Na próxima segunda-feira (14/1), os usuários continuarão agendando o licenciamento pelo site do Detran (www.detran.rj.gov.br) ou pelo teleatendimento (3460-4040, 3460-4041, 0800-020-4040 e 0800-020-4041) e escolhendo a unidade de atendimento de sua preferência para emissão e entrega do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
O agendamento será efetuado após o pagamento dos custos de serviço, através da Guia de Recolhimento de Taxas (GRT), e do seguro DPVAT. A GRT custará R$ 202,55 e corresponde aos serviços de licenciamento, fiscalização e emissão do documento.
De acordo com a portaria 5533 do Detran, publicada nesta sexta-feira (11/1), passam a valer as novas regras do Detran para os procedimentos para o licenciamento anual obrigatório. Agora, a vistoria será exigida apenas para os automóveis submetidos a transferência de município, estado ou propriedade, além de veículos coletivos de passageiros (ônibus, micro-ônibus e vans), de carga e de transporte escolar.
Os demais estão dispensados da inspeção, mas seus proprietários deverão pagar as taxas de licenciamento e de emissão de documento. As medidas estão previstas na Lei 8.269/2018 e no decreto 46.549, baixado pelo governador Wilson Witzel em 1º de janeiro, e foram regulamentadas pelo Detran através de uma portaria publicada nesta sexta-feira.
Com as novas regras, o CRLV poderá ser pego nas 170 unidades de atendimento da vistoria do Detran, e não mais somente nos 51 postos que possuíam pátio. Além disso, o documento poderá ser retirado pelo proprietário ou por um emissário seu, que precisarão apresentar os originais da identidade e do CRV ou CRLV.
A nova regra estabelece que, ao efetivar o serviço, os clientes automaticamente reconhecerão que seus veículos estão em perfeitas condições de conservação, aptos a trafegar.
Já os automóveis movidos a gás natural veicular (GNV) continuam tendo a emissão do CRLV sem vistoria condicionada à comprovação do número do Certificado de Segurança Veicular — obtido após a inspeção dos cilindros de GNV realizada pelas oficinas credenciadas pelo Inmetro.
Em relação a vistorias não realizadas em anos anteriores, os proprietários desses veículos não precisarão fazê-las, mas deverão pagar o Seguro DPVAT e a GRT.
Vistoria para quem precisa
A isenção de vistoria não abrange ônibus, micro-ônibus e vans para transporte escolar, de carga e passageiros. Os veículos registrados na categoria aluguel com carga igual ou superior à meia tonelada terão de apresentar uma cópia do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga no momento do licenciamento, segundo resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres.
Os veículos que necessitem de emissão do Certificado de Registro de Veículo terão que ser submetidos à vistoria nas seguintes situações: necessidade de segunda via de CRV, retificação ou acerto de dados, alteração de nome, baixa ou inclusão de alienação, transferência de propriedade, troca de município ou estado, alteração de característica e mudança de combustível ou de cor.
No caso de segunda via de CRV, baixa e inclusão de alienação, alteração de nome, retificação ou acerto de dados, não haverá necessidade de vistoria se esses automóveis já estiverem licenciados no ano corrente.
Calendário para emissão de CRLV
Para distribuir a demanda e evitar filas, o Detran continuará adotando o calendário de licenciamento segundo a placa dos automóveis. Assim, os proprietários daqueles com final 0 deverão providenciar o CRLV do ano até 31 de maio.
Veículos com placa de final 1 e 2 terão de estar com seus documentos emitidos até 28 de junho. Em seguida, será a vez dos veículos com placa terminando em 3 e 4, com prazo até 31 de julho.
Aqueles com final 5 e 6 deverão ter o CRLV emitidos até 31 de agosto. Os que tiverem placas terminando em 7 e 8 terão de estar com o licenciamento regularizado até 30 de setembro. Por fim, os com final 9 deverão ter o CRLV regularizado até 31 de outubro.
Fiscalização nas ruas
As regras preveem também a realização de blitzes para a fiscalização de trânsito para verificação das condições de segurança da frota.
PROCEDIMENTOS PARA LICENCIAMENTO SEM VISTORIA
COMO SERÁ O PROCEDIMENTO PARA O LICENCIAMENTO?
CLIQUE AQUI E ABRA A PARTE DE PERGUNTAS E RESPOSTAS
Para efetuar o licenciamento do veículo, o usuário deverá imprimir o boleto da Guia de Recolhimento de Taxa (GRT) no site do banco Bradesco e pagá-la em qualquer unidade da rede bancária ou credenciada.
A GRT custa R$ 202,55 e cobre os custos da emissão anual do CRLV e do licenciamento anual, onde está incluída a fiscalização.
Após o pagamento da GRT, os proprietários de veículo poderão fazer o agendamento do licenciamento anual no site do Detran www.detran.rj.gov.br ou pelo telefone do teleatendimento 3460-4040, 3460-4041, 0800-020-4040 e 0800-020-4041
Na data e posto escolhido no agendamento, o usuário receberá o novo documento, que poderá ser retirado pelo proprietário ou por um emissário seu. Para pegar o documento, será necessário apresentar os originais da Identidade e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) ou Certificado de Registro de Veículo (CRV) do automóvel em questão.
Os proprietários de veículos não podem esquecer que para fazer o licenciamento, de acordo com a Lei 8269/18, devem efetuar antes o pagamento do seguro DPVAT, no site da Seguradora Líder www.seguradoralider.com.br
A EMISSÃO DO DOCUMENTO SERÁ FEITA NO SITE DO DETRAN?
O agendamento do serviço será no site do Detran www.detran.rj.gov.br ou pelo telefone do teleatendimento 3460-4040, 3460-4041, 0800-020-4040 e 0800-020-4041, após o pagamento da Guia de Recolhimento de Taxa (GRT).
A emissão do documento será feita numa das 170 unidades da Vistoria do Detran distribuídas no Estado do Rio.
Anteriormente, o serviço era feito apenas nos 51 postos de Vistoria. Porém, como não há mais a necessidade da verificação in loco do veículo, qualquer uma das unidades da diretoria emitirá o novo CRLV.
O documento será entregue na data e posto escolhidos no agendamento. Para isso basta o usuário ou seu representante apresentar originais dos documentos de identidade e CRV ou CRLV do último ano do veículo.
ONDE IMPRIMIR O BOLETO BANCÁRIO DA TAXA DE LICENCIAMENTO E ONDE ELA PODE SER PAGA?
A Guia de Recolhimento de Taxa (GRT), documento a ser pago para a realização do serviço de licenciamento anual, será impressa no site do banco Bradesco, instituição financeira que presta serviços ao Estado. O pagamento pode ser feito em qualquer instituição financeira ou rede credenciada.
ONDE SERÃO ENTREGUES OS NOVOS DOCUMENTOS DE LICENCIAMENTO ANUAL?
Anteriormente, 51 postos de vistoria faziam o serviço. A partir de agora, com as mudanças nos procedimentos, 170 unidades de atendimento estarão disponíveis para a entrega. Isso será possível porque não é mais necessário espaço para realizar a vistoria veicular. Em consequência, haverá mais locais e funcionários prestando o serviço.
QUEM TEM CARRO A GÁS, O QUE DEVE FAZER? QUAIS AS ORIENTAÇÕES?
Os proprietários de veículos de carros a gás devem estar com a vistoria do gás realizada pelo Inmetro na validade. Então, pagam a Guia de Recolhimento de Taxa (GRT) e posteriormente agendam o serviço de licenciamento anual no Detran.
O agendamento pode ser feito pelo site www.detran.rj.gov.br ou pelos telefones 3460-4040, 3460-4041, 0800-020-4040 e 0800-020-4041. Para pegar o documento de Licenciamento Anual, será obrigatório apresentar o Certificado de Segurança Veicular (CSV), emitido pelo Inmetro.
HAVERÁ DOCUMENTO DECLARANDO A AUTOVISTORIA?
Sim. A declaração será através do site e se dará com a anuência do proprietário do veículo ao artigo1º da Lei 8269/18, o que permitirá o prosseguimento do agendamento. No caso da marcação do serviço via teleatendimento, o operador dará ciência do mesmo artigo ao usuário e o indagará se deseja prosseguir com o agendamento.
COMO A FISCALIZAÇÃO SERÁ FEITA NAS RUAS?
Agentes do Detran ou fiscalizadores com delegação de competência dada pelo departamento de trânsito serão os responsáveis pela verificação das condições do veículo. Todos seguirão protocolo definido pelo próprio Detran.
A COBRANÇA DA TAXA DE VISTORIA TAMBÉM SERÁ SUSPENSA OU HAVERÁ OUTRA TAXA EM SUBSTITUIÇÃO?
A Lei 8269 prevê recolhimento de taxa referente ao licenciamento anual e à taxa de emissão do CRLV.
OS VEÍCULOS COM GNV TAMBÉM ESTÃO ISENTOS DESSA TAXA?
Os veículos com GNV devem efetuar o pagamento da Guia de Recolhimento de Taxa (GRT) para realizar o licenciamento anual. A GRT cobre os custos de emissão do documento e do serviço de licenciamento propriamente dito, assim como a fiscalização.
O DOCUMENTO DO LICENCIAMENTO ANUAL SERÁ ENTREGUE PELOS CORREIOS?
Não. Serão entregues nas unidades do Detran.
HAVERÁ CALENDÁRIO OU DATA LIMITE PARA A EMISSÃO DO DOCUMENTO?
Sim, haverá calendário conforme os finais de placas.
Esta agenda coincide com o calendário de vistoria para os veículos que ainda dependem do serviço.
Final de placa 0 = até 31.05.2019
Final de placa 1 e 2 = até 28.06.2019
Final de placa 3 e 4 = até 31.07.2019
Final de placa 5 e 6 = até 31.08.2019
Final de placa 7 e 8 = até 30.09.2019
Final de placa 9 = até 31.10.2019
O DONO DO VEÍCULO PODERÁ ESCOLHER O POSTO PARA RETIRAR O DOCUMENTO DE LICENCIAMENTO?
Sim. No momento do agendamento o proprietário escolhe o local.
QUEM PODE RETIRAR O DOCUMENTO DE LICENCIAMENTO?
O proprietário ou qualquer pessoa autorizada por ele pode retirar o documento. Para isso, é necessário estar com a original da identidade e do CRV ou CRLV do veículo.
QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA PEGAR O DOCUMENTO DE LICENCIAMENTO?
Carteira de Identidade e CRV ou CRLV – ambos os documentos originais
QUAIS OS VEÍCULOS QUE CONTINUARÃO FAZENDO A VISTORIA?
Ônibus, micro-ônibus, veículos de carga e transporte escolar. Estão incluídos nestes grupos, todos os automóveis categorizados como carga.
QUAIS AS SITUAÇÕES EM QUE TODOS OS VEÍCULOS PRECISAM FAZER VISTORIA?
São os serviços que emitem CRV:
Segunda via de CRV
Retificação de dados
Acerto de dados
Alteração de nome
Baixa de alienação
Inclusão de alienação
Transferência de propriedade
Troca de município
Transferência de jurisdição
Alteração de característica
Mudança de combustível
Mudança de cor
*No caso de segunda via de CRV, baixa e inclusão de alienação, alteração de nome, retificação de dados e acerto de dados, casos os veículos já estejam licenciados no ano corrente, não necessitam de vistoria.
OS PROPRIETÁRIOS QUE POSSUEM VISTORIAS ATRASADAS DEVERÃO REGULARIZAR A SITUAÇÃO? COMO E QUANDO?
A regularização do veículo se dará com a emissão do documento de Licenciamento de 2019.
VEÍCULOS GNV PARA TRANSPORTE DE CARGA E DE PASSAGEIROS ESTÃO LIBERADOS DA VISTORIA?
A Lei 8091/18 determina que os veículos com GNV, que são obrigados a passar pela vistoria do Inmetro, já tiveram os itens obrigatórios verificados. Dessa forma, não necessitam de nova vistoria no Detran. Mas precisarão emitir do documento de licenciamento anual
PARA FAZER O LICENCIAMENTO ANUAL É OBRIGATÓRIO ESTAR COM O IPVA EM DIA?
Desde outubro de 2017 os proprietários de veículos não precisam pagar o IPVA para obter o licenciamento do veículo.
QUAIS SERÃO AS PUNIÇÕES PARA QUEM MENTIR SOBRE A CONDIÇÃO DO CARRO?
Na fiscalização, os carros impróprios para circulação ficarão retidos para dar possibilidade ao proprietário de sanar o problema. Caso a demanda não seja corrigida, o veículo será multado e até recolhido.
A multa depende da falha apresentada na fiscalização.
COMO O USUÁRIO PODERÁ AFIRMAR QUE SEU VEÍCULO ESTÁ EM BOAS CONDIÇÕES QUANTO À EMISSÃO DE GASES?
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a manutenção preventiva é uma obrigação de todos os motoristas. A situação, seja ela mecânica ou ambiental, é detectada na tradicional verificação das condições do veículo.
HAVERÁ REDUÇÃO NO QUADRO DE FUNCIONÁRIOS OU NOS POSTOS DE VISTORIA?
Haverá readequação da estrutura de serviço adaptando-a à demanda.
O PAGAMENTO SERÁ EM TRÊS COTAS DA MESMA FORMA QUE O IPVA?
O pagamento de taxas do Detran é sempre à vista. Em três cotas é o pagamento do IPVA, imposto cobrado pela Secretaria de Estado de Fazenda.
HAVERÁ REDUÇÃO DO IPVA COM O FIM DA VISTORIA?
O IPVA é um imposto cobrado pela Secretaria de Fazenda. Não tem nada a ver com as taxas cobradas pelo DETRAN.
ITENS QUE DEVEM SER VERIFICADOS
Buzina: Deve-se verificar se está em funcionamento e produzindo som claro e audível.
Chassi: Deve-se verificar se o número de registro está legível e ser condizente com o registro do veículo no DETRAN.
Cinto de segurança: Devem estar operando eficientemente com retenção de impacto, em bom estado de conservação e fixação.
Espelhos: Retrovisores interno e externos não podem estar danificados ou com visibilidade insuficiente.
Interior do veículo: Itens como para-sol e freio de mão precisam estar funcionando adequadamente.
Lataria: No geral, não pode ter corrosão acentuada ou de caráter perfuro cortante. No caso dos para-choques, não podem estar excessivamente deformados ou com saliências cortantes.
Limpadores: Os dois limpadores devem estar fixados e capazes de retirar toda a água do para brisa dianteiro ou traseiro. Os lavadores de para-brisa devem estar com o spray em pleno funcionamento.
Placas: O dispositivo não pode estar danificado, violado ou falsificado. O mesmo é válido para as placas que não possuem lacre e/ou selo.
Pneus: Verificar o estado geral, fixação das rodas, calotas e diâmetros iguais nos dois eixos. Se há pneus diferentes no mesmo eixo, se algum deles possui saliências externas ou profundidade inferior a 1.6 mm, se o estado de conservação dos flancos e bandas não são deficientes ou possuem desgaste desigual, além da adequação ao uso estar de acordo com a designação do fabricante do veiculo.
Itens de emergência: O veículo deve conter todos os itens para a troca de pneus e parada de emergência em via pública, como triângulo de segurança, estepe, chave de rodas e macaco.
Sistema de iluminação: Lanternas, farol baixo, farol alto, luz de freio, luz de ré, luz de placa, setas indicadoras de direção e alertas não podem estar quebrados ou com as lâmpadas queimadas.
Sistema elétrico: Bateria, cabos, fiação e conexões precisam ser verificadas tanto no estado geral quanto na fixação.
Vidros: Deve-se verificar a existência dos vidros, conservação, visibilidade, funcionamento do sistema de acionamento. Os vidros não podem ter fissuras ou outras deficiências. No caso de possuírem películas, as mesmas precisam estar chanceladas de acordo com a legislação.
Identificação do veiculo: Número de motor e número vis (número de parte do chassi) marcado nos vidros.
Boa tarde. É o documento mais caro que já vi. Se é para pagar 205,00, gostaria muito de fazer a vistoria. Assim, estaria justificada essa taxa absurda. A impressão deve ser em ouro 24k e cravejada de brilhantes.
ResponderExcluirConcordo!
ExcluirO DETRAN não multa, não fiscaliza, não vistoria sua finalidade é arrecadar.
ExcluirDigo do fundo do meu coração o povinho que nunca está satisfeito com nada.( SOU BRASILEIRO também)
ResponderExcluirAntes reclamava da vistoria, que era uns dos poucos Estados que tinha isso, agora reclama do valor do documento mais não tem o trabalho de ler que este valor já está estipulado por lei.
Eu tenho uma certeza. Se Deus fosse presidente do Brasil, Jesus fosse governador e o espirato santo fossem os deputados, assim mesmo arrumariam defeito em todos.
Uma ótima tarde.
Desculpa pois falei que não iria mais me pronunciar aqui , mas não resistir.
SOU BOMBEIRO MILITAR COM ORGULHO.
O POVO PÕE O POVO TIRA OU APOIA
Falou muito bem.
ExcluirPrezado Sr. Carlos, reclamo do absurdo do valor da taxa. Jamais reclamei de vistoria, simplesmente porque não as faço à um bom tempo. Veículos com 02 anos de uso (agora alteraram para 05 anos), eram isentos. Se levar em conta que existem muitos trabalhadores que irão pagar 330,00 de IPVA e essa taxa absurda corresponde a mais de 60%. Outra detalhe: O Povo põe. Quero ver tirar. Meus parabéns por ser um Bombeiro. Uma das raras profissões em que se dedicam ao máximo e quase sem reconhecimento algum.Parabéns
ExcluirMas como reclama
ResponderExcluirCaro Felipe, protestar por uma causa justa, ainda é um dos pouquissimos direitos que podemos exercer aqui. E lhe digo, se ninguém pagasse, a coisa mudaria.
ExcluirMeu IPVA 3709,00 quase enfartei mais dpvat mais essa taxa
ResponderExcluirSinal que o seu carro vale aproximadamente 78 mil.
ExcluirMuito bom
Lia, vc é que é feliz. Paguei hoje 6.870,00 de IPVA. Agora, 205,00 para imprimir um documento é brincadeira.
ExcluirE não reclama do valor do IPVA e sim do valor do documento.
ExcluirSe não reclama do IPVA é sinal que onde andas as estradas e ruas estão excelentes.
Fique na paz.
Rsrsrsrsrs
Eu falo que só tem doido, diz que paga 6870 de IPVA, detalhe sem reclamar, mas reclama da taxa de 205 reais
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirQue disse que sou servidor público? Não sou não "anonimo". Acompanho o Blog pela minha irmã e é raríssimo eu postar algum comentário. Esse seu comentário foi desnecessário e infundado. Além de não ser muito bom em matemática.
ExcluirKkkkkk somos servidores públicos e muitos nesse blog com certeza não tem condições xde pagar um IPVA desse nunca estão satisfeito com nada o novo governo deveria deixar tudo como estava antes aí sim vocês estariam apoiando ele
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirCarlos, o IPVA e proporcional ao bem que possuo. A emissão de um Silves documento é linear. Se eu achar caro o IPVA, compro um carro popular usado. Entendeu amigo? É simples. E por favor, não seja irônico com risos. É desnecessário.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirCezar Lopes , também não sou servidora , meu pai é pensionista , por isso acompanho o blog .... me assustei com o valor pq á muitos anos eu não conprava/emplacava carro no estado do Rio e quanto aos comentários que fizeram , vou nem dormir
ExcluirComprava*
ExcluirBoa tarde para todos.
ResponderExcluirE eu achando caro pagar uns 800,00 do meu carrinho, e ainda ter que dividir as parcelas....
Humilhou kkkkkk
ESSE IMPOSTO É UM ROUBO.....
Concordo com você Cesar Lopes. Vamos pagar por um serviço que não será feito.Isso é um absurdo!!!!
ResponderExcluirBoa noite Servo, vc poderia me tirar uma dúvida? Será que eu pago multa se eu deixar para pagar o licenciamento só dia 2 de fevereiro?
ResponderExcluirBoa noite, como eu não tenho carro,ando de viação canela, quando estou muito cansada pego o moto-taxi só pago 3,00 reais e me sinto feliz assim,o povo quando tem reclama de barriga cheia.
ResponderExcluirBoa noite amiga Eunice.
ExcluirViação canela é a melhor que existe. Faz bem para a saúde e é de graça....kkkk
Um beijo.....
Boa noite amiga Rosane interior do Rio,eu não pago passagem, mas adoro andar a pé,mas como vc disse faz muito bem pra saúde,mas o povo é muito preguiçoso.Ainda mais a juventude.Um abraço.
Excluirbem
Oi Eunice!!! Boa noite!!! Não estou reclamando,pois apesar da minha luta,principalmente por ter um filho autista, preciso muito de um carro. So acho que se temos que pagar deveríamos ter o servics completo. Na verdade estamos pagando um papel.
ResponderExcluirBoa noite Regina, não estou me referindo a vc querida,mas eu acho um absurdo virem aqui no blog Conexão servidor público,dizer que pagou 6870,00 de IPVA que representa para mim 3 meses de salário.E ainda fica reclamando,me poupe.
ExcluirBoa noite Servo ou alguém, poderia me tirar uma dúvida? Será que eu pago multa se eu deixar para pagar o licenciamento só dia 2 de fevereiro?
ResponderExcluirTem muita gente aqui que eu acho estar no blog errado,o servidor público de verdade não usa de tanta ostentação .
ResponderExcluirD Eunice , tive uma idéia , mas gostaria de saber sua opinião ; penso em ir aos túmulos de meu avô e mãe e devolver tudo que me deixarem , o que a senhora acha ? Ahn e aceitar pensão do meu ex marido , coisa que nunca quis e olha que ele aposentou como secretário de segurança .....
ExcluirBom dia,Lia já que vc quer minha opinião , aí vai:devolver ao túmulo os bens não acho justo,pois outra pessoa vai lá pegar, agora a pensão do seu marido, não pense duas vezes,corre atrás,deve ser uma baba muito boa.Deixa de ser boba, como vc esta pensando que eu sou né.
ExcluirSou velha mas não sou caduca e nem idiota,ou vc não sabe que o seu comentário me pedindo opinião é um deboche,me poupe de suas ironias.Sou macaca velha querida.Quando vc pensa que estava indo eu já tinha voltado a muito tempo.
ExcluirNão preciso de correr atrás de pensão , pois eu abri mão
ExcluirIsso aí é um problema seu mas não tente me fazer de boba pois vai perder o seu tempo.Como já te falei,sou macaca velha.
ExcluirQuem se meteu comigo foi vc eunice
ExcluirLis de Fatima,eu não me meti com vc, muito pelo contrário,vc que se meteu comigo,sou da paz meu amor,mas não tenho sangue de barata.Vamos ver se tentamos ser amigas será melhor para ambas.Um beijo no seu coração.
ExcluirLia*
ExcluirOk
ExcluirSó voltarei ao blog a noite pois vou sair pra vender minhas coisas, sempre corri atrás,porque o que o estado me paga,nao dá para mim sobreviver.Na minha opinião a vida só é dura pra quem é mole.Bjs pra todos.
ExcluirBoa noite ! Tenho 5% margem no cartao,que é igual a 196,00 reais. Consigo no meu banco Bradesco, quanto +- em dinheiro ? Quantos dias +- para libera o emprestimo ? Alguem pode informar . Grato
ResponderExcluirO Senhor vai conseguir uns 2.500 à 3.000 eu fiz tambem
ExcluirSenhor Manoel,me liberaram com essa margem,menos de 5.000.00 reais.Demorou 15 dias úteis.Foi no Bradesco.Depois do desbloqueio,pode fazer saques e compras,mais e bom ter cuidado..
ResponderExcluirBoa noite !! Gostaria de saber se tenh9 direito a paridade meu pai faleceu em 1993 E como faço se eu tiver direito para receber ?
ResponderExcluirSe vc colocar seu nome será mais fácil para te explicar,sem nome é difícil
ExcluirAnônimo vai a dip e solicite um documento chamado dap , agende atendimento no Rioprevidencia para assim ver em qual situação vc se enquadra .
ExcluirSe não plantar... Não nasce.Se não regar... não cresça.Se não amar...morre.Assim são as plantas.Assim são as pessoas.Assim é a minha amizade por vcs.BOA NOITE SERVO E A TODOS
ResponderExcluirOu Eunice. Entendi!!! Desculpa o mal entendido!!!Obrigada pela resposta!!! Fique com Deus!!!
ResponderExcluirRegina dê um grande beijo e um abraço em seu filho,que Deus te abençoe,uma noite abençoada para vc e todos os seus. Boa noite.
ExcluirSe tudo na vida fosse fácil não existiria aquela força chamada FÉ.. É com esta frase que eu termino a minha participação do blog.
ResponderExcluirPor hoje né
ResponderExcluirUma ótima noite para você Eunice Teixeira. Estou voltando agora é lendo os fatos, comecei mas tive que dar um rolezinho.
ExcluirFique na paz
Fique na paz também
ExcluirMeu sogro mora na Bahia e meus carro são com o endereço dele só pagamos o documento e ele chega pelos correios sem pagar taxa alguma só pagamos o ipva
ResponderExcluirObrigada Eunice!!Para voce também,tudo de bom!!!!
ResponderExcluirBom dia, Eu adquirir um veículo em Araruama, então para esclarecimento eu terei que pagar o IPVA 2019, DPVAT 2019, Duda de transferência, Duda de Troca de Município, Duda de Troca de placa Mercorsul e a nova taxa GRT e ainda passar por vistoria, é isso mesmo?
ResponderExcluirSe não esqueceu de algum detalhe , é tudo isso
ExcluirBoa tarde, alguém poderia me tirar uma dúvida? Será que eu pago multa se eu deixar para pagar o licenciamento só dia 2 de fevereiro?
ResponderExcluirParabéns WW promessa cumprida. Cada um que se responsabilize pelas condições de seus veículos, e adeus vistorias desnecessárias. Vou de carro velho...otimo domingo a todos.
ResponderExcluir