SIGA O NOSSO BLOG - TRABALHADOR / SERVIDOR / APOSENTADO / PENSIONISTA / EMPREENDEDOR

INFORME PUBLICITÁRIO

INFORME PUBLICITÁRIO
Serviços e Produtos de responsabilidade do anunciante

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

ALERJ ANALISA VETO PARCIAL AO SISTEMA DE PROTEÇÃO DOS MILITARES EM SESSÃO EXTRAORDINÁRIA NESTA QUARTA-FEIRA (05/01)


 O presidente da Alerj, André Ceciliano, e os deputados Luiz Paulo e Márcio Pacheco se reuniram nesta terça-feira com representantes dos policiais e bombeiros militares para tratar do tema.

O veto parcial ao projeto de lei 5.181/21, que trata sobre o Sistema de Proteção Social dos Militares, será apreciado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta quarta-feira (05/01), em sessão extraordinária marcada para as 15h. A medida é uma exigência da legislação federal e altera diversas regras previdenciárias para os bombeiros e policiais militares. A norma foi sancionada com seis trechos vetados pelo governador Cláudio Castro no dia 30 de dezembro, tornando-se a Lei 9.537/21. Caso a Alerj derrube o veto parcial - são necessários 36 votos favoráveis - a lei em vigor será atualizada.

Nesta terça-feira (04/01), a Alerj recebeu representantes dos bombeiros e dos policiais militares para debater os trechos vetados pelo Executivo e falar sobre o papel da Casa em relação à questão. Participaram da reunião, além do presidente da Assembleia, deputado André Ceciliano (PT), os deputados Márcio Pacheco (PSC), líder do governo, e Luiz Paulo (Cidadania).

No encontro, o presidente da Alerj lembrou que a mensagem do Executivo foi debatida exaustivamente na Casa e aprovada após acordos costurados, inclusive, com as categorias. “Não tenho dúvida de que vamos chegar a um bom termo. O estado vive uma fase de melhoria na arrecadação. A gente tem um momento histórico de valorizar o servidor da segurança pública”, comentou Ceciliano.

Os principais trechos vetados pelo governador dizem respeito a uma melhor Gratificação de Regime Especial de Trabalho, conhecida como Gret, às praças. Esta gratificação é para recompensar o permanente desgaste físico e psíquico provocado pela elevada tensão emocional inerente à profissão. O tema foi amplamente debatido pela Alerj, e o texto final aprovado em plenário garantiu uma Gret às praças de 150% do soldo, ainda inferior aos 192,50% dos oficiais superiores. O valor da gratificação das praças atualmente é de 122,50%.

Segundo o texto aprovado pela Alerj, o aumento seria escalonado, sendo de 135% a partir de 2022 e de 150% a partir de 2023. O governo justificou o veto destacando o impacto econômico-financeiro da medida e o risco da saída do Estado do Rio do Regime de Recuperação Fiscal (RRF). No entanto, o Executivo também editou o Decreto 47.902/21, que garante o aumento de 150% das praças, mas muda o escalonamento. De acordo com o decreto, ao invés dos dois anos, o escalonamento passa a ser de cinco anos. Em 2022, a gratificação seria de 128%; em 2023 seria de 133,5%; em 2024 seria de 139%; em 2025 de 144,5% e somente em 2026 atingiria os 150%.

O governo também vetou o trecho que garantia que o soldo dos militares fosse corrigido anualmente, com base no IPCA acumulado do ano. Ainda foi vetada a contagem para tempo de aposentadoria do serviço público homologado. Por fim, ainda foram vetados artigos que garantiam direitos às regras antigas aos militares com data de efeito de inativação até 31 de dezembro deste ano, bem como aos que reunissem as condições para aposentadoria até esta data.

O deputado Márcio Pacheco justificou os vetos: “A avaliação da Secretaria Estadual de Fazenda mudou o cenário base, pois dentro do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) não pode haver aumento de salário. O aumento escalonado em dois anos não é aceito pelo RRF, e sim em cinco anos”, argumentou o parlamentar.

Legalidade do decreto questionada

Na reunião, o deputado Luiz Paulo questionou a legalidade do texto do decreto do Governo que determina o escalonamento do aumento da Gret em cinco anos: “O decreto modifica o que ele próprio revoga. Se representarmos na Justiça, a chance de derrubá-lo é muito grande”.

Representando o Corpo de Bombeiros, o sargento Cezar de Oliveira avaliou a reunião como produtiva: “Mais uma vez a Alerj mostrou compromisso com a palavra que foi dada desde o início. O sargento Anderson Valentim, da Polícia Militar, acredita na derrubada dos vetos. “Essa pauta que debatemos é importantíssima. Acreditamos que a grande maioria do parlamento venha a apoiar nossa causa”, endossou.

Entenda a lei

As alterações previdenciárias foram exigidas pela Lei Federal 13.954/19, que também disciplina mudanças para as Forças Armadas, e precisavam ser aprovadas até o final de 2021. A norma estadual determina o aumento de cinco anos do tempo mínimo de serviço para os novos policiais e bombeiros se aposentarem, passando de 30 para 35 anos, com pelo menos 30 anos em exercício de atividade militar. Para os atuais servidores, o texto também prevê um pedágio de contribuição adicional de 17% sobre o tempo restante para aposentadoria.

O texto original enviado pelo Executivo recebeu 261 emendas parlamentares e foi amplamente discutido em duas grandes audiências públicas na Casa e em reuniões com líderes partidários. O substitutivo aprovado pela Alerj garantiu, por exemplo, que não sejam descontados 10,5% para a previdência de pensões abaixo do teto do INSS.

NOTA DO BLOG
A Ação da ALERJ em, suspender seu recesso para apreciar o VETO DO GOVERNADOR ao projeto de lei 5.181/21, que trata sobre o Sistema de Proteção Social dos Militares, é LOUVÁVEL. Uma pena que, em outros casos de apreciação de VETOS, a ALERJ não tenha tido a mesma rapidez e atenção para o conjunto dos servidores.

Quanto a GRATIFICAÇÃO = GRET, se não não há recursos para aumentar o que recebem os praças, então, deveriam ter feito a redução do percentual dos OFICIAIS SUPERIORES. Igualem todos nos 150%. Tirem um pouco dos que ganham MAIS e repassem esse pouco para os que tem salários mais baixos.

O COMITÊ DO REGIME DE RECUPERAÇÃO FISCAL, ainda vai dar muita dor de cabeça para os servidores do ESTADO DO RJ.

45 comentários:

  1. SE VOCÊ ACHA QUE TUDO NA SUA VIDA É DIFÍCIL,PERGUNTE A JESUS SE FOI FÁCIL MORRER NA CRUZ POR VOCÊ. Bom dia SERVO e a todos.🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  2. Para aqueles que amam o imperfeito, que adoram o que é errado, que defendem o indefensável...o burro falante já teve alta. Se preparem, porque a merda que estava entupindo suas tripas, agora vão direto pra sua boca. Vem muita porcaria por aí.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos. Fiz um comentário, que o governador teria sancionado tbm , que não mas faria o desconto dos 10,5% , para quem ganhasse abaixo do teto do INSS. Me desculpem, pelo comentário errado! Infelizmente ele vetou tbm. Vamos aguardar a decisão dos deputados.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo dia para os participantes do blog.
    Isso que os deputados vão fazer é uma cena para o pessoal da segurança.
    Eles vão votar contra o veto, vão discursar na tribuna e depois o juridico corta o veto pelo motivo de que o governador que tem poder de dar ou não esta gratificação. Com isso vamos ficar sem.
    Eles são politicos mesmo. São os verdadeiros politicos e ainda mais no ano de eleição.
    Essa é minha opinião.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia servo e amigos estou negativo isso tá certo o governo deu e agora os 5%

    ResponderExcluir
  6. E D EUNICE TEMPOS BEM DIFICES ME PERDOA SE ESTOU SENDO CHATA AINDA NAO CAPITEI SE TEREMOS PAGAMENTO ATE 25 DE JABEIRO OU SE SERA TAO SOMETE EM 14/02 OBRIGADA BOM DIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Cristina,entrei em contato com o Rioprevidencia e a informação que obtive é que por enquanto o pagamento está programado para 14/02 mas a atendente disse que há possibilidade de uma antecipação. Só isso.

      Excluir
  7. Bom dia a todos,desculpe a minha ignorância,mas não estou realmente entendendo do que serão os atrasados que o Governador do Estado fala que será pago no 1o trimestre.e mais ou menos quanto? Ganho $2.458,00, bruto,e tenho paridade. Ele diz que no salário de janeiro é mais ou menos 10%,e os atrasados, em março, se alguém puder me 3xplicar,agradeço e peço desculpas,pela minha cabeça dura

    ResponderExcluir
  8. BOM DIA A TODOS DO BLOG QUE DEUS ABENÇOE O DIA DE VCS! E VAMOS DE CONTAS PRA PAGAR! QUEM FEZ CONSIGNADO TEVE UM ALÍVIO MAIS QUEM NÃO FEZ COM ESSE ADIANTAMENTO DO DIA 30 NÃO DEVE NEM CONSEGUIR DORMIR...ÉPOCA DE FESTA EU GASTO MESMO!!!

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber do pagamento do estado. Minha mãe é pensionista e a pensão dela é de alimentação. Poderiam ajudaR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Ana Paula tem aguarda pq até o momento está tudo em dia mais o certo e ser só 14 fevereiro podendo ocorre antecipação

      Excluir
    2. Boa tarde, Ana Paula! 🌻🌻
      O próximo pagamento, referente ao mês de Janeiro, de acordo com o calendário oficial, será no dia 14 de fevereiro (décimo dia útil). No entanto, muito provavelmente, deverá ser pago no início de fevereiro.

      Excluir
  10. Mais uma articulação contra a segurança.

    "Governador exonerou seis secretários do governo que são deputados, para reforçar o voto contra os policiais e bombeiros.
    Eu Nunca tive dúvidas...."

    2022 está logo ali.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jamil. Boa tarde.
      A maioria dos políticos são todos iguais, só mostram um lado da moeda suja e podre.

      Excluir
  11. Bom dia! 🌻🌻
    Desejo a todos muita saúde e paz.
    O Deus que habita em mim, saúda o Deus que habita em cada um de vocês.
    Se cuidem, meus amigos, pois a pandemia ainda não acabou. Na cidade do Rio de Janeiro, já existe o caso de um adolescente duplamente infectado.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde. Son as pensionistas não vão ter direito a esse aumento.

    ResponderExcluir
  13. As cidades estão cancelando o carnaval de rua.Aqui no Rio pode ter aglomeração no Sambódromo.Após as festas de réveillon houve um aumento muito grande de novos casos de infecção por covid.O prefeito do Rio diz que hospitais aqui não faltam.Se esses hospitais fossem bons os políticos não iriam pra São Paulo ,para os melhores hospitais particulares ,para se tratarem às nossas custas.Ainda é cedo para promoverem aglomerações.As novas variantes do corona vírus não são imunes às vacinas existentes. Vamos colocar a mão na consciência.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde. Burro falante e outros termos. Como cobrar respeito com desrespeito ?

    ResponderExcluir
  15. Depois de vários anos sem aumento, vai acabar batendo na trave essa tal recomposição salarial irrisória.

    https://oglobo.globo.com/rio/sessao-extraordinaria-da-alerj-expoe-queda-de-braco-politica-entre-castro-ceciliano-em-ano-eleitoral-25341665

    ResponderExcluir
  16. Infelizmente já vi q esse site não é para servidores, virou um blog político, onde vejo mensagens de ódio contra políticos e etc ..., Mas coisas mais importantes não citam e não publicam, saindo para nunca mais entrar e nem recomendar a ninguém, adeus site parcial, tendencioso e maldoso, ah, antes q eu esqueça, Bolsonaro já saiu do hospital e tá cagando e andando para vcs esquerdistas .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O burro falante está cagando e andando pra vc também, porque pra ele vc deve ser como ele...um zero a esquerda. Vc é mais um lambedor de saco.

      Excluir
    2. Marcel, vai ... vai ... é um direito seu ir, e um direito meu querer que você não volte. Espero que cumpra a sua palavra e não faça como tantos que dizem que vão mas não saem daqui.

      E quanto ao bolsonaro estar "c@g@ndo", isso ele faz desde sempre. C@GAVA COMO MILITAR, C@GOU COMO DEPUTADO, C@G@ como DESpresidente. E ainda tem gente igual a você para achar bom e cheiroso o que sai dali.

      Excluir
    3. Torçam pra ele ganhar se não todos todos iremos afundar , menos eles. Eu não posto nada aqui. Porque se postar esse Sr Servo na maioria das vezes bloqueia. Que Deus tenha misericórdia dos que só a verdades deles é a certa.

      Excluir
    4. Na PAZ ? Apoiador de bolsonaro ??? Na Paz ???

      Deus tenha piedade de todos nós, em especial de você, que fala em PAZ armado até os dentes.

      Excluir
    5. Na paz do Senhor. Mais uma que vem aqui (nunca vi) tentando defender o indefensável. Não existe verdade pra vcs bolsonaristas, porque o presidente de vcs é o rei da mentira,mente até que está doente,o que vc quer mais. É um herege. Deus há de ter misericórdia de vc, por defender esse verme. Pra vc não é "esse" Servo,e sim sr Servo. SEM NOÇÃO, é o que vc é. bolsonaro é a treva.😠😠😠

      Excluir
    6. Os bolsonaristas, lambedores de saco, hoje resolveram"tentar" atacar. Não é de estranhar, é a característica do burro falante, quando vê que está perdendo terreno, parte para o ataque. Os bolsonaristas tem que se conformar... bolsonaro já era.

      Excluir
    7. Boa tarde!

      Cruz credo!! O pior de todo esse cenário horrendo no Brasil são os zumbis que aparecem para defender o demônio! E ainda falam em nome de Deus! Deus não apoia arma, violência, agressividade com o próximo! Tenham pelo menos vergonha na cara antes de virem falar em Deus para defender político que, "quando ele caga", "caga e anda" PRA TODO MUNDO, até para seus aliados! E quem diz que o blog só fala de política e não de assuntos do servidor, é porque só entra aqui para servir de olheiro de político que nem sabe que ele existe!

      Excluir
    8. Já vai tarde Marcel...que Deus te abençoe e te faça ter consciência e sabedoria para saber escolher pessoas de bem para administrar nosso país. São pessoas como vc que mantiveram esse Messias de araque por 30 anos na câmara sem nenhum projeto. Continue voltando nele e nos filhinho dele; sua família agradece. Duvido que vc não vá ler o que escrevemos.

      Excluir
  17. Matias uerj. Feliz 22 pra tds. Quero saber se vou ficar negativo governador tiro os 5% e brincadeira tamos perdido amém

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde, com essa atitude o governador com certeza perderá os votos que já estavam praticamente garantidos dos servidores da segurança pública, familiares e amigos dos mesmos na eleição de 2022, e olha que não são poucos.

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde a todos.
    Ser policial militar nos tempos de hoje e principalmente no Estado do Rio de Janeiro, é assinar atestado de morte. Os policiais de rua deveriam ter uma gratificação de periculosidade e os oficiais de quartel, deveriam ter sim seus direitos revistos para que não falte verba aos que ganham menos e se arriscam mais.
    Na PM a pessoa tem duas coisas boas para comemorar: uma quando ENTRA e a outra quando SAI. Quando sai.

    ResponderExcluir
  20. Gente! O Bolsonaro e o Quidroga, são dois monstros

    A gripe e a variante ômicron já estão de abraços e beijos, passeando pela cidade e esses 2 "caras" panacas estão protelando a aplicação das vacinas nas crianças. A ANVISA, já deu SINAL VERDE. Gente! por muitos menos o Fidel Castro, mandou muitos governantes para o Paredon e a Revolução Francesa, mandou rei, rainha, puxa sacos, paus mandatos, todos para a guilhotina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Wilson, para esses dois vermes não te paredon e nem guilhotina,o castigo deles é a mão de DEUS, que quando pesar sobre eles, ninguém vai conseguir levantar. Deus não dorme.

      Excluir
  21. Quem tem paridade e é pensionista do rio previdência PMERJ qua o percentual de aumento?

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde. Adorei a sua resposta ao Marcel. Muito boa . Como sempre. É muita burrice dos bolsominions ..... um abraço

    ResponderExcluir
  23. BOA TARDE

    MANTIDO O VETO DO GOVERNADOR.

    INFELIZMENTE.

    INJUSTO COM OS PRAÇAS E MAIS INJUSTO AINDA COM OS RESERVISTAS (APOSENTADOS) E PENSIONISTAS.

    Cláudio Castro segue a cartilha de bolsonaro arrochando os pequenos e ferrando as pensionistas. Cláudio Castro apenas faz o que bolsonaro lhe impõe. OU é isso, ou o RRF joga o nosso ESTADO em abismo ainda maior.

    ResponderExcluir
  24. As eleições estão aí. O momento da descarga

    ResponderExcluir
  25. A VOTAÇÃO DE HOJE, A MANUTENÇÃO DO VETO, REFORÇA O QUE TENHO DITO.

    A DEFESA TEM QUE SER DE TODO O FUNCIONALISMO. Enquanto se aprofunda essa divisão entre pessoal da segurança e demais servidores, com uma bancada que se diz defensora dos profissionais de segurança, mas vota muitas vezes contra direitos dos demais SERVIDORES, TODOS VÃO PERDER.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Servo. Como assim? Todos os servidores vão perder! A gente já perde tanto, perder mais é covardia.

      Excluir
  26. Boa noite alguem pode me ajudar eu fiz um emprestimo pelo itau eu tenho margem ontem estava aparecendo aguardando comprovação e hoje deu deferida mas ate agora o dinheiro nao entrou na conta .
    Alguem pode me orientar

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: PARA COMENTAR VOCÊ PRECISA TER UM PERFIL ABERTO. Por uma INTERNET de BOM PADRÃO, e para ter seu comentário publicado, seja respeitoso, sem uso de palavras de baixo calão, sem pregação de ódio, discriminação, ofensas ou ilegalidades, na certeza que sua opinião é muito importante. Exerça seu direito de crítica aos perfis públicos de políticos e governantes, sem afirmações que não possam ser comprovadas. Esse é um BLOG privado, que divulga conteúdo de interesse público, ressalvado, portanto, o nosso direito de MODERAÇÃO e de deletar comentários impróprios a nosso critério.

NÃO É PERMITIDO FAZER PROPAGANDA OU OFERTA DE PRODUTOS E SERVIÇOS SEM AUTORIZAÇÃO DO BLOG. NEM DIVULGAR DADOS PESSOAIS, TELEFONE E ENDEREÇO.

A responsabilidade pelo teor dos comentários é do autor dos mesmos, que poderá ser identificado com ordem judicial pelo IP.

A LeaderCred é uma empresa de CRÉDITO que apoia nosso BLOG. Para fazer empréstimo CONSIGNADO com segurança e o melhor atendimento, Fale com a Léa: 4063-9286.

ACERVO SOU SERVIDOR

Arquivo do blog