SIGA O NOSSO BLOG - TRABALHADOR / SERVIDOR / APOSENTADO / PENSIONISTA / EMPREENDEDOR

INFORME PUBLICITÁRIO

INFORME PUBLICITÁRIO
Serviços e Produtos de responsabilidade do anunciante

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

REFORMA DA PREVIDÊNCIA - EQUIPE DE PAULO GUEDES E GOVERNADORES NÃO SE ENTENDEM

Alexa Salomão / Flavia Lima - SÃO PAULO - Folha/Uol



Segundo o Site UOL/Folha, uma forte divergência na equipe econômica sobre o texto da reforma da Previdência levou o ministro Paulo Guedes (Economia) a optar por desidratar o trecho dedicado aos servidores públicos.

A decisão pouco afeta a União, mas coloca em xeque o destino da reforma nos municípios e, especialmente, nos estados —justamente quem mais tem urgência numa solução para o problema do déficit previdenciário.

Pessoas que acompanham os ajustes finais na reforma da Previdência, e que falaram na condição de anonimato, explicam que foram retirados da proposta de reforma instrumentos que viabilizam o ajuste mais rápido e eficiente do crescente buraco nas previdências estaduais. 

Entre eles estão a exigência de contribuição extraordinária dos servidores em caso de déficit do sistema; a obrigatoriedade de se fazer equacionamento do passivo; a transformação da Previdência pública em fundo de pensão —nos moldes já adotados por estatais federais.


NOTA DO BLOG
A matéria mostra como é complicado se chegar a um consenso em TERMOS DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA, o que leva até mesmo a ocorrência de sérias divergências no GRUPO que trabalha no seu fechamento, para apresentação possivelmente amanhã do texto final.

Os governadores de ESTADO querem que a REFORMA traga MEIOS e MODOS deles resolverem suas (Dos estados que governam) VIDAS, sem precisar passar por muito sofrimento nas Assembleias Legislativas. O governo federal se deu conta que, pagaria o ÔNUS da impopularidade sozinho, e que isso poderia dificultar a aprovação do que ele (Governo Federal) tem mais interesse. 
*****************************************************************************

22 comentários:

  1. Pq não começa reformando o salário deles os cargos deles e aumentando o tempo pra eles se aposentar cambada de ladrões

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde ! Politico não deveria ter direito a aposentadoria,e no máximo 3 mandatos. Política tem que deixar de ser profissão. Tem muitos bandidos na política.

    ResponderExcluir
  3. Engraçado... Na proposta da Reforma Ministro da Economia e equipe de tecnocratas da área falam em contribuições extras do Servidores sempre que rombo previdenciário acender luz amarela no caixa da previdencia estadual. Agora ativar as PROCURADORIAS DOS ESTADOS E DA FAZENDA NACIONAL para entrar com ações de execução em relação aqueles valores e dividas de empresas privadas e até mesmo das estatais inscritas na DÍVIDA ATIVA TANTO DO ESTADO COOMO DA UNIÃO. Em questão de dividas previdenciárias e tributarias devidas por elas. Ninguém... Nem Ministro da Fazenda como os técnicos das áreas da PREVIDENCIA E FAZENDA NACIONAL cogitam em por em prática. em vez disso no entender deles. É mais fácil cobrar dos trabalhadores e servidores mais pobres do que das empresas milionárias. Isso me gera uma imensa revolta pela falta de competências dos entendidos no tema para por em prática.

    ResponderExcluir
  4. Quando me refiro as EMPRESAS ESTATAIS. Quero dizer principalmentes daquelas que foram privatizaddas ou falidas noS GOVERNOS FERNANDO HENRIQUE CARDOSO . LUIZ INACIO LULA DA SILVA, que no leilão de privatização quando foi arrematas por grupos empresariais. Este grupos só assumiram a PARTE BOAS DELAS. Já a PARTE PODRE DELAS. O GOVERNO FEZ QUE ASSUMIU MAIS SEUS DIRIGENTES E GESTORES NÃO HONRARAM COM A QUITAÇÃO DOS DEBITOS PREVIDENCIÁRIOS E TRIBUTÁRIOS VINCULADAS DESSA PARTE PODRE. Um exemplo clássico foi a VARIG. Arremata pelo grupo que hoje faz parte da GOL LINHAS ÁREAS que assumiu só a BANDA BOA. ENQUANTO A BANDA PODRE ( débitos previdenciários, tributários e ligados ao FUNDO DE PENSÃO DA VARIG) ficou sob responsabilidade do GOVERNO LUIZ INACIO LULA DA SILVA E SUA EQUIPE DE TECNOCRATAS DAS REFERIDAS PASTAS.

    ResponderExcluir
  5. BOA TARDE

    Minha opinião é que o Brasil precisa sim fazer uma Reforma da Previdência. Mas que tipo de REFORMA ?

    Primeiro tem que COMBATER A SONEGAÇÃO, AS FRAUDES E REDUZIR DRASTICAMENTE AS ISENÇÕES.

    Ou seja, começar assegurando a ARRECADAÇÃO, COLOCANDO O DINHEIRO DOS DESCONTOS PREVIDENCIÁRIOS PARA FINANCIAR A PREVIDÊNCIA. Isso feito, pois é BÁSICO que qualquer sistema precisa de RECURSOS para se manter, aí partir para corrigir distorções e privilégios.

    Infelizmente, pelo que já vi, isso aí não será prioridade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Servo. Combater fraudes e não promover desonerações que importem em redução nas fontes de custeio da Seguridade Social são uma obrigação para qualquer gestor remotamente competente e não necessitam de Reforma.

      A Reforma da Previdência tem apenas um objetivo: acabar com a previdência pública e beneficiar os bancos privados, que ficariam com a gestão das contas criadas no sistema de capitalização, cobrando, naturalmente, altíssimas taxas. Esse modelo de capitalização foi implantado no Chile, criou uma classe de mendigos da terceira idade e faz do país o recordista de suicídio de idosos, pois as pessoas chegam à velhice sem conseguir juntar recursos suficientes para sobreviver e sem ter saúde para continuar a trabalhar. É de uma crueldade extrema e é o que desejam importar para o Brasil.

      Não importa em quem votaram ou deixaram de votar, nós precisamos nos unir para barrar essa iniquidade. Haverá uma campanha maciça para tentar empurrar a reforma goela abaixo da população, mas é hora do povo reagir, como fizeram argentinos e franceses, e mostrar aos que foram eleitos que não receberam carta branca para fazer o que lhes der na telha, tanto menos prejudicar a população.

      Quem desejar conhecer como é o processo de formação, o perfil e o crescimento da dívida pública e a verdadeira razão pela qual defendem tanto a Reforma da Previdência, recomendo a entrevista do economista Eduardo Moreira com a Maria Lucia Fattorelli, Auditora da Receita Federal.

      https://www.youtube.com/watch?v=QvL7dqSMgqM&t=2382s

      Excluir
    2. Boa Tarde

      Sim, essa CAPITALIZAÇÃO é uma MALUQUICE. Reduzir os benefícios dos mais pobres, meter a mão na pensão por morte, assaltando o direito de viúvos e viúvas, outras tantas.

      Por isso que fiz a ressalva, QUE REFORMA ?

      Existem muitos abusos. Tem gente que acumula aposentadorias com ganhos astronômicos.

      E aí vem o problema, com o TOPO DA PIRÂMIDE, que é onde estão REGALIAS e GANHOS ABUSIVOS, não acreditao que consigam mexer.

      Excluir
    3. Eu sugeri essa entrevista com a Maria Lúcia Fattorelli, justamente porque ela explica a estrutura do endividamento brasileiro, que é a desculpa para a Reforma da Previdência, o tal "ajuste fiscal". O que acontece, resumidamente para aqueles que não teriam tempo de assistir ao vídeo, é que o governo "toma emprestadas" as sobras de créditos dos bancos. Todo aquele dinheiro que ficou nos cofres dos bancos e que não foi emprestado, seja para pessoas físicas ou jurídicas, o governo pede emprestado pagando juros altíssimos e aumentando a dívida pública. Um outro efeito é que os bancos não precisam correr atrás de movimentar esses recursos, oferecendo juros menores e condições mais atraentes para os consumidores, ou seja, a taxa de juros não baixa, porque o governo remunera diretamente os bancos através do Tesouro Nacional. Para sustentar essa ciranda financeira, onde a dívida e os juros só crescem, eles precisam descobrir de onde tirar mais recursos e aí surgem as tais "reformas", como a da Previdência, pois o que o governo retira da Seguridade Social todos os anos através da DRU (Desvinculação de Receitas da União) já não é mais suficiente.

      Como você pode ver, além do desmonte da Previdência Pública, ainda temos essa verdadeira orgia financeira, cujo resultado é um spread bancário, que é um dos maiores do mundo e que nunca é reduzido, e juros de 300% ao ano para um simples empréstimo para pessoa física enquanto o mesmo banco remunera um investimento como a caderneta de poupança com ganhos que não chegam a dois dígitos.

      Excluir
    4. Boa tarde. Não sou economista, portando não vou dar palpites do que desconheço.
      Mas sempre fico me perguntando, por que governo nenhum tomou ou toma uma atitude em relação à essas taxas de juros tão altas aplicadas pelos Bancos Públicos e Privados aqui no Brasil? São as maiores taxas de juros do mundo. Isso é um escândalo causador de muitos transtornos na vida das pessoas.

      Excluir
    5. Boa noite, Rosane. O governo não apenas não toma qualquer providência, como é o maior incentivador dessas taxas de juros absurdas que temos no Brasil. Como diz a Auditora Maria Lucia Fattorelli na entrevista, a manutenção desse círculo vicioso acabará por travar de vez a economia, porque vai chegar um momento em que não haverá mais empresa para privatizar e tudo já terá sido espremido da população em matéria de perda de direitos.

      Outra questão grave que ela coloca é sobre o perfil do endividamento dos brasileiros. Enquanto em países como os Estados Unidos, o cidadão busca empréstimos para consumir (comprar um bem mais caro ou a casa própria) e para empreender, gerando em ambos os casos crescimento, os brasileiros estão se endividando para conseguir pagar as contas de todo mês (luz, gás, telefone, aluguel, etc.), ou seja, não há qualquer benefício para a economia.

      É uma situação muito assustadora e o pior é que as pessoas não parecem ter consciência do tamanho do buraco em que o país está sendo atirado e se comportam em relação à política, aos políticos e partidos como se estivéssemos num jogo de futebol.

      Excluir
    6. Bom dia M. Rocha.
      Verdade, o brasileiro pega empréstimo até para comprar remédios, pagar consultas médicas e exames, pois não temos um sistema de saúde que atenda a demanda da população. Como vc disse, estão tirando tudo de nós e o pior é que o povo brasileiro continua apático em relação aos graves fatos que estão acontecendo.
      Obrigada pela explicação e atenção. Gosto muito desses comentários que tiram nossas dúvidas. Esse BLOG é tudo de bom. Ao Servo, parabéns por nos proporcionar esse espaço, onde podemos dialogar e aprender uns com os outros.

      Excluir
  6. Bebianno,diz não ter nada a falar sobre Bolsonaro,mas segue que pode "sair atirando". Publicamente ministro afirma que vai esclarecer a verdade e que isso não envolve o presidente.Mas a interlocutores ministro teria dito que Bolsonaro é louco e um "perigo para o Brasil".Isso quer dizer que ele vai colocar a m....toda no ventilador.

    ResponderExcluir
  7. Governo só tem 4 votos a favor de congelar piso; 28 parlamentares são contra a proposta do governador Wilson Witzel jornal Extra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Paula. Apesar de alguns deputados ainda não terem decidido, a diferença de votos é grande. Espero que os deputados da ALERJ, tenham o bom senso de continuar firmes na decisão de vetar essa proposta imoral do sr Witzel de congelar o piso salarial dos trabalhadores. Vai ser uma derrota para esse governador arrogante.

      Excluir
  8. Boa tarde.
    Muitos pontos obscuros ainda nessa Reforma da Previdência. O Governo diz que vai haver transparência, para que a sociedade tenha conhecimento das propostas. Mas temo que essa Reforma se transforme em uma cortina de fumaça.
    Temos o direito de saber sim a verdade sobre a Reforma, detalhe por detalhe. Isso ainda vai dar muita polémica.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde. O que os governadores desejam é poder gerir de forma criminosa os fundos de pensão, como Cabral e Pezão fizeram aqui no Rio com o Rio Previdência, e depois jogarem a responsabilidade e cobrarem a conta dos servidores.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde rosane espero que esses deputados votem a nosso favor ser não será um absurdooooo

    ResponderExcluir
  11. Servo Boa tarde.
    O Sr. Acha que os servidores terão que pagar além dos 14 porcento que já contribuem com mais alguma taxa?
    Meu DEUS será que isso será aprovado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Roberta. Segundo uma matéria que eu li hoje, parece que esse ponto foi retirado do texto, mas a ideia inicial era de estabelecer uma contribuição extra para cobrir eventuais rombos dos fundos de pensão de Estados e Municípios. É claro que é necessário aguardar o texto final, pois o anúncio da retirada desse dispositivo provavelmente despertará uma reação dos governadores e não se pode descartar que volte a constar da Reforma da Previdência, até porque este é um governo caracterizado por muitos recuos. Isso seria uma espécie de salvaguarda para que os fundos tivessem uma gestão temerária e a responsabilidade fosse transferida para os servidores, aposentados e pensionistas, o que seria o absurdo dos absurdos, mas não podemos esquecer que essa proposta de Reforma da Previdência parte de um Ministro, Paulo Guedes, acusado de dar prejuízos milionários justamente em fundos de pensão.

      Excluir
    2. Eles pensam nisso sim, ou, ao menos pensavam.

      Mas, alíquotas muito ALTAS, como aquelas que o PEZÃO queria impor, de 22%, são na verdade CONFISCO, e aí fatalmente derrubadas na JUSTIÇA.

      Vamos ver. Se o BOLSONARO conseguir assinar a demissão do BEBIANO, ele deve encaminhar essa proposta na 4a. feira. Aí saberemos a CARA DO MONSTRO.

      Excluir
  12. Somando 14% da previdência com os 27%
    De imposto de renda o Estado fica com quase 40% do meu salário. E agora existe a possibilidade de aumentar. Vou trabalhar so para pagar impostos
    E se eu quiser sair, não recebo nenhum direto trabalhistas.
    Não só eu, todos nós, nosso regime não pode ser equivalente ao da iniciativa privada.
    Como disse o Servo, tem muita instituição que pode resolver essa problema que não é do servidor, nem de qualquer outro trabalhador.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: PARA COMENTAR VOCÊ PRECISA TER UM PERFIL ABERTO. Por uma INTERNET de BOM PADRÃO, e para ter seu comentário publicado, seja respeitoso, sem uso de palavras de baixo calão, sem pregação de ódio, discriminação, ofensas ou ilegalidades, na certeza que sua opinião é muito importante. Exerça seu direito de crítica aos perfis públicos de políticos e governantes, sem afirmações que não possam ser comprovadas. Esse é um BLOG privado, que divulga conteúdo de interesse público, ressalvado, portanto, o nosso direito de MODERAÇÃO e de deletar comentários impróprios a nosso critério.

NÃO É PERMITIDO FAZER PROPAGANDA OU OFERTA DE PRODUTOS E SERVIÇOS SEM AUTORIZAÇÃO DO BLOG. NEM DIVULGAR DADOS PESSOAIS, TELEFONE E ENDEREÇO.

A responsabilidade pelo teor dos comentários é do autor dos mesmos, que poderá ser identificado com ordem judicial pelo IP.

A LeaderCred é uma empresa de CRÉDITO que apoia nosso BLOG. Para fazer empréstimo CONSIGNADO com segurança e o melhor atendimento, Fale com a Léa: 4063-9286.

ACERVO SOU SERVIDOR

Arquivo do blog