SIGA O NOSSO BLOG - TRABALHADOR / SERVIDOR / APOSENTADO / PENSIONISTA / EMPREENDEDOR

INFORME PUBLICITÁRIO

INFORME PUBLICITÁRIO
Serviços e Produtos de responsabilidade do anunciante

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

LEI 2.966/17 - CONTROLE E PREVENÇÃO DE DESVIOS DE ARMAS E MUNIÇÃO - REDUÇÃO DO PODER DE FOGO DOS CRIMINOSOS

ALERJ TOMA MEDIDA ACERTADA

O Rio terá uma Política Estadual de Controle de Armas de Fogo, Peças e Componentes, e de Munições. A determinação é do projeto de lei 2.966/17, aprovado em segunda discussão pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta quarta-feira (08/08). 

O texto ainda seguirá para a sanção ou veto do governador Luiz Fernando Pezão em até 15 dias úteis. A norma é de autoria dos deputados integrantes da CPI do Tráfico de Armas, que encerrou seus trabalhos no final de 2016, afirmando que, em 10 anos, cerca de 23 mil armas foram desviadas das polícias Civil e Militar e das empresas de segurança privada.

A finalidade da medida é fortalecer a cooperação entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Rio para prevenir o tráfico ilícito de armas de fogo e munições. A norma determina que todas as armas do Estado do Rio, utilizadas tanto pelas forças de segurança pública quanto pelas empresas de segurança privada, tenham chips eletrônicos de identificação contendo informações como o fabricante e o nome do proprietário. 

O projeto também obriga que todo armamento tenha um Número de Identificação de Arma de Fogo (NIAF), preso no guarda-mato ou em outra parte mais conveniente e segura.

Segundo o texto, o Executivo poderá comprar no máximo mil munições por lote, que deverão ser numeradas para facilitar o rastreamento. A Polícia Civil também deverá realizar convênios com a Polícia Federal e com o Comando Militar do Leste para criar um sistema de cruzamento de dados.

A política também determina que as armas apreendidas pelas polícias Civil e Militar devem ser encaminhadas à delegacia responsável para a instauração de inquérito policial e colocação de identificação e lacres de segurança.

Caso queiram utilizar as armas apreendidas, os órgãos de segurança estadual deverão justificar a necessidade de uso ao Ministério da Segurança Pública ou ao Comando do Exército, em um prazo de dez dias. Semestralmente, após autorização do Poder Judiciário, a Polícia Civil providenciará o encaminhamento das armas para destruição.

FONTE: ALERJ

NOTA DO BLOG: Reduzir o desvio de armas e de munição, exercer controle sobre a guarda desse armamento e poder rastrear todo armamento é medida de grande importância. Por certo que não resolve o problema do ARSENAL BÉLICO que está por aí nas mãos de criminosos ou de agentes públicos em grave desvio de conduta, mas já é um passo na direção de se tentar BRECAR a escalada de BANG-BANG em que nos encontramos.

9 comentários:

  1. Bom dia a todos.
    Isso pode ate ajudar mas a maioria dos armamentos dos bandidos vêm por contrabando pelas fronteiras ou jatinhos de políticos em pistas clandestinas. Deveriam atentar para maior fiscalização aerea,marit mare fronteiras. Mas aqui eBrasil e tudo pode. Venezuelanos entram a pé pela fronteira imagina armamentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. A fronteira pode ficar aberta para os venezuelanos. O que não impede a fiscalização para impedir a entra da de armas.

      Excluir
  2. BOM DIA

    Concordo plenamente. Por isso na matéria dissemos que é um PASSO. Faltam outros.

    Agora, convenhamos, é uma VERGONHA que de dentro de BATALHÕES DE POLÍCIA E DAS FORÇAS ARMADAS, e de delegacias, desapareçam armas. Uma parte disso é, AGENTE PÚBLICO armando BANDIDO que vai matar AGENTE PÚBLICO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A corrupção está em todas as categorias em nosso país.

      Excluir
    2. Concordo plenamente! A corrupção esta no ser humano seja ele o que for...

      Excluir
  3. Verdade, já é um passo que deveria ter existido não so no Rio, mas no país inteiro.Porém , policiar e fiscalizar nossas fronteiras, aeroportos, portos e outros afins também seria bem mais consistente.

    ResponderExcluir
  4. DUVIDO ESSE PAÍS NÃO É SERIO! DIGO SEUS GOVERNANTES SÓ QUEREM A GRANA E ARMA DA DINHEIRO LOGO...

    ResponderExcluir
  5. A entrada de armas e drogas é feita atraves das fronteiras que cabe à policia das frinteiras e às forças armadas o combate. Fora isso é impossivel. O problema é a Corrupcão de alguns agentes.

    ResponderExcluir
  6. Só naopode desarmar o policial e o cidadão de bem.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: PARA COMENTAR VOCÊ PRECISA TER UM PERFIL ABERTO. Por uma INTERNET de BOM PADRÃO, e para ter seu comentário publicado, seja respeitoso, sem uso de palavras de baixo calão, sem pregação de ódio, discriminação, ofensas ou ilegalidades, na certeza que sua opinião é muito importante. Exerça seu direito de crítica aos perfis públicos de políticos e governantes, sem afirmações que não possam ser comprovadas. Esse é um BLOG privado, que divulga conteúdo de interesse público, ressalvado, portanto, o nosso direito de MODERAÇÃO e de deletar comentários impróprios a nosso critério.

NÃO É PERMITIDO FAZER PROPAGANDA OU OFERTA DE PRODUTOS E SERVIÇOS SEM AUTORIZAÇÃO DO BLOG. NEM DIVULGAR DADOS PESSOAIS, TELEFONE E ENDEREÇO.

A responsabilidade pelo teor dos comentários é do autor dos mesmos, que poderá ser identificado com ordem judicial pelo IP.

A LeaderCred é uma empresa de CRÉDITO que apoia nosso BLOG. Para fazer empréstimo CONSIGNADO com segurança e o melhor atendimento, Fale com a Léa: 4063-9286.

ACERVO SOU SERVIDOR

Arquivo do blog