SIGA O NOSSO BLOG - TRABALHADOR / SERVIDOR / APOSENTADO / PENSIONISTA / EMPREENDEDOR

INFORME PUBLICITÁRIO

INFORME PUBLICITÁRIO
Serviços e Produtos de responsabilidade do anunciante

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

SERVIDORES PÚBLICOS SEM DIREITO A REVISÃO ANUAL DE SEUS VENCIMENTOS - STF DECIDE E VALE PARA A UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS



Revisão anual de vencimentos não é obrigatória, mas Executivo deve justificar
25/09/2019

A decisão foi tomada em julgamento de recurso, com repercussão geral reconhecida, em que se discutiu o direito de servidores públicos do Estado de São Paulo a indenização por não terem sido beneficiados por revisões gerais anuais em seus vencimentos.

Por maioria de votos (6 a 4), o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, na sessão extraordinária da manhã desta quarta-feira (25), que o Executivo não é obrigado a conceder revisões gerais anuais no vencimento de servidores públicos. No entanto, o chefe do Executivo deve apresentar, nesse caso, uma justificativa ao Legislativo. A decisão foi tomada na análise do Recurso Extraordinário (RE) 565089, com repercussão geral reconhecida, ao qual foi negado provimento. 

O processo discutia o direito de servidores públicos do Estado de São Paulo a indenização por não terem sido beneficiados por revisões gerais anuais em seus vencimentos, medida prevista no artigo 37, inciso X, da Constituição Federal.

O julgamento foi retomado com o voto-vista do presidente do STF, ministro Dias Toffoli, que acompanhou a divergência, negando provimento ao RE. A seu ver, o Judiciário deve respeitar a competência do chefe do Executivo de cada unidade federativa, em conjunto com o respectivo Legislativo, para tomada de decisão mais adequada na questão da revisão anual.

O presidente do Supremo apontou que o chefe do Executivo deve levar em conta outros fatores, como a responsabilidade fiscal, que prevê limites prudenciais de gastos com pessoal. Ele lembrou que a proposta orçamentária do Judiciário de 2020, enviado pelo STF ao Congresso Nacional neste ano, não prevê a revisão de recomposição de perdas inflacionárias. “As questões fiscais e orçamentárias nos impõem certos limites”, afirmou. 

Por isso, para o ministro Toffoli, o direito à revisão geral está condicionado pelas circunstâncias concretas de cada período, exigindo um debate democrático, com participação dos servidores públicos, da sociedade e dos poderes políticos. Ele lembrou que a decisão tomada pelo Supremo terá repercussão para a União e todos municípios e estados. Citou ainda a Súmula Vinculante 37, que veda ao Judiciário aumentar vencimentos de servidores públicos sob o fundamento de isonomia.

Na sessão desta quarta-feira, seguiu esse entendimento o ministro Edson Fachin, formando assim a maioria, com os votos anteriormente proferidos nesse sentido pelos ministros Luís Roberto Barroso, Teori Zavascki (falecido), Rosa Weber e Gilmar Mendes. Em seu voto, Fachin afirmou que a revisão prevista na Constituição Federal pode significar reajuste, recomposição ou, precisamente, a prestação de contas no sentido da impossibilidade de adotar a medida.

Ficaram vencidos os ministros Marco Aurélio (relator), Cármen Lúcia, Luiz Fux, que já haviam votado pelo provimento do RE, e Ricardo Lewandowski, que na sessão de hoje acompanhou essa corrente. Em seu voto, o ministro Lewandowski afirmou que é preciso haver mecanismos para que uma ordem constitucional clara tenha efetividade. 

Tese

Após o julgamento, foi fixada a seguinte tese de repercussão geral: “O não encaminhamento de projeto de lei de revisão anual dos vencimentos dos servidores públicos, previsto no inciso 10 do artigo 37 da Constituição Federal de 1988, não gera direito subjetivo a indenização. Deve o Poder Executivo, no entanto, se pronunciar, de forma fundamentada, acerca das razões pelas quais não propôs a revisão”.

RP/VP
Leia mais:
Processo relacionado: RE 565089

NOTA DO BLOG
Se com o direito garantido pela Constituição os SERVIDORES já não recebem reajustes anuais, e estão vendo seus vencimentos serem consumidos em seu valor ano após ano, imagina agora com essa decisão do STF. O EXECUTIVO simplesmente vai dizer que não tem dinheiro e pronto.

55 comentários:

  1. O bem que vc faz hoje pode ser esquecido amanhã. Faça o bem assim mesmo. Veja que no final das contas, é tudo entre vc e DEUS . Nunca foi entre vc e os outros. BOA NOITE SERVO E A TODOS 🙏🌹🙌💕💜🙏🌹💕🙌💜

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dona Eunice boa noite a senhora sabe informa se o contra cheque pensionista já está liberado ?

      Excluir
    2. Boa noite Marina, hoje cedo não estava, agora a noite não estou conseguindo acessar, mas o nosso amigo Hulk está dizendo que pelo celular não está conseguindo mas já está disponível.

      Excluir
    3. Boa noite,o app não está abrindo á dias mais eu consegui vê no site da Rio previdência.

      Excluir
  2. BOA NOITE A TODOS ! À ESPERA DE UMA BOA NOTÍCIA...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite minha querida amiga Edna, estou sentindo muito a falta do nosso amigo Jamal. Nos dê notícias por favor Jamal 🙏🌹💕💜🙏🙌

      Excluir
  3. Boa noite Dona Eunice primeira dama !!!!! Esse contra cheque não está ainda disponível to ficando nervosa!!!rsrsrs bjs Dona Eunice😘😘😘😘😘😘😘😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite querida Paulinha fique calma, tudo vai dar certo . Amanhã já deve estar disponível. Um beijo 😍😘💑🙌🌹🌷

      Excluir
    2. Boa noite Dona Eunice se a senhora conseguir ver o contra cheque nos informa por gentileza bjs fica com deus

      Excluir
  4. Boa noite. Sei que minha pergunta não é pertinente a esse assunto mas alguém saberia dizer se o aplicativo ( Servidor RJ) parou de funcionar?

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, contra cheque disponível no rio previdência mais acesso só pelo computador ou notebook, pelo smartphone não está dando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Sr Hulk, conseguiu fazer o que eu lhe falei a respeito da conta salário. Espero de coração que o Sr esteja mais tranquilo. Deus vai nos dá vitória, é só confiar e acreditar,a justiça do homem falha,mas a de DEUS nunca. Um abraço 🙌🙏😘

      Excluir
    2. Amigo de pensionista não está disponivel

      Excluir
    3. Boa noite Hulk! Eu consigo acessar o site pelo meu celular sem problema! Já visualizei mês 09! Abraços

      Excluir
  6. Boa noite a todos lindas palavras sr Eunice Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  7. Boa noite a todos lindas palavras sr Eunice Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  8. Boa noite alguém por gentileza sabe sobre o Rioprevidência? Não consigo abrir.alguém está conseguindo entrar para ver contra cheque e outros? Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entrando normal pra mim do celular, mas não aparece contracheque do mês 9!

      Excluir
  9. Até agora nada de contra cheque de pensionista do rio previdencia. Boa noite

    ResponderExcluir
  10. Boa noite a todos entrei no site do rio previdencia agora as 20 horas e 22 minutos nada de contra cheque para pensionistas.

    ResponderExcluir
  11. IBOPE MOSTRA QUEDA VERTIGINOSA DE POPULARIDADE DO JAIR BOLSONARO

    CAIU EM TODAS AS REGIÕES DO BRASIL, mas no SUL, logo no SUL onde ele era tão forte e popular, a queda foi espantosa. 16% foi a queda. Mais pessoas se deram conta de que Bolsonaro é ruim ou péssimo.

    É o presidente com PIOR AVALIAÇÃO para um primeiro MANDATO.

    ResponderExcluir
  12. Dona Eunice fui fazer meu ressentimento ontem e falei com o gerente ele falou que eu não podia fazer isso, estou na mesma, estou numa depressão terrível durmo dia e noite, saí ontem pq fui obrigado, mais nem no meu pertão estou com coragem de ir, é uma situação muito ruim, um amigo me deu uma sexta básica no sábado, mais já não sei o que fazer, pois meus filhos estão passando necessidade, poxa o estado não podia fazer isso comigo, pois estou em tratamento de um câncer maligno, estou faltando consultas pq não estou tendo sequer dinheiro pra passagem, estou desesperado, e a defensoria pública só remarcou para eu voltar em dezembro e se eles ficarem me enrolando !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr Hulk com certeza o senhor pode receber pela conta salário, pela lei o banco só pode ficar com 30% do seu salário não pode ficar com 100% mesmo o senhor devendo , eu recebo , dona Eunice e outros mais recebemos pela conta salário é um direito nosso , o senhor está precisando de alguém pra lhe acompanhar e ajudar a resolver sua situação tão desumana que está vivendo , temos nossos deveres e tbm temos os nossos direitos e esse não estão cumprindo com o senhor devido sua fragilidade , se quiser me disponho a lhe acompanhar , pode me chamar pelo email silvaroberta006@gmail.com que juntos resolveremos essa situação de uma vez , não aguento ver tamanha injustiça com quem está precisando, falo em público e estou a disposição de quem precisar .

      Excluir
  13. Boa noite, alguém já sabe do pagamento da prefeitura?

    ResponderExcluir
  14. Boa noite a todos. Deixa ver se entendi. Não vamos mais ter reajustes anuais. Kkkkkkkkkkkkkkk nós nunca tivemos reajustes anuais!!!! Quer dizer que estão nos devendo os reajustes anuais de todos estes anos passados??? E quem vai fazer os governos nos pagarem estes atrasados de sempre?? Quem vai fazer os governantes cumprirem a lei que determinava que nos pagassem reajustes anuais? Pelo menos os atrasados teriam que nos pagar. Quer dizer que nunca cumpriram a lei. Mas agora que a lei diz que basta justificar pra não pagar, agora, sim, vão cumprir a lei!!!! Estou achando este meu texto meio confuso, mas se lerem devagar vão entender direitinho. Só levando na galhofa pra não ficar com ódio desta gente. Ficamos 16 anos sem um centavo de reajuste. Ai deram uma merreca e atualmente já estamos mais de 5 anos sem nadica de nada e agora escudados na lei é que não vão nos dar nada mesmo. E segue o baile!!!

    ResponderExcluir
  15. Surpresa ficaria eu se depois disto tudo que todo mundo sabe a popularidade continuasse a mesma. Só se tivesse dado uma loucura coletiva no povo brasileiro. E eles sabem perfeitamente que a grande maioria dos votos que receberam não foi neles, OS votos foram contra O PT. Então ficam se debatendo tentando enganar que tiveram 57 milhões de votos. Em numeros foi. Mas em qualidade??? Só os eleitores apaixonados por eles é que continuam nesta. E aposto uma duzia de laranjas que na campanha da próxima eleição pra presidente a conversa vai ser a mesma: Votem em mim pq senão o PT volta. Fico até com pena. Como estas pessoas devem sofrer tentando imaginar se esta conversa mole vai dar certo outra vez. O PT passou. Acho melhor já irem inventando outra. Um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Isto é comprovado pela ciência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia a todos e em especial à Esperança. Essa decisão do STF apenas reflete a subserviência da mais alta corte do país aos piores interesses de quem momentaneamente ocupa o poder. Como eu sempre lembro aqui, o abuso não conhece limites, quem abusa, quer sempre abusar mais e ai de nós quando este abuso vem apadrinhado pela Justiça. O que o supremo fez ontem foi decretar que a lei não é cumprida, então a solução não é obrigar o respeito a ela, mas rasgar a Constituição e deixar tudo ao Deus dará. Antes era oficioso, agora é oficial: ficaremos reféns dos humores dos governantes e nem mesmo poderemos nos socorrer da Justiça para que nossos direitos sejam preservados.

      Essa crise jamais será debelada enquanto este pensamento de destruição do Estado de Direito e do Serviço Público prevalecer. Não se trata apenas do grupo que neste momento ocupa o poder, temos que derrotar as ideias e princípios nefastos e monstruosos que essas criaturas defendem. A crise jamais terá fim, porque tem sido um instrumento muito útil para que se implemente esta pseudopolítica do Estado mínimo e da destruição de direitos da população como um todo.

      Ontem, o STF mostrou a que veio com pompa e circunstância. Quando cometia abusos contra aqueles que por quaisquer razões não são agradáveis ao nosso paladar, muitos não se importavam e até aplaudiam. Ontem o tiro foi no peito dos Servidores.

      Desculpem o longo texto e o desabafo, mas é particularmente triste para mim, que escolhi estudar Direito, ver o que está em curso na Justiça deste país.

      Excluir
    2. Ótimo texto M.ROCHA, só esqueceu de alertar quem os colocou lá no STF.

      Excluir
    3. Bom dia, M.Rocha. prazer em falar com vc. Sou aposentada e tvz seja a pessoa mais idosa que comenta aqui. Trabalhei por 40 anos para o estado e nos últimos 20 anos de exercício assessorei um órgão colegiado, onde aprendi muito de leis. E fico muito surpresa com certas posições jurídicas nos dias de hoje. Sei que as leis mudam mas .... Acho no mínimo estranho. Vivemos dias muito difíceis. Há algum tempo os funcionários públicos vêm sendo tachados de: são uns privilegiados que ganham altos salários, não trabalham, apenas enganam, entraram para o serviço público pq tem um padrinho e por aí vai. E esta fama não procede. Entrei para o serviço público através de concurso e desde sempre ralei muito e fiz por merecer cada centavo que o governo me pagou e paga até hoje. Para chegar onde cheguei fiz 3 concursos. Sei que existem funcionários que nunca trabalharam, nem entraram por concurso e são mesmo apadrinhados. Mas em todo lugar tem isto, não só no serviço público. E os altos salários só para alguns poucos, muito poucos ... Tão poucos que não conheço nenhum. Mas parece que são muitos, mas não são, é o que percebo. Já vi e vivi muitos governos. Tem uma imagem que não esqueço. O dia da morte do presidente Getulio Vargas. Neste dia meu pai me levou a escola como fazia todo dia. Não sabíamos o que tinha acontecido e as ruas estavam completamente vazias. Não se via ninguém, nem automóveis nem meios de transportes nas ruas. Uma cidade completamente deserta e triste. Neste dia não houve aula e nada funcionou. Já imaginou o Rio de Janeiro triste. Parece impossível, mas eu vi. E é por ter visto e vivido quase tudo em matéria de governo é que fico completamente espantada com o que está ocorrendo no Brasil atualmente. E não é coisa de gente saudosista não. Saudosista é tudo que eu não sou. O meu tempo é hoje e agora. E a cada dia que passa mais tenho a certeza de que nada de bom vai vir disto tudo que está acontecendo no nosso país atualmente.

      Excluir
    4. Boa tarde, Horus. Agradeço seu comentário sobre o meu texto, mas creio que você não o compreendeu. O que estou dizendo é justamente o oposto do que você diz no complemento do seu elogio: o Supremo Tribunal Federal deveria ser o guardião da Constituição, independentemente de ideologias, de quem indicou os Ministros ou dos interesses de quem ocupa num dado momento o poder.

      Mas, a título de curiosidade, eu posso esclarecer a sua dúvida: dos Ministros que votaram A FAVOR dos Servidores, Carmen Lúcia e Ricardo Lewandowski foram indicados pelo Lula, Luiz Fux foi indicado por Dilma Roussef e Marco Aurélio Mello foi indicado por Fernando Collor.

      Excluir
  16. Boa noite! EU acesso o site pelo endereço: rioprevidencia.rj.gov.br pelo meu celular!

    ResponderExcluir
  17. Bom Dia a todos! Consegui acessar o site do RioPrevidencia, mas NÃO CONSTA, ainda, o contracheque do mês 09.
    D.EUNICE, BEIJOS DE BOM DIA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia querida NICE,um beijo grande no seu coração 😘💝🙌😍 🙏💕

      Excluir
    2. Bom dia Dona Eúnice. A senhora conseguiu ver se já lançaram seu contra cheque? Estou com dificuldade e ontem a noite ainda não estava liberado. Aguardo resposta um bjao

      Excluir
    3. Bom dia amiga Eunice. Ontem não acessei o Blog. Vi teu recado agora. Grande dia 🙏🤗 pra você. Que tudo corra bem 🙏🙏🙌🤗.
      Bom dia Servo e a todos 🙏🙏

      Excluir
  18. Bom dia!
    Obrigada pela dica, profa triste. Consegui acessar o meu contracheque.
    Sou aposentada da educação.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia, sabem informar se o empréstimo ja esta liberado?

    ResponderExcluir
  20. Bom dia servo é a todos! Espero em Deus que este mês o meu contra cheque venha normal... Pq o rioprevidencia é uma bagunça pq o meu pagamento no mês passado foi cortado abaixo da metade do meus vencimentos... liguei para o rioprevidencia e eles me alegaram que agora ñ tem mais, reclamação presencial nas agências do rioprevidencia... Que tem que fazer a reclamação pelo " site fale conosco"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então vai na defensoria pública agende um horário no setor fazendario levando os documentos pessoais e o processo administrativo que reduziu sua Pensão que rapidinho resolve ,

      Excluir
  21. Servo por favor me responde uma coisa ? Para que serve o rioprevidencia? Se não podemos nem agenda uma consulta presencial no posto do rioprevidencia... obrigado pelo seu carinho !

    ResponderExcluir
  22. Claro que pode agendar pra comparecer em um posto de atendimento 08002859181,

    ResponderExcluir
  23. Dona sonia a senhora é ativa ou pensionista? Essa redução foi depois do resenceamento? Estou preocupada por favor se puder responda-me tenha um bom dia

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  25. Wilmarjl

    Não perca seu tempo. Aqui você não comenta mais, ao menos com esse perfil recém criado. Não aceitamops sua ofensas e agressões. Tenha mais educação, pois aqui, com a pouca que demonstra ter pelo conteúdo do que escreve, não terá vez nem voz.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: PARA COMENTAR VOCÊ PRECISA TER UM PERFIL ABERTO. Por uma INTERNET de BOM PADRÃO, e para ter seu comentário publicado, seja respeitoso, sem uso de palavras de baixo calão, sem pregação de ódio, discriminação, ofensas ou ilegalidades, na certeza que sua opinião é muito importante. Exerça seu direito de crítica aos perfis públicos de políticos e governantes, sem afirmações que não possam ser comprovadas. Esse é um BLOG privado, que divulga conteúdo de interesse público, ressalvado, portanto, o nosso direito de MODERAÇÃO e de deletar comentários impróprios a nosso critério.

NÃO É PERMITIDO FAZER PROPAGANDA OU OFERTA DE PRODUTOS E SERVIÇOS SEM AUTORIZAÇÃO DO BLOG. NEM DIVULGAR DADOS PESSOAIS, TELEFONE E ENDEREÇO.

A responsabilidade pelo teor dos comentários é do autor dos mesmos, que poderá ser identificado com ordem judicial pelo IP.

A LeaderCred é uma empresa de CRÉDITO que apoia nosso BLOG. Para fazer empréstimo CONSIGNADO com segurança e o melhor atendimento, Fale com a Léa: 4063-9286.

ACERVO SOU SERVIDOR

Arquivo do blog