada com os acontecimentos!!!

    ResponderExcluir
  5. Sobre o pagamento do estado!!! Alguma notícia sobre antecipar???

    ResponderExcluir
  6. A especialidade deles é ir contra tudo que é certo é moral

    ResponderExcluir
  7. BOA TARDE! GENTE NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES NÃO VOTEM ...MAIS NÃO É SÓ O POLÍTICOS QUE SÃO CULPADOS O POVO NÃO REAGE.FAZER O QUE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não votar vai ganhar justamente aquele candidato que troca voto por "tostão".

      Excluir
  8. Achei muito injusta essa decisão não sou dessa área mas é muito claro que essa profissão exerce atividade de risco

    ResponderExcluir
  9. Os caras tem funcionário até pra puxar a cadeira pra eles, é fácil dizer que os GMs não correm perigo, não duvido que alguns deles que sequer advogaram um dia,saibam quais são as atribuições dos guardas,é lamentável a posição deles.

    ResponderExcluir
  10. Nosso STF se igualou a Deputado e Senador. Chegou no fundo do poço. Triste e tendenciosa atuação.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: PARA COMENTAR VOCÊ PRECISA TER UM PERFIL ABERTO. Por uma INTERNET de BOM PADRÃO, e para ter seu comentário publicado, seja respeitoso, sem uso de palavras de baixo calão, sem pregação de ódio, discriminação, ofensas ou ilegalidades, na certeza que sua opinião é muito importante. Exerça seu direito de crítica aos perfis públicos de políticos e governantes, sem afirmações que não possam ser comprovadas. Esse é um BLOG privado, que divulga conteúdo de interesse público, ressalvado, portanto, o nosso direito de MODERAÇÃO e de deletar comentários impróprios a nosso critério.

NÃO É PERMITIDO FAZER PROPAGANDA OU OFERTA DE PRODUTOS E SERVIÇOS SEM AUTORIZAÇÃO DO BLOG. NEM DIVULGAR DADOS PESSOAIS, TELEFONE E ENDEREÇO.

A responsabilidade pelo teor dos comentários é do autor dos mesmos, que poderá ser identificado com ordem judicial pelo IP.

A LeaderCred é uma empresa de CRÉDITO que apoia nosso BLOG. Para fazer empréstimo CONSIGNADO com segurança e o melhor atendimento, Fale com a Léa: 4063-9286.

ACERVO SOU SERVIDOR

Arquivo do blog