SIGA O NOSSO BLOG - TRABALHADOR / SERVIDOR / APOSENTADO / PENSIONISTA / EMPREENDEDOR

INFORME PUBLICITÁRIO

INFORME PUBLICITÁRIO
Serviços e Produtos de responsabilidade do anunciante

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

GOVERNO DO RIO E UNIÃO, MENTEM E ESCONDEM QUESTÕES QUE ATRASAM A LIBERAÇÃO DO EMPRÉSTIMO DE R$ 2,9 BILHÕES

E ESSA COISA AINDA QUER SER PRESIDENTE


O empréstimo de 2,9 bilhões de reais do BNP Paribas ao Estado do Rio de Janeiro, que tem o governo federal como avalista, deve sair ainda esse ano mas ainda precisa superar uma pendência com o Banco Mundial para que seja liberado, afirmou nesta segunda-feira o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

Segundo ele, no passado, o Rio de Janeiro já tinha usado 20 por cento das ações da Companhia de Água e Esgoto do Estado (Cedae) como garantia a outro empréstimo junto ao Banco Mundial.

"Esperamos que seja liberado o novo empréstimo ao Rio ainda esse ano. Existe uma negociação feita com o Banco Mundial e é importante que seja resolvido o mais rápido possível", afirmou Meirelles a jornalistas.

"Para novo empréstimo, seria uma garantia em primeiro grau dos 80 por cento (das ações da Cedae) e em segundo grau dos 20 por cento e para isso o Banco Mundial precisa concordar", finalizou ele. 

Procurada, a secretaria de Fazenda.do Rio de Janeiro não se manifestou prontamente.

NOTA DO BLOG

Em nenhum momento até aqui esse "EMPECILHO" havia sido mencionado.

Estranho que agora tragam isso, quando até sexta-feira passada eram apenas os acertos de cláusulas que estavam pendentes.

Pelo que o Ministro Meirelles diz, já havia uma negociação com o Banco Mundial para resolver essa questão de ser dado um AVAL para a liberação de um novo empréstimo. NEM o governo do Rio, nem a União, colocaram isso em momento nenhum. 

Ninguém da imprensa e do mundo dos negócios sabia dessa questão.

Ora, se apenas 50% do valor das ações da CEDAE está agora sendo colocado como garantia, e se outros 20% foram anteriormente colocados como garantia ao BANCO MUNDIAL, ainda restam 30%. Qual o motivo de estar emperrado. A parte que pode caber ao BANCO MUNDIAL não está, teoricamente, sendo colocada em risco.

Se o governo federal quiser, ele pode dar as garantias necessárias, ele é o AVALISTA do empréstimo, e as AÇÕES DA CEDAE garantem o AVAL do governo, e não o empréstimo em si. É o governo FEDERAL quem não quer assumir o risco. Exigiram que o estado entrasse nesse famigerado Plano de Recuperação Fiscal, e agora deixam milhões de pessoas entregues a uma negociação que já deveria ter sido tratada lá atrás.

Como já foi dito aqui várias vezes, essa é uma questão muito mais POLÍTICA do que técnica ou financeira. Infelizmente o governo do Rio de Janeiro está desmoralizado, sem força alguma, o estado perdeu seu PESO no cenário nacional, não tem qualquer protagonismo nesse momento.

É preciso aguardar a manifestação oficial do governo do Rio, pois, pelo visto, essa questão também estava sendo tratada, objeto de negociação e pode ser resolvida como tantas outras já foram.

245 comentários:

  1. Respostas
    1. Eles estao segurando porque querem que todos o deputados federais aceitem votar a reforma da previdencia

      Excluir
    2. Genteeeee...Revoltante!!!!! Governo sem escrúpulos!!!! Vergonha!!!!

      Excluir
  2. Fico revoltada, porque eu sei, que não é necessário o empréstimo para nos pagar, tem dinheiro para pagar a todos. Se não fizermos uma manifestação estratégica, nada vai acontecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não precisa manifestação alguma, o governo paga a polícia p/ combater qualquer protesto e a mídia p/ dizer que isso os manifestantes fazem não é certo. O que eles querem é que você não dependa mais do governo.

      Excluir
    2. A Polícia é regida pelo regime militar, caso as ordens não sejam cumpridas o mesmo que também é um servidor público perde sua matrícula

      Excluir
  3. Está claro que estão condicionado esse empréstimo a votação da reforma da previdência. Vamos levar essa questão a mídia pessoal. O que vcs acham???

    Vamos fazer barulho não podemos ficar parados com mais essa mentira!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Marcelo. O Pezão não tem força alguma junto à bancada do Rio e o Meirelles sabe perfeitamente disso. Se depender da "influência" do Pezão, a Reforma da Previdência não sai nunca. O que precisa ser feito é o que você sugeriu: os servidores precisam sair o quanto antes deste coma, porque o que nós temos até agora é pura embromação. Se não houver uma resposta, superada essa barreira, eles inventam outro entrave burocrático para atrasar a concessão do empréstimo. O Rio de Janeiro hoje é um laboratório para que eles possam medir o quanto o servidor aguenta ser esmagado sem reagir e, pelo que vimos até agora, o funcionalismo do Estado não se faz de rogado na hora de tomar pancada, apanha resignado.

      Excluir
  4. Boa tarde servo Será que essa semana e resolvem isso não aguento mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia, infelizmente, o que está nesta matéria mostra que esse empréstimo não será liberado tão cedo, não crie expectativas para esta semana.

      Excluir
    2. É de fato uma situação desesperadora, mas enquanto os servidores não se mexerem, esse quadro dificilmente irá mudar.

      Excluir
    3. Pega 2,9 bi e tira 20%, ficam 1,32 bi. Não paga toda a dívida. Certo? E aí, vão nos cobrar os 14% de previdência. A lei diz que tem que quitar os débitos primeiro. Ou estou enganado, Servo?

      Excluir
    4. Olá, Kuru. O valor do empréstimo não será alterado, o que é necessário é que o Banco Mundial dê autorização para contratação de um novo empréstimo usando-se a mesma garantia de um empréstimo anterior, as ações da CEDAE. A garantia principal seria de 80% e haveria uma garantia secundária envolvendo os 20% das ações da CEDAE do empréstimo anterior, junto ao Banco Mundial, por isso seria necessário que eles concordassem com a operação.

      Excluir
  5. Boa tarde servo e agora como fica essa situação será que a gente vai conseguir essa semana vai ser resolvido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia, acho que a M. Rocha já te respondeu essa questão.

      O próprio Meirelles já disse "espero" que seja ainda esse ano.

      Ou seja, a situação não é de muito otimismo.

      Excluir
    2. Boa tarde Seu Marcos obrigado e desculpa eu ter feito a mesma pergunta estou um pouco de ginástica com essa situação eu queria saber se pelo menos pagamento décimo dia útil vai sair se é certo Sou pensionista da segurança endividada

      Excluir
  6. O Rodrigo Maia como presidente da Câmara e representante do Rio de Janeiro como Deputado Federal tá mais preocupado em votar a reforma da previdência!!!!! Olha bem os políticos que elegemos!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que devemos esperar uma choradeira do Presidente da Câmara?

      Excluir
    2. As lágrimas de crocodilo do Maia aff

      Excluir
    3. Eles está preocupado com o nariz dele.

      Excluir
  7. Eu já imaginava que esse empréstimo não aconteceria o governo RJ estava apenas cozinhando os servidores em banho Maria , cada semana uma mentira agora chegou o momento que não dá mais para mentir e o Sr Henrique Meirelles resolveu falar a verdade, visto que os covardes Pezão é Gustavo Barbosa não são homens suficiente para assumir a responsabilidade de agir com transparência e verdade, enfim vamos ver o que esses corruptos que governam o estado tem a esclarecer a população !!!!

    ResponderExcluir
  8. Sra. Cris, boa tarde.

    Na verdade nós não temos governo.

    O que é Governo:

    Governo é a autoridade governante de uma nação ou unidade política, que tem como finalidade regrar e organizar a sociedade.

    QUEM NOS LEVA PARA O ABISMO, QUEM NOS ROUBA, QUEM SÓ TIRA NÃO É GOVERNO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde servo eu gostaria de entender antes eles não pagaram direito porque tinha a resto sempre era resto e agora é o quê ou melhor dizendo porque não paga não tem mais o resto antes a Desculpa era resto e agora que não tenha resto

      Excluir
    2. Boa tarde servo será que pelo menos o pagamento vai sair no décimo dia porque esse empréstimo não existe

      Excluir
    3. Servo me desculpe mas gostaria de uma explicação melhor sobre essa matéria.
      Então o valor da venda da Cedae não será liberado?
      Ou ainda sairá mais descontos dos 2,9 milhões?

      Excluir
    4. Boa noite, Roberta. O que a matéria diz é que haveria a necessidade de um aval do Banco Mundial, pois numa operação de crédito anterior, o Governo do Estado já havia dado 20% das ações da CEDAE como garantia. Neste caso, como será concedido um novo empréstimo usando-se a mesma garantia do empréstimo anterior, contratado junto ao Banco Mundial, seria supostamente necessária a aprovação do mesmo.

      Excluir
    5. Enquanto isso morremos e passamos fome pq é um povo burro e desorganizado. Q não sabe fazer nada. Nem exigir um direito constitucional. Isso fiquem esperando. Todos pacíficos. Já vim aqui é disse q minha morreu por isso e nada. Agora é ver meu pai passar fome . Perder casa, não pagar suas contas? Ir pra rua todos nós debaixo da Ponte??? Pq o povo não sabe votar e nem exigir o q é seu??? Ficam aí ... aí se Deus quiser ... sai essa semana??? Fala sério não da pra esperar. Cadê todos com a cara na rua pra valer?? Nadaaaaa. Só querem esperar por isso pezao tá lá dizendo q a gente se vira. Então me ajudem. Ajudem meu pai de 80 anos, pois minha mãe já morreu. Morreu

      Excluir
  9. Eles estão enrolando, já falei isso várias vezes. E tem dinheiro para pagar a gente. Só fechando a rua Pinheiro Machado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O negócio é o seguinte ninguém vota Vamos fazer uma manifestação no dia da eleição quebra tudo ninguém vota

      Excluir
    2. Nem manifestação tá dando um jeito neles Sinceramente não sei o que fazer

      Excluir
    3. Marcia, o fato é que até hoje não tivemos uma manifestação à altura do massacre sofrido pelos servidores do Estado, então o desgoverno perdeu toda e qualquer inibição de seguir devorando salários e direitos.

      Excluir
    4. Eu concordo com voce Rosângela...
      Tem dinheiro em caixa sim...mas, nao pagam ..pois esta reservado pra pagar a aerea de segurança e os serviços estratégicos( decisão política do Pezao)...Se o STF autorizasse o retorno dos Arrestos...todos ja teriam recebido setembro e outubro...SOS STF ARRESTO URGENTE QUE O DINHEIRO APARECE LOGO!!

      Excluir
  10. Pesadelo...tá caminhando que parece pra uma guerra...a justiça do RJ ta coniventes com esse bando de ladrões...pq não faz bloqueio nas contas públicas para pagar os servidores,dinheiro têm!!falta é respeito com cidadãos que deram à vida toda ao estado e no final o que se ver é roubalheira geral...todos de rabo preso com o chefe meliciano Pezão,Cabral,Picciani...uma vergonha!! So matando esses fdps.

    ResponderExcluir
  11. E agora??? Acho que só tem uma solução: greve geral!!!!! Para tudo!!!! Aliás, ainda não sei o motivo para que isso não tenha acontecido!!!

    ResponderExcluir
  12. SÓ ESTOU POSTANDO ESSES COMENTÁRIO PARA REGISTRA MINHA INDIGNAÇÃO COM O BLOG. DEIXEI UM COMENTÁRIO LONGO NA MATÉRIA SOBRE VAGAS DE EMPREGO, EXPLICANDO OS MEUS MOTIVOS.
    TALVEZ EU TENHA EXAGERADO; MAS FUI INJUSTAMENTE CENSURADO E ESTOU MUITO P... DA VIDA!
    ACOMPANHO OU MELHOR, ACOMPANHAVA O BLOG HÁ VÁRIOS MESES E VINHA INCLUSIVE DIVULGANDO AOS MEUS COLEGAS SOBRE O MESMO.
    MAS JÁ BASTA O DESGASTE COM A SITUAÇÃO DO RJ E DO BRASIL; AINDA FICAR ME ABORRECENDO NUM LUGAR ONDE VIM BUSCAR APOIO E OU AO MENOS INFORMAÇÕES CONFIÁVEIS; AÍ A CARCAÇA DE QUASE 50 ANOS DE IDADE E 20 DE LUTA NO SERVIÇO PÚBLICO, JÁ NÃO SUPORTA TANTO...
    FIQUEM COM DEUS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. ELIALDO

      O SENHOR NÃO FOI CENSURADO !

      Eu não deletei nenhum comentário seu. Mesmo aquele em que o senhor colocou palavrão, eu não deletei, para não lhe dar motivo de dizer que eu lhe censurei.

      Se o seu comentário não saiu, não foi por ter sido censurado por nós. Pode ter ocorrido qualquer problema, menos esse.

      NÃO NOS ACUSE, NÃO NOS COLOQUE NAS COSTAS UMA AÇÃO QUE NÃO FIZEMOS.

      Excluir
    2. Já vai tarde queremos nossos salários o que trabalhamos para ganhar e não preocupar empregos.

      Excluir
    3. A minha sorte é que o salário do Estado não é minha única fonte de renda.

      Acho que a matéria do emprego muito útil para quem tem saúde para complementar a renda ou para os mais novos que já observam que a situação do servidor público é ruim e deseja dar uma nova guinada na vida.

      O setor privado é uma roleta russa pode ser muito bom, como pode ser muito ruim. Mas, estagnado você não fica.

      Excluir
  13. Exatamente isso, a tal reforma da previdência, estamos d mal à pior, em um abismo sem fim, mais um natal triste!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que vai acontecer eles vão voltar essa semana para Previdência vão conseguir o que eles querem para depois pensar nesse tal empréstimo que olhando bem estou achando que é uma mentira ele só tá enrolando

      Excluir
  14. O governo federal não quer dá aval para o empréstimo. Como vc afirmou falta vontade política,o PMDB não tem como governar o Brasil e o RJ,a solução é a saída do governador. Se tivesse sido afastado em março,toda a chapa, hoje teríamos uma situação melhor, pois pior que Pezão não existe. Esse seria momento certo de cassação da chapa. Um novo governador teria maior capacidade de resolver essa situação.

    ResponderExcluir
  15. Respostas
    1. Acabou mesmo, adeus empréstimo, a única salvação é a fasp diante tal situação tentar conseguir com algum ministro do STF uma liminar para fazer arresto nas contas do estado para pagar ao menos setembro e outubro !!!

      Excluir
  16. Repito: só nos não sabiamos, e o Meirelles pelo jeito também não tinha o menor interesse. Mas o Paribas sabia e o MAFIOSO Barbosa, secretário da Fazenda também, ou seja vai dar na mesma, o que demorar já estava nas informações dadas anteriormente! É o que acho! E acho também que tem que haver um pronunciamento oficial da secretaria. E QUERO SETEMBRO AMANHÃ!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o banco mundial? Mais q tem q concordar, SE concordar é para isso não existe prazo.

      Excluir
  17. E agora o q vai acontecer 😩😩😩😭😭😭

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde!!Muito estranho mesmo,Servo!!Pois até o momento essa questão não foi citada,tendo em vista ,o teor da negociação!!As tão faladas ações d Cedae!!Estranhíssimo...É vamos aguardar!! Enquanto isso,tambêm sigo sem setembro,outubro...e nada...

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde!!Muito estranho mesmo,Servo!!Pois até o momento essa questão não foi citada,tendo em vista ,o teor da negociação!!As tão faladas ações d Cedae!!Estranhíssimo...É vamos aguardar!! Enquanto isso,tambêm sigo sem setembro,outubro...e nada...

    ResponderExcluir
  20. Se os jornalistas fizessem as perguntas certas, noticiasse em todos os telejornais ficaríamos mais perto de uma resposta. Como por exemplo se antes com arrastos,bloqueios e duodécimos, o pagamento saia parcelado mas saia agora que arrecadação aumentou e não tem mais bloqueios porque não pagam? Gostaria de ver o que responderiam.um abraço Servo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Justamente é isso que eu queria entender antes pagavam parcelado com usa restos agora não tem mais a resto porque que eles não pagam tem dinheiro para pagar não sei o que que tá acontecendo só se eles tão pegando esse dinheiro Enfiando no bolso deles

      Excluir
    2. BOA TARDE

      ELES NÃO TEM COMO EXPLICAR ISSO.

      Nós já perguntamos.

      Se a ARRECADAÇÃO MELHOROU, SE NÃO TEM QUE PAGAR A DÍVIDA COM A UNIÃO, qual o motivo de o PAGAMENTO agora estar ainda mais atrasado e difícil ?

      PARA ONDE ESTÁ INDO O DINHEIRO ?

      Excluir
    3. Explicação eles obviamente tem, só que não vão falar. O dinheiro está sendo usado para outros propósitos, lícitos e provavelmente também ilícitos. A grana desviável que tinha sumido com os arrestos agora voltou a ficar disponível.

      Excluir
    4. Essas perguntas nunca serão feitas...pq a mídia e o governo e vice versa

      Excluir
  21. Estranho é o povo ficar aqui esperando o pior desse governo pode se esperar tudo até mesmo as pagamentos atrasados

    ResponderExcluir
  22. Saiam desse sofá..levantem essa bunda daí agoraaaaaaa

    ResponderExcluir
  23. A greve geral comentada aqui seria algo muito bom de ocorrer, mas quantos vão ? 50 pessoas ? 20 ? Falta união e perseverança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem q ser todos. Todos. Será q esse povo não entende????

      Excluir
  24. Eu só espero q, em outubro do ano q bem, todo o Rio de Janeiro se lembre de dar a resposta a esses corruptos, nas urnas! Era pra ter uma manifestação gigantesca, na frente das zonas eleitorais e ninguém, eu disse NINGUÉM entrar pra botar! Manifestação silenciosa, mas c um resultado q iria abalar esses ladrões! Nenhum voto em nenhum candidato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rita, se houver apenas 1 voto válido, o do próprio candidato, é suficiente para elegê-lo.

      Excluir
  25. "Esperamos que seja liberado o novo empréstimo ao Rio ainda esse ano. Existe uma negociação feita com o Banco Mundial e é importante que seja resolvido o mais rápido possível", afirmou Meirelles a jornalistas.
    Isso é sério, ainda esse ano?
    O comodismo de todos nós me deixa boba! É tão fácil se mobilizar e parar a Presidente Vargas. Hora do rush, dias de semana... tem condução pra quase tudo quanto é canto do Rio e até pra fora, além dos servidores que atuam na área do centro da cidade.
    Precisamos acordar pessoal, ano passado ficamos sem o 13 de 2016, caso não se resolva o empréstimo em 27 dias, ficaremos sem o 13 de 2017 também! Vocês acham que no final de 2018 as coisas vão ser diferentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente,o povo está acomodado , não adianta ficar se lamentando pessoal ,vamos pra Ruaaaaaaa

      Excluir
  26. "Esperamos que seja liberado o novo empréstimo ao Rio ainda esse ano."

    Ou seja, não vai sair este ano e em nenhum outro ano. É claro que os governos estadual e federal 'jogam' este jogo obsceno de propósito. Resolvido este 'empecilho', lá em meados de 2018, surgirá outro e depois outro, e outro...

    ResponderExcluir
  27. QUERO saber porque não se marca reunião com Pezão e outra com o secretário da Fazenda? Tinha q ir todos lá na porta da Sefaz ouvir explicação!!

    Enquanto não for aprovado essa porra da Reforma da previdência ficaremos nessa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho sua idéia excelente. Temos que colocar eles na parede.

      Excluir
    2. Temos. ??? Quem irá na reunião? Vc?

      Excluir
    3. Reunião já houve e os servidores deixaram as dependências do Palácio Guanabara com as mãos abanando e apenas com promessas de alguém que pública e notoriamente não tem palavra.

      Excluir
  28. Servo, será que vamos receber o mês de setembro essa semana? Ou é mais uma mentira do PEZÃO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode acusá-lo de tudo, mas não disso. Até agora não houve promessa nenhuma de pagar alguma coisa essa semana, a não ser do próprio Servo.

      Excluir
    2. Senhora Angela, boa tarde.

      O governador Pezão não disse que vai pagar setembro essa semana.

      A SEFAZ, é que em NOTA, afirmou que o restante do pagamento do mês de setembro, e o restante do pagamento do mês de outubro, ocorreriam conforme a ARRECADAÇÃO permitisse.

      Na semana passada, a SEFAZ foi inquirida sobre se haveria pagamento, e eles disseram que "dificilmente" haveria liberação de pagamento.

      A ARRECADAÇÃO do ESTADO vem ocorrendo, já existe dinheiro em CAIXA para pagar SETEMBRO, por isso, existe a informação de que até sexta-feira devem pagar. Note bem que eles não disseram que vão pagar, e nós não estamos fazendo PROMESSA.

      ESTAMOS APENAS PASSANDO que já existe dinheiro em caixa para pagar.

      Excluir
    3. O dinheiro em caixa pode ser usado para outras coisas, não fizeram promessas.

      Excluir
    4. Vocês perguntam ao Servo como se ele soubesse de tudo, o Servo está como nós, não sabe de nada, diz o que houve falar, nós somos um bando de covardes. Temos que agir, tirar as nossas bundas da cadeira que está a frente de nossos computadores e irmos para as ruas, protestar, fazer barulho, fechar as ruas,dá um nó na cidade. É preciso convocar a imprensa para acompanhar as manifestações e colocar essas autoridades em xeque-mate. Como diz na gíria ou dá ou desce. Estamos ferrados não vai ter nada de 13º nem de 2016 nem de 2017, se ficarmos acomodados como estamos, achando que o Servo vai resolver alguma coisa estamos fu..dos. Agradeço ao Servo pelo empenho em nos divulgar o que está acontecendo, e por sinal está fazendo muito bem, mas nós temos que fazer a nossa parte que é protestar, gritar, cobrar, ir para as ruas

      Excluir
    5. Obrigada Servo pela informação. Boa noite!!

      Excluir
  29. Só enrolaçao
    Cadê o pessoal pra fechar a ponte rio Niterói ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou aqui tbm, assim como estive na frente do batalhão pra revindicar os direitos dos policiais militares.Passei por humilhações ,mais fiquei lá no 12°

      Excluir
  30. Vou repetir... O Pezão é cachorro morto... sem força política!!!! O único que pode influenciar isso é o Botafogo (Rodrigo Maia)!!!!
    Temos que encher de pedido o mesmo e ao pai (Cesar Maia).... Somente assim a coisa irá andar...
    http://www.camara.rj.gov.br/vereador_informacoes.php?m1=inform&cvd=286&np=CesarMaia&nome_politico=Cesar%20Maia
    https://www.facebook.com/cesarmaiarj/
    http://www.cesarmaia.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, o Pezão é refém de sua própria quadrilha e não tem voz ativa para nada, ele simplesmente agradece por ainda ter um foro privilegiado e estar - inexplicavelmente - em liberdade.

      Excluir
  31. O PT vai se coligar com o PMDB em 6 Estados até agora. Lula em primeiro nas pesquisas. Não vai mudar nada. É esperar o empréstimo sem acreditar em datas.

    ResponderExcluir
  32. Estou até me sentindo mal, depois disso perdi as esperanças, teremos mais um Natal regado à cestas básicas, é o que nos resta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não haverá Natal. Cestas básicas não pagam contas !!!

      Excluir
    2. Verdade Lu Arvellos2, não paga conta mas mata fome, e tem muita gente com fome...

      Excluir
  33. Na minha opinião os ocupantes do Planalto não têm a menor intenção de avalizar empréstimo nenhum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meireles é banqueiro, eles querem as pessoas mais endividadas. Tem uma série de ganhos por trás desse atraso. Bradesco que o diga.

      Excluir
  34. Vou repetir... O Pezão é cachorro morto... sem força política!!!! O único que pode influenciar isso é o Botafogo (Rodrigo Maia)!!!!
    Temos que encher de pedido o mesmo e ao pai (Cesar Maia).... Somente assim a coisa irá andar...
    http://www.camara.rj.gov.br/vereador_informacoes.php?m1=inform&cvd=286&np=CesarMaia&nome_politico=Cesar%20Maia
    https://www.facebook.com/cesarmaiarj/
    http://www.cesarmaia.com.br/

    ResponderExcluir
  35. O que eles pretendem? Nunca mais pagar aposentados pensionistas? Nao sei aonde querem chegar

    ResponderExcluir
  36. E outra... temos que encher o saco da bancada do RJ junto ao Congresso Nacional...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabemos que a metade nem está ai para funcionário público... mas a outra metade pode ser influenciada...

      Excluir
    2. Mas e agora quem não vota no Bolsonaro? como fica a Alerj?

      https://extra.globo.com/noticias/extra-extra/wagner-montes-pede-licenca-fica-fora-da-assembleia-ate-janeiro-22147526.html

      Excluir
    3. A ALERJ será presidida pelo André Ceciliano, que é pau mandado do Picciani.

      Excluir
    4. M.Rocha esse é miliciano, lascou se tudo.

      Excluir
  37. Vamos ficar mais um ano sem o 13 e com salários atrasados e veremos o judiciário e o legislativo " se pagarem "? Ja passou a hora de medidas drásticas, tem q colocar o RJ de cabeça pra baixo.

    ResponderExcluir
  38. Sabem o que vai acontecer? NADA. Pq o servidor do estado não vai a luta por seus direitos, só sabem criticar quando surge uma manifestação, comparecer ou organizar algo melhor, tb não fazem. Não obstante trabalham normalmente sem receber. Lembrando que 13 tb é salário, não é esmola, quem trabalha sem, tb trabalha sem receber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato disse isso lá em cima. Povo q não sabe nem a perda do direito q tem .....!!!!

      Excluir
    2. Dos que tem sido mais penalizados com pagamento, de servidores ativos, a UERJ é a única que está em greve desde outubro... Faetec,UENF, Cultura, Ciência e Tecnologia,estão meia bomba... Saúde não para.... Os demais que já receberam outubro, não param mesmo...

      Excluir
    3. e aposentado e pensionista.. não fazem greve... somente de fome!!!!

      Excluir
    4. Saúde não para porque muitos são OS e creio que estejam em dia. Ou com um atraso menor. Mas se parar podem perder o contrato e gente na fila para entrar é o que não falta.

      Excluir
    5. Contratados por OS da prefeitura fazem greve você quis dizer?

      Excluir
  39. Apenas unindo os pontinhos : Os mafiosos do planalto chantageando assintosamente o banana do pé grande e seus depelegutados (é isso mesmo não foi o corretor) O empréstimo só sai se sair a reforma...se votar a favor da reforma tem o empréstimo...SÓ QUE OS PELEGUTADOS QUEREM SE REELEGER...ENTÃO FU...U HORÁCIO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fora que cria-se uma ótima cortina de fumaça

      Excluir
    2. Reforma.. ela vai passar... e vamos continuar na mesma situação!!!!

      Excluir
  40. Respondendo a pergunta de muitos...aonde está o dinheiro da arrecadação? O dinheiro da arrecadação está sendo empenhado para pagar as empresas terceirizadas do Sérgio Cabral! O Cabral ainda detêm comando sobre muita coisa no Rio de Janeiro infelizmente!

    ResponderExcluir
  41. Pessoal do governo deve estar dizendo: "vamos ver até onde essa gente (os servidores) aguenta, sem reagir". Vão pagar p/ ver ?!?

    ResponderExcluir
  42. Pois é
    Escrevi varias vezes aqui que este misterioso empréstimo (se sair) não daria tempo para pagar salários pois faltam duas semanas para o recesso.
    Creio que (se sair) o pagamento de setembro será o ultimo deste ano!!!
    Aliás pezao avisou lá em janeiro que só pagaria 9 meses este ano!
    A gente se ve em 2018

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc falou tudo... o grupo mais prejudicado... terá em 2017 somente o pagamento de setembro!!!!!!!

      Excluir
    2. Luana, o recesso é apenas do Legislativo, que já não tem mais nada a votar sobre o empréstimo.

      Excluir
  43. Pois é
    Escrevi varias vezes aqui que este misterioso empréstimo (se sair) não daria tempo para pagar salários pois faltam duas semanas para o recesso.
    Creio que (se sair) o pagamento de setembro será o ultimo deste ano!!!
    Aliás pezao avisou lá em janeiro que só pagaria 9 meses este ano!
    A gente se ve em 2018

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí :(((( mas são tão acomodados que não devem estar precisando em sua maioria.

      Excluir
  44. Esse dinheiro vai sair no dia do NUNCA

    ResponderExcluir
  45. Esse dinheiro vai sair no dia do NUNCA

    ResponderExcluir
  46. Vou repetir... O Pezão é cachorro morto... sem força política!!!! O único que pode influenciar isso é o Botafogo (Rodrigo Maia)!!!!
    Temos que encher de pedido o mesmo e ao pai (Cesar Maia).... Somente assim a coisa irá andar...
    http://www.camara.rj.gov.br/vereador_informacoes.php?m1=inform&cvd=286&np=CesarMaia&nome_politico=Cesar%20Maia
    https://www.facebook.com/cesarmaiarj/
    http://www.cesarmaia.com.br/

    ResponderExcluir
  47. Sem Wagner Montes licenciado para tratamento de saúde, quem assume no lugar dele? Marcelo Freixo? kkkkk

    https://extra.globo.com/noticias/extra-extra/wagner-montes-pede-licenca-fica-fora-da-assembleia-ate-janeiro-22147526.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assume o André Ceciliano, quem dera fosse o Marcelo Freixo.

      Excluir
    2. Alerj e nada são a mesma coisa agora. Aliás o nada é um pouquinho melhor.

      Excluir
    3. O nada, pelo menos, é inofensivo, já a ALERJ...

      Excluir
    4. M. Rocha, o Marcelo Freixo como presidente dessa casa seria inoperante. A quadrilha do PMDB e dos seus partidos satélites é que definem sua pauta.
      O próprio André Ceciliano é do PT. Partido este que foi base aliada durante todo o Governo Cabral.

      A quadrilha é muito forte. Não teme a rejeicao popular.

      Excluir
    5. O pior é que se for o André "MILICIANO" estamos f******, mais ainda. Agora só em Jan/18 para qualquer coisa na Alerj.

      Excluir
  48. Rodrigo Maia, Temer, Pezão, Meirelles,etc....., todos são inimigos número 1 dos aposentados. Vamos REAGIR minha gente, fechar a ponte RIO NITERÓI, ou Pinheiro Machado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VAMOS FECHAR A PONTE RIO/NITERÓI TSLVEZ ASSIM A MIDIA NOS AJUDE A DIVULGAR ESSA CATÁSTROFE NO RJ.
      CINCORDO COM VC ROSÂNGELA GUEDES, devemos agir rápido e o mas breve possível

      Excluir
  49. Desde do início, sempre falei que era armação. Só ver minhas outras postagem.

    ResponderExcluir
  50. Esses governantes covardes querem nos matar ate 2018.
    Isso é uma covardia com os mas fracos.
    TODOS OS SERVIDORES DEVEM FAZER GREVE GERAL E PARAR O BRASIL.
    MISERÁVEIS MENTIROSOS, o inferno lhe espera cambada de ladrões e coeruptos!😡

    ResponderExcluir
  51. Querida Rosângela fechar a ponte duraria alguns minutos, quem sabe uma hora e no dia seguinte tudo continuará na mesma. O protesto deveria ser um
    Ato permanente até o pagamento

    ResponderExcluir
  52. Eles n estão se importando com nada, até pq o desles ja estam no bolso.
    O certo seria q o Digníssimo senhor governador e o resto dessa corja ficarem com o salários deles atrazados, ai eles vão ver o que o povo está passando

    ResponderExcluir
  53. Ano que vem esses demônios vem com cara de anjo de luz pra pedir votos nas emissoras de TV. Se depender de mim ninguém será eleitos, todos os partidos são farinha donmesmo saco. Nem a justiça move uma palha pra ajudar o servidor.
    Pura covardia!
    O dia de vcs vai chegar muito breve e vcs vão pagar por todas essas desgraças na vida do povo.

    ResponderExcluir
  54. A solução está nas nossas mãos o problema é que ninguém não quer fazer nada !!! Mais de 200 mil servidores quando se marca um protesto aparecem 100!!! Por isso que eles não tão nem aí!!! Sabem que essa a manifestações não tem impacto nenhum!!! Eu fico com pena do Servo !!! Haja paciência servo...rss

    ResponderExcluir
  55. Só diso uma coisa , agora é hora da PMERJ toda parar , para poder ajudar as outras categorias, e tbm a eles mesmos , se não tiver greve dos Policiais nada vai se Resolver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando vcs falam sobre as polícias entrarem greve, vc viajam na maionese rsss, olhem na internet conferem o que eles podem responder caso PENSEM em dar inicio a alguma manifestação, se estiver com preguiça, olha ae.

      http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/decest.nsf/532ff819a4c39de50325681f0061559e/85d7a32b4f996d5903256c230061d4c6?OpenDocument

      Excluir
  56. Concordo. Até quando os servidores vão acordar e reagir. Ninguém dá as caras nas manifestações... mais de 400 mil servidores e não se consegue comparecer pelo menos 100 mil. Chega de lamentar na internet vamos pra rua vamos agir. A pergunta é simples. Vamos morrer sem reagir????

    ResponderExcluir
  57. Para mim esse negocio de empréstimo é só para ganhar tempo e enrolar os servidores. Isso nunca existiu e vai ser pior do que o ano passado! Já são 5 salários atrasados contando com os 2 décimos terceiro. Acorda povo, ou param tudo e vão a luta ou ainda vai morrer e passar necessidade muita gente! Vamos pra guerra! Povo apático só no Brasil mesmo!

    ResponderExcluir
  58. Fechar a ponte por 4 horas iria repercutir muito e o povo ia ver o que esse governador e esse presidente está fazendo com os idosos que trabalhou a vida toda e agora fica a ver navios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido ninguém está nem aí para a miséria alheia, repito o protesto teria uma duração muito curta. Depois seria: " vida que segue" A não ser que todos os dias façam protesto na ponte, até que se pague, um ato somente não adiantará nada.

      Excluir
    2. É por aí mesmo.Precisamos mostrar pra esses FDP quem manda nessa merda.Sabotar o ano novo TB.

      Excluir
    3. O problema é que os idosos não saem de casa de jeito nenhum...e os que dependem deles também não...os da ativa da Educação nunca vão se aposentar( ou então são muito BURROS )...aí sobram poucos!

      Excluir
  59. Para mim esse negocio de empréstimo é só para ganhar tempo e enrolar os servidores. Isso nunca existiu e vai ser pior do que o ano passado! Já são 5 salários atrasados contando com os 2 décimos terceiro. Acorda povo, ou param tudo e vão a luta ou ainda vai morrer e passar necessidade muita gente! Vamos pra guerra! Povo apático só no Brasil mesmo!

    ResponderExcluir
  60. Amanhã o Meireles vai falar que o empréstimo precisa do aval do presidente da Coreia do Norte!

    ResponderExcluir
  61. Isso não é uma questão política pq nesse país não existem políticos, existem CRIMINOSOS!!!

    ResponderExcluir
  62. Ao invés de fechar a Ponte , ou ir para o Palácio casa desse FDP, tem que ir e para a porta dos batalhões, não só os parentes mais todos que estão sem pagamento, Décimo e etc, TEM QUE CATUCAR O PONTO FRACO DESSE GOVERNADOR FDP.

    ResponderExcluir
  63. Até quando vcs vão levando porrada, porrada, até quando vão ser sacos de pancadas do governo e ficar sem fazer nada? Já diz na letra da música de Gabriel o pensador.

    ResponderExcluir
  64. Aposto que a praia de Copacabana vai estar lotada no réveillon! Para isso o povo comparece! Comemorar o q? Já são 2 anos de sofrimento! Vamos a luta!

    ResponderExcluir
  65. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  66. tinham que conseguir um projetor que pudesse projetar na Alerj paguem nossos Salários.

    ResponderExcluir
  67. O problema é que os idosos não saem de casa de jeito nenhum...e os que dependem deles também não...os da ativa da Educação nunca vão se aposentar( ou então são muito BURROS )...aí sobram poucos para se manifestar!

    ResponderExcluir
  68. Olha a posição do "defensor do povo", Roberto Jefferson!!!
    https://oglobo.globo.com/economia/ptb-orienta-voto-favor-da-reforma-da-previdencia-mas-nao-fecha-questao-22148686

    ResponderExcluir
  69. Servo, boa noite.
    Mesmo que não seja uma certeza, com esse desgoverno certo mesmo somente os atrasos. Mas você acha que existe uma remota possibilidade de pagarem pelo menos Setembro essa semana ?

    ResponderExcluir
  70. Estamos lascados em banda,
    Ferrados. Estou usando o Celular neto
    O meu já vendi. Nunca pensei que ia passar por isso, e vê o RJ um estado saquiado falido, vou morre sem remédios. Depressão profunda, aposentado da Alerj trabalhei mais de 40 anos para isso, não temos referências políticos satanistas ladrões canalhas bandidos. Só metendo uma bala na cara desse safado.

    ResponderExcluir
  71. Alguem pode me explicar? esse cara não pertencia ao MENSALÃO na gestão do Lula? se eu não estiver enganado ele não foi preso ou sei lá não respondeu na justiça na época do Exmo. Juiz Joaquim Barbosa? o que ainda faz na política?
    presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este nunca gostou de povo e servidro público.... Gosta muito de $$$$$

      Excluir
  72. Não posso dizer que um dia tenha me sentido realizado financeiramente ou satisfeito em viver como escravo no Brasil trabalhando em troca de roupa e comida porém agora até minha tranquilidade de ter minhas contas todas pagas e meu nome limpo esse governo fez por onde tirar de mim, não acredito mais Nesse emprestimo ano e tenho certeza que não haverá pressão dos aposentados e pensionistas para mudar nada pelo fato de serem minoria, o governo foi estratégico foi deixando de pagar quem sabia que não teria forças para fazer nada que os prejudicasse e com certeza se ninguém fizer nada que atinja diretamente a pessoa física desses políticos eles não farão nada, pelo simples fato de não precisarem fazer, não são atingidos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo eu sinto isso! Fui escravo a vida toda, estou pior que os cavalos quando ficam velhos.eles os cavalos tem paz comida e os donos das fazendas deixam eles em paz, dão comida tem abrigo, até isso vou perder casa que estou devendo a 4 meses
      Carro já perdi. Cl troque por comida . Em fim estou velho não posso trabalhar, Vivo de ajudas

      Excluir
  73. Esse filho de uma boa prudência!
    Esse ministro De merda junto com esse Golpista do Temer estão ferrando com nós, querem nos matar! Temos que morre para da a vida boa a eles.

    ResponderExcluir
  74. Devemos tomar uma atitude o mais breve possível, do jeito que está não pode ficar
    Lastimável e drástica a situação

    ResponderExcluir
  75. Na minha opinião o que está acontecendo é que eles devem fazer algum tipo de aplicação com o dinheiro da arrecadação em benefício proprio

    ResponderExcluir
  76. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  77. Se o 13° da Segurança pública não for depositado até o dia 30 de Dezembro, policiais civis entrarão em greve por 72 horas com início da 00:00H do dia 31/12.
    Segundo o sindicato da categoria, os policiais também irão realizar um ato na Ponte Rio x Niterói - SEM 13°, SEM RÉVEILLON! Policiais Militares, Bombeiros e Agentes Penitenciários também prometem aderir o movimento.

    ResponderExcluir
  78. Ano novo Pezāo vai Ta tomando champanhe importada comendo lombo de bacalhau ,peru,charter com fios de ovos sobremesas requintadas e a gente mal um franguinho assado com maio dar de batata com refrigerante convenção ... isso de frente pra Copacabana naqueles apartamentos hiper luxuosos.....ACORDA SERVIDORES

    ResponderExcluir
  79. Página do MUSPE no facebook.
    https://m.facebook.com/groups/572442182766280
    Rosângela Guedes e outros com atitude lá tem pessoas com atitude tb

    ResponderExcluir
  80. Não adianta fazer nada apenas esperar, gastar o resto de sanidade que cada um tem e pensar no que fazer para sair dessa situação, fazer bicos,
    Começar a vender comida ou lanches em porta de faculdade não se deixar abater, o ser humano é talentoso quando se trata de sobreviver acho que o melhor a fazer é esquecer esse empréstimo esses atrasos e as maldades desses políticos com o povo, não sei vcs mas essa frustração horrível e má notícia atras de má notícia e datas e promessas que nunca se cumprem estão me deixando doente,
    Aflito, estressado, depressivo, está prejudicando até meu emocional muito cansado mesmo desse filme de terror que não acaba e parece que não vai ter final feliz :(

    ResponderExcluir
  81. Vamos pra frente dos Batalhoes e fechar a saida dos Bombeiros, da PM e Delegacias, assim vamos chamar atenção de todos inclusive do Maldito Pezão, ele vai ficar louco com isso

    ResponderExcluir
  82. Infelizmente tudo indica que a equipe desse Governo maldito se prepara para dar mais uma "volta" nos servidores.

    Não há transparência nas informações, nem muito menos exatidão nos prazos da mesma. Estamos entregues à própria sorte uma vez que o governo não cumpre nenhuma medida judicial e também não sofre nenhum tipo de sanção por isso.

    Estão nos atingindo onde mais "sangramos", que é na nossa renda. Retiram de nós o nosso sustento, e ainda por cima tentam enfraquecer nossa luta pois muitos já estão sem recursos.

    Temos que nos unir e não podemos desistir jamais. Esqueçam ideologias partidárias de direita ou esquerda, o que tá acontecendo no RJ é algo muito maior que tudo isso. Enquanto os servidores brigam nas redes por Lula ou Bolsonaro, eles que só nos destroem, aproveitam toda essa comoção inútil pra continuar a nos retirar todos os DIREITOS, ultimamente até mesmo o de VIVER.

    NA LUTA POR DIREITOS
    DEFENDER, GARANTIR, CONQUISTAR!!

    ResponderExcluir
  83. Servo saiu nota que o Pezão afirma que o Meireles está equivocado,fonte jornal extra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sra. Paula

      Continuo aguardando a definição disso tudo. Não confio no Pezão, E CONFIO MENOS AINDA NO MEIRELLES.

      Mas como disse antes, a NOTÍCIA ERA ESTRANHA, desconhecia qualquer empréstimo dessa natureza entre o RIO e o Banco Mundial, e fiquei abismado pois ninguém sabia dessa situação.

      Parece que voltamos a situação em que o contrato só precisa receber o OK do Governo FEDERAL.

      Excluir
  84. Óbvio que eles vão pagar o décimo terceiro da segurança, vão deixar os que já estão na merda mais um mês sem salário simples assim, deixam a educação sem salário tbm, mas a segurança é claro que vão pagar pq é óbvio que o que impede meia dúzia aki de lá e matar esses vagabundos a pauladas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se fechar as saidas dos Batalhoes ele vai ter que pagar a todos, esse é o ponto fraco dele, imaginem os gringos chegando e sem segurança? ISSO VAI DA CERTO

      Excluir
  85. Após o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmar que o empréstimo de R$ 2,9 bilhões negociado pelo Estado do Rio precisa ser tratado com o Banco Mundial, o governador Luiz Fernando Pezão se manifestou para esclarecer o que ele classificou como equívoco. Segundo Pezão, a Cedae, que é dada como garantia para a obteção do empréstimo de R$ 2,9 bilhões, não integra as garantias de qualquer contrato junto ao Banco Mundial.

    O governador detalhou que a Cedae faz parte de outro acordo, esse firmado junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A questão foi levantada pelos procuradores da Fazenda Nacional, mas já não é mais entrave para a liberação do empréstimo.

    — Ele se equivocou. O empréstimo era com o BNDES. E já está resolvido. Falei com ele (Meirelles) — afirmou Pezão.
    Fonte: extra online

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quem acredita? Então o que está impedindo?

      Excluir
    2. O que ratifica a posição de chantagem desse crápula escravo do dinheiro...fdp nível Hard

      Excluir
  86. https://m.extra.globo.com/emprego/servidor-publico/pezao-corrige-meirelles-diz-que-contrato-em-que-cedae-garantia-ja-esta-resolvido-22149070.html

    ResponderExcluir
  87. https://m.facebook.com/photo.php?fbid=1525523704150021&id=100000772188073&set=gm.1963219307021887&source=48


    Leiam

    ResponderExcluir
  88. Se eu vesse o pezao na rua juro que pelomenos merda eu tacava na cara dele pq é isso q ele é e é onde deveria estar

    ResponderExcluir
  89. Pronto agora vão se agarrar a palavra mentirosa do Pé grande e voltar a acomodação

    ResponderExcluir
  90. Quase não comento aqui mas sempre estou olhando as matérias e quando posso participando das manifestações.
    Já falei que essa venda da CEDAE seria ruim pois querendo ou não ela complementa a receita do tesouro do estado. Aceitaram o RRF e vem sempre enrolar todos como sempre e nada sai. Acham que o servidor é idiota!!! Dois 13º sem receber, desde 12/2015 estamos passando esse sufoco e tentando se manter mas é difícil logo quando é sozinho para tudo.
    O que mais me irrita é que o fundo do RIOPREVIDÊNCIA, cabral com meirelles venderam em forma de títulos, não era para os segurados passarem por isso tudo, mas e o dinheiro, cadê? Ninguém se fala nesses títulos mas estou de olho!
    Quero ver o que o Pezão vai fazer referente a segurança pública com dois décimos atrasados e fora o RAS. Não vai ter proteção meu querido, o pau te acha!! Aguardo as cenas dos próximos capítulos!
    Cadê essa arrecadação? Cadê o repasse ao RIOPREVIDÊNCIA? Porque é 680 descontado todo mês, imagina dos demais? TRANSPARÊNCIA 0 !!! Que Deus nos ajude!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: PARA COMENTAR VOCÊ PRECISA TER UM PERFIL ABERTO. Por uma INTERNET de BOM PADRÃO, e para ter seu comentário publicado, seja respeitoso, sem uso de palavras de baixo calão, sem pregação de ódio, discriminação, ofensas ou ilegalidades, na certeza que sua opinião é muito importante. Exerça seu direito de crítica aos perfis públicos de políticos e governantes, sem afirmações que não possam ser comprovadas. Esse é um BLOG privado, que divulga conteúdo de interesse público, ressalvado, portanto, o nosso direito de MODERAÇÃO e de deletar comentários impróprios a nosso critério.

NÃO É PERMITIDO FAZER PROPAGANDA OU OFERTA DE PRODUTOS E SERVIÇOS SEM AUTORIZAÇÃO DO BLOG. NEM DIVULGAR DADOS PESSOAIS, TELEFONE E ENDEREÇO.

A responsabilidade pelo teor dos comentários é do autor dos mesmos, que poderá ser identificado com ordem judicial pelo IP.

A LeaderCred é uma empresa de CRÉDITO que apoia nosso BLOG. Para fazer empréstimo CONSIGNADO com segurança e o melhor atendimento, Fale com a Léa: 4063-9286.

ACERVO SOU SERVIDOR

Arquivo do blog