SIGA O NOSSO BLOG - TRABALHADOR / SERVIDOR / APOSENTADO / PENSIONISTA / EMPREENDEDOR

INFORME PUBLICITÁRIO

INFORME PUBLICITÁRIO
Serviços e Produtos de responsabilidade do anunciante

terça-feira, 30 de julho de 2019

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO - ASSÉDIO E ABUSO AOS BENEFICIÁRIOS DO INSS -


INSS e Senacon assinam acordo para aumentar combate na concessão abusiva de consignado


O Presidente do INSS, Renato Vieira, assinou nesta quarta-feira (24) acordo com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão ligado ao Ministério da Justiça, para intensificar a fiscalização da prática abusiva na concessão de empréstimo consignado a aposentados e pensionistas do INSS.

Um dos objetivos principais é fazer com que os bancos cumpram a nova regra (Instrução Normativa nº 100), publicada pelo INSS no fim do ano passado, que impede a oferta de empréstimo ou cartão de crédito consignado – por pelo menos seis meses – para os idosos que acabaram de se aposentar.

A medida contribui para prevenção de fraudes e garante mais segurança e proteção para os aposentados do INSS. “Atualmente os cidadãos não enxergam efetividade na hora de reclamar que sofreram tais práticas abusivas. Só em 2018, foram registradas na Ouvidoria do INSS, 74 mil reclamações sobre isso e praticamente todas não se relacionavam a benefícios ou serviços do INSS”, afirmou o presidente do INSS, Renato Vieira.

Parceria

Nesta quarta também, o INSS, a Senacon, o Banco Central, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e a Dataprev assinaram uma portaria conjunta que institui o Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) sobre empréstimo consignado.

O objetivo da parceria é trabalhar de forma integrada para elaboração de propostas de aperfeiçoamento quanto à operacionalização dos descontos realizados por meio de empréstimo consignado, contraídos nos benefícios pagos pelo INSS.

“Esta é a primeira vez que em que todos os órgãos envolvidos estão reunidos para encontrar uma solução definitiva e estruturada para esse problema”, destacou o presidente do INSS. A coordenação administrativa do GTI será realizada pelo INSS.

Consumidor.gov

O acordo assinado prevê ainda a realização de campanhas educativas e de incentivo para que os aposentados denunciem as instituições que desrespeitem a norma pelo portal de intermediação de conflito consumidor.gov.br.

O portal será, futuramente, o canal de reclamações e denúncias para os aposentados do INSS quanto a possíveis assédios por parte das instituições financeiras.

Início

A Senacon, a partir de uma lista fornecida pelo INSS, já definiu a instauração de processos administrativos relacionados às dez empresas com mais reclamações registradas sobre empréstimo consignado.

Fonte: INSS

174 comentários:

  1. BOM DIA

    Será que o BLOG pode abrir a caixa de comentários, sem que uma série de impropriedades sejam escritas ?

    Vamos tentar mais uma vez ?

    O assunto principal é CRÉDITO CONSIGNADO - ENDIVIDAMENTO - LIMITES PERCENTUAIS - CALL CENTER ABUSIVO - DIFICULDADE FINANCEIRA DOS SERVIDORES - SALÁRIOS CONGELADOS.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia seu servo e a todos os servidores , vamos sim ,com respeito e educação bjs.

    ResponderExcluir
  3. BOM DIA SERVO, VC É MUITO ESPECIAL PRA MIM...

    ResponderExcluir
  4. VAMOS TENTAR SIM, POR MIM TÁ TRANQUILO. KKKKK

    ResponderExcluir
  5. Um dia Martin Luther King disse : Para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa. BOM DIA SERVO E A TODOS 🙏🙌🌹💜😍💕😘

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho uma irmã que tinha acabado de se apresentar, não tinha recebido ainda o seu primeiro salário,e as financeiras ligavam pra ela o dia inteiro oferecendo empréstimo. Como as financeiras ficam sabendo? Será que funcionários do INSS tem alguma coisa a ver?

    ResponderExcluir
  7. Ao longo da vida, muitas pessoas vão tentar te desencorajar e esgotar a tua força. Não perca tempo com elas, e procure a companhia daquelas que te dão valor por aquilo que você é e não pelas coisas que você tem. Essas pessoas serão a tua força. ass maluket.


    ResponderExcluir
  8. Estou sentindo falta do meu grande amigo Jamal. Jamal cadê você? 🙏🙏

    ResponderExcluir
  9. Bom dia a todos, um grade abraço servo.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia a todos alguém já visualizou contra cheque pensionista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Torre Forte!
      Sim. O meu já aparece.
      Aposentada da SEEDUC.
      Site do Rio Previdência.

      Excluir
  11. BOM DIA, QUE NOSSO DIA SEJA ABENÇOADO!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Servo! Olá pessoal!

    " Se você não soltar o passado, com que mãos agarrara o futuro? "

    ResponderExcluir
  13. Bom Dia minha amiga Eunice!Fique com Deus e muitos beijinhos.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia a todos,sou Cristina Viveiros,Servo fala,mas pessoas não entendem,deviam criar WhatsApp para conversarem já que são amigos,aqui deixa pra informação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Cristina, o Servo nunca nos proibiu de termos amigos no blog. Somos amigos e também damos informações. Amizade é muito importante. 🙏🙏

      Excluir
  15. Graças a DEUS saí do consignado.
    Não quero outro nunca mais.
    O problema é o salário sem aumento a anos seguidos.
    A gente tem que fazer um certa mágica para pagar as contas.
    Mas eu e meu marido estamos controlando os gastos. Tá difícil, mas estamos conseguindo.
    Calculadora na mão gente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou me livrando de um esse mês, falta mais um ano que vem e depois nunca mais!
      Um abraço!

      Excluir
    2. Boa tarde Rivotril!
      Isso mesmo!
      Melhor ficar longe desses emptestimos. São verdadeiras arapucas para enriquecer banqueiros.

      Excluir
  16. Tenho três matrículas. Em cada uma há empréstimos consignados. Porém, quando clico em empréstimos aparecem os mesmos nas três matrículas. Liguei para o Rioprevidencia e a atendente não entendeu nada e ainda disse para eu nao ir ao RIOPREVIDENCIA porque não ia adiantar. Como assim? Quero especificados os empréstimos de cada matrícula. Nos contracheques aparecem. Mas as margens só estão disponíveis na parte de empréstimos. Não atualizaram. Se o Instituto não vai resolver quem vai?. Falei isso. Olhe nos contracheques estão certos. Mas nós empréstimos não. Era melhor quando as margens vinham nos contracheques. Tão burra que mandou eu pedir aos Bancos. Falei que não precisa porque consta nos contracheques. Mas as margens não. Ninguém faz nada. Uma pessoa do blog tentou. Mas não entendeu o que eu queria. Como alguém vai ter margens e os mesmos empréstimos iguais nas 3 matrículas. Impossível porque são diferentes. Não tenho a quem RECORRER.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia genteeeeeeeeee , meus gostosos e gostosas do blog ,bom dia seu servo homem inteligente para criar um bog desse maravilhoso , deve ser lindo ,bjs em todos , hoje eu tô q tô , pressão total .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rivotril minha lindaaaaa , adorei sisi ,mas nada de Rivotril pra mim ,quero continuar bem acesa , com o meu fogo incontrolável , é como diz a musica do meu querido Roberto Carlos ,nem bombeiro pode apagar,kkkkkkkkkkkkk bjs .

      Excluir
  18. Quanto ao comentário da manchete de hoje. É verdade que eles sabem tudo de nossa vida funcional. Quando aparece margem todo mundo liga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Marília, minha irmã tinha acabado de se aposentar,nem o primeiro salário tinha recebido,e eles já sabiam de tudo. Ligavam todos os dias, já ofereceram empréstimo pra ela de 30.000,00 reais. Eu não estou acusando,mas provavelmente alguém do INSS passa as informações. Como as financeiras ficam sabendo?

      Excluir
  19. Os do Estado também. Perturbam ligando. Quem os informa nosso telefone? Imagine o CPF. JÁ processei o BV porque forjou um empréstimo feito num escritório onde nunca fui. Eunice, amiga, estamos vulneráveis. É só o Estado atualizar as margens e eles começarão a ligar. Eunice é surreal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos têm muito interesse em oferecer empréstimo, porque no meio dele sempre embutem um seguro sem vc saber, já aconteceu comigo fizeram um seguro de 630,00 reais,mas liguei para o banco central e o Bradesco teve que me devolver o valor do seguro. O que nós não podemos é dar mole pra eles,tem que ler tudo.

      Excluir
  20. Servo bom dia agradeço imensamente a esse blog por tudo agora servo essa DN Eunice parece que é a dona do blog responde a todo mundo com sua opinião que muitos não pedirão , intrometida .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiguinho, foca no assunto...kkkkkkkkkkkkk

      Abraços!!!!

      Excluir
    2. De novo sim ,,,, e quantas vezes for necessário pode rir a vontade ,sua intrometida ou intrometido né não sei 😆😆😆😆

      Excluir
    3. Umas gotas de Rivotril sublingual resolve! Fica a dica!
      🤘🤘🤘🤘

      Excluir
    4. Oi Rivotril me desculpa porque quando eu enviei essa mensagem não tinha lido seu comentário depois que eu vi ,eu não tava falando PR vc não tá parceiro , desculpe aí 👍

      Excluir
  21. Bom dia Servo!Me tire uma dúvida Servo,minha mãe era professora aposentada do estado ensino da 1a á 4a série,nos somos entre 3 filhos maiores,sei q não temos direitos a pensão, mas será q temos algo a receber? Grato Servo.

    ResponderExcluir
  22. Eunice. Qual o telefone do banco central? O Bradesco fez isso comigo também. Fiquei esperançosa depois disso. Obrigada, Eunice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O telefone é 145 das 8 as 20h, só aceita chamada de fixo. Liga mesmo, depois vc me fala. Os atendentes são muito atenciosos.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Boa tarde , Marilia o banco fez isso comigo também , liguei pra lá e pedi o cancelamento e o estorno do meu dinheiro ele me devolveu em cinco dias , o número central 40042747

      Excluir
    4. Willian esse numero da que não existe!

      Excluir
    5. Boa noite...pra quem está com problemas com o Bradesco a respeito de seguro prestamista .... é esse o nome do seguro que embutem ,sem que saibamos... é só ligar para a ouvidoria do banco Bradesco...tem o telefone nós extratos...eu tinha bastante empréstimos ...e todos eles ,com esse seguro prestamista..e recebi todos...

      Excluir
  23. Algum pensionista da segurança pública já conseguiu visualizar o contracheque??????

    ResponderExcluir
  24. Bom dia a todos!!!
    Empréstimo só em caso de emergência, pq se ficar refinanciando, acabou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, RIVOTRIL, BOA TARDE EU DEIXO UMA PARTE SÓ PRA REFINANCIAR POIS FIZ CASA DE DOIS ANDARES GRAÇAS AOS EMPRETIMOS SEM COMPROMETER MUITO O MEU SALÁRIO!!!

      Excluir
    2. DIGO: COMPROMETER MUITO O MEU SALÁRIO.

      Excluir
    3. Pois é! Ajuda nessa parte é realmente nos vicia...kkkkkkkk
      Mas se não comprometer seu orçamento, aí td bem!

      Excluir
  25. É uma prece de toda manhã, quase um mantra: peço, ‘ensinai-me Senhor a agradecer’. A gente tem tanto, às vezes se esquece.

    Amém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Rivotril, já sabe que sou sua fã, desde ontem e agora também já sei que vc é uma das minhas. Um grande beijo no seu coração 😘🙏🙌😍😘🙌🙏😍

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Bom dia, Eunice!
      Venho observando essa grupo faz tempo...
      Tb sou sua fã!
      Vc sempre ajuda os demais prontamente, isso é td pra mim!
      Um beijão!!!
      ❤🙏

      Excluir
    4. Boa tarde a área da segurança contracheque disponível Acabei de visualizar o meu Rio Previdência

      Excluir
  26. Boa tarde FOFOQUENICE TEIXEIRA DE PLANTÃO, pensa que te abandonei? kkkkkkk vai ocupar seu tempo numa academia da 3 idade muié.

    ResponderExcluir
  27. Vamos tentar mais uma vez ?

    O assunto principal é CRÉDITO CONSIGNADO - ENDIVIDAMENTO - LIMITES PERCENTUAIS - CALL CENTER ABUSIVO - DIFICULDADE FINANCEIRA DOS SERVIDORES - SALÁRIOS CONGELADOS.

    RSRSRSRSRS.
    Juro que entendi, tipo se quiser relacionamento ou um papo e só procurar outros meios.
    Assim aqui vamos falar da situação nossa.
    Se for isso eu entendi.
    Se não for isso eu entendi errado ainda.
    Boa tarde a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felizão, qual problema falar de coisa séria e fazer amizade??
      Relaaaaaxa!😁

      Excluir
  28. O blog parece que virou face buk.....kkkkkkkkkkk me ajuda aí....!

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde.... Está nas redes sociais,algo sobre recharcimento de PASEP..... alguém sabe alguma coisa sobre isso...?

    ResponderExcluir
  30. Tantas pessoas com tantas dúvidas e o povo de bate papo inútil

    ResponderExcluir
  31. Willian. Agradeço a orientação. Mas o número 40042747 só dá ocupado. Ou então diz que esse número não existe. Tem outro?

    ResponderExcluir
  32. Eunice o número 145 apresenta várias opções. Cliquei na de informações. Repete todo o menu. Ligo de novo e opto pela 9. Aí a ligação cai para ocupado. Você clicou em qual? Acho que a certa seria a de informação. Mas nada feito. Repete o menu. Gostaria de resolver. Agradeço a sua informação.

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde galera do blog contracheques dos pensionistas do estado já disponível achei de ver no app

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi no site também,já está liberado o contracheque do mês de julho .

      Ótima tarde para todos.

      Excluir
  34. Esta congestionado o site! JÁ deve esta DISPONÍVEL...

    ResponderExcluir
  35. Contracheque de Julho, disponível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relaxe, com ou sem contra cheque vamos receber

      Excluir
    2. Já sou uma pessoa relaxada kkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. Não parece, mas fique tranquilo por que quem fala nunca é.

      Excluir
    4. Mais está suave, não muda nada, você parece uma pessoa alegre, e pessoas alegres são legais.
      Pena que ninguém conhece ninguém aqui nem os proprimos nomes.
      Valeuuuu

      Excluir
    5. Sou um espírito feliz!!!
      Estou sempre rindo, mesmo diante de coisas tristes!
      A vida é assim.
      Tudo na vida passa, até uva passa...🤣🤣🤣🤣🤣

      Boa tarde!

      Excluir
  36. Boa tarde!contra cheque pensionista da policia civil esta liberado!!!

    ResponderExcluir
  37. Muito bom , na esperança q o nosso excelentíssimo senhor governador libere o nosso pagamento dia 09 .

    ResponderExcluir
  38. CONTRA CHEQUE DISPONÍVEL, E VAMOS TORCER QUE ELE ADIANTE O NOSSO, PG...🙏

    ResponderExcluir
  39. Alguma informação sobre o ras por favor???

    ResponderExcluir
  40. O contracheque de julho do Estado já está disponível e para minha frustração a revisão de pensão que pedi em janeiro ainda não veio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um absurdo! Isso tinha que ser automático!

      Excluir
    2. Concordo Rivotril. Para que a tecnologia se não usam a favor da gente...

      Excluir
    3. Pois é! Dei entrada tb já vai fazer 3 meses, até agora nada.

      Excluir
  41. Boa tarde! Roseli eu pedi minha revisão em março, e até agora nada, esperava no contra cheque deste mês, frustada igual a você, liguei para o Rio previdência fui informada que só através do chat qualquer informação. Mais toda vez que acesso o chat, eles falam que é por ordem de chegada dos documentos, para ir sempre verificando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rita, qdo eu abri fui informada que deveria demorar uns 3 meses.
      Em abril qdo liguei me falaram que deveria esperar o contracheque de maio. Mês passado abri um chamado na Ouvidoria e já me contaram outra história, que eu deveria aguardar o DAP, e em abril disseram que isso seria automático...ou seja ninguém sabe o que fala
      Eu moro longe de postos da Rio Previdência, mas ligo toda semana...

      Excluir
    2. Eles enrolam de todas as formas, que raiva que dá! É direito e a gente tem que ficar implorando.

      Excluir
    3. Roseli, se você não pediu a revisão apresentando o DAP demora muito mais pois o Rioprevidencia irá entrar em contato com o órgão de origem do servidor para requerer o DAP e somente após recebê-lo irá dar prosseguimento ao processo de revisão! Este prazo de 3 meses é para quem apresenta o DAP ou para carreiras que possuem o DAP eletronico! Por exemplo, as pensionistas da Polícia Civil não possuem DAP eletronico, ele é manual.

      Excluir
    4. Aposentada idosa, dei entrada no Tribunal de justiça, que é o órgão de origem do meu falecido, dei entrada na Declaração se vivo fosse, preenchi o DAP, isso tem quase 3 meses, todo dia entro na página do tribunal e nada! Será que vai demorar?

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Bom dia Rivotril! Me desculpe mas não entendi! você deu entrada no TJ de que? Como assim você preencheu o DAP? Porque as pensionistas em geral pedem o DAP no órgão de origem e depois quando o DAP está pronto ingressam com o pedido de Revisão no Rioprevidencia apresentando este DAP. Neste caso demora entre 3 e 4 meses após o pedido de Revisão. Mas no seu caso me parece diferente pois pelo que você informou o pedido de Revisão é feito no próprio TJ .

      Excluir
  42. ESSE MES ACABOU UM EMPRÉSTIMO PESSOAL, VAI VIM BONITO, BOA NOITE A TODOS!!!

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu acaba esse mês e só vou receber em Setembro,ninguem merece!

      Excluir
  44. Eu acho que a última parcela acabou em julho, agosto já não vem...

    ResponderExcluir
  45. Boa noite. Contracheque pensionista PMERJ disponível em site do rioprevidencia.

    ResponderExcluir
  46. Contracheque pensionista PMERJ disponível

    ResponderExcluir
  47. Se antecipar, vai ser Td de bom!!!

    ResponderExcluir
  48. As vezes quando passamos por momentos difíceis nos perguntamos onde está DEUS,mas lembre-se é durante a prova que o professor fica vem SILÊNCIO.BOA NOITE SERVO E A TODOS 🙏🙌🌹💝😘😍💝💕💜🙏🌹

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com isso se você estudou o suficiente vai dar tudo certo.
      Mas se não estudou e nem entendeu a matéria você vai se dar mal.
      É isso?

      Excluir
    2. Sinceramente que não entendi o seu raciocínio.

      Excluir
    3. Leia o que foi escrito na íntegra

      Excluir
    4. A leitura faz parte de sua vida.
      E na minha vida a leitura e a interpretação andam juntas.
      Por favor Eunice não estou ofendendo . Nunca faria isso com você.
      Espero que leia.

      Excluir
    5. A leitura faz parte da minha vida,sim ,eu leio tanto que as vezes tenho raiva de mim mesma por ler tanto.Eu sei que vc não me ofendeu, só estava querendo entender. A leitura sempre fez parte da minha vida,e daqueles que me cercam. Meus filhos,e agora meus netos, todos tem que ler. A leitura é muito importante em nossas vidas. Muito obrigada e um boa noite.🙏🙏

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    7. Eunice vc está com tempo para a leitura?

      Excluir
    8. Boa noite,amada!!!
      ❤❤❤🙏🙏🙏

      Excluir
    9. Para ler não precisa de tempo, basta ter vontade.

      Excluir
    10. Boa noite minha querida amiga Rivotril 🙏😘🙌🙏😘

      Excluir
    11. Meu pai fazia a gente ler todos os dias! Fiz isso com meus filhos, falam corretamente e escrevem corretamente, são pessoas com outra cabeça! Ler é maravilhoso, vc viaja, se liberta!

      Excluir
    12. Minha filha hoje com 31 anos, com 5 anos ela já lia tudo,e o meu netinho filho dela está com 7 anos e já está na terceira série. Tem que ler livros instrutivos sempre comprei livros para os meus dois filhos, hoje compro para meus netos.

      Excluir
    13. A leitura livra você da ignorância.

      Excluir
    14. A melhor coisa! Quem não lê, perde muita informação e fica ignorante! Tenho livros na cabeceira, no banheiro, na cozinha...kkkkkk

      Excluir
  49. Boa noite contra cheque pensionista já está aparecendo

    ResponderExcluir
  50. Olá! Boa noite. Algum pensionista da segurança teve desconto de décimo terceiro referente ao ano de 2015

    ResponderExcluir
  51. O contra cheque foi liberado mas a margem não foi atualizada... confere ????

    ResponderExcluir
  52. Teve um desconto no salário referente ao décimo de 2015

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente reclamando disso.

      Excluir
    2. No meu contra-cheque de junho veio um desconto de 105,00 reais referente ao décimo terceiro de 2015.

      Excluir
    3. Esses descontos são abusivos!!!

      Excluir
  53. Gente mas Oq é isso descontar assim uma coisa q nem sei liguei p o rio previdência falam q não sabe q não acesso

    ResponderExcluir
  54. Dona Eunice a senhora conseguiu resolver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive um imprevisto com o meu pagamento,pois o rioprevidencia do nada reduziu minha pensão,estou resolvendo essa questão para depois ver esse problema desse desconto. Mas vou correr atrás.

      Excluir
  55. Mas falaram Pq d redução minha mãe está com um.processo lá.pois queria reduzir

    ResponderExcluir
  56. Dizendo q o meu pai não serviu 20 anos sabe é tanta palhaçada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles mentem descaradamente! Corra atrás!

      Excluir
    2. Minha pensão foi reduzida porque o rioprevidencia descaradamente inventou uma profissão que não era a do meu pai, depois de 27 anos.Mas já estou resolvendo com a defensoria pública,eles vão ver o que é bom pra tosse.

      Excluir
  57. Levamos a declaração do quartel q meu pai serviu 20 anos e aguardando Oq vão fazer bando de safados

    ResponderExcluir
  58. Amiguinhos, boa noite a todos e fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  59. Que Deus abençoe o sono de cada um,e que o amanhã seja de grandes vitórias e portas abertas. Boa noite Servo e que o SENHOR te ilumine sempre. 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: PARA COMENTAR VOCÊ PRECISA TER UM PERFIL ABERTO. Por uma INTERNET de BOM PADRÃO, e para ter seu comentário publicado, seja respeitoso, sem uso de palavras de baixo calão, sem pregação de ódio, discriminação, ofensas ou ilegalidades, na certeza que sua opinião é muito importante. Exerça seu direito de crítica aos perfis públicos de políticos e governantes, sem afirmações que não possam ser comprovadas. Esse é um BLOG privado, que divulga conteúdo de interesse público, ressalvado, portanto, o nosso direito de MODERAÇÃO e de deletar comentários impróprios a nosso critério.

NÃO É PERMITIDO FAZER PROPAGANDA OU OFERTA DE PRODUTOS E SERVIÇOS SEM AUTORIZAÇÃO DO BLOG. NEM DIVULGAR DADOS PESSOAIS, TELEFONE E ENDEREÇO.

A responsabilidade pelo teor dos comentários é do autor dos mesmos, que poderá ser identificado com ordem judicial pelo IP.

A LeaderCred é uma empresa de CRÉDITO que apoia nosso BLOG. Para fazer empréstimo CONSIGNADO com segurança e o melhor atendimento, Fale com a Léa: 4063-9286.

ACERVO SOU SERVIDOR

Arquivo do blog