SIGA O NOSSO BLOG - TRABALHADOR / SERVIDOR / APOSENTADO / PENSIONISTA / EMPREENDEDOR

INFORME PUBLICITÁRIO

INFORME PUBLICITÁRIO
Serviços e Produtos de responsabilidade do anunciante

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

DINHEIRO RECUPERADO DA CORRUPÇÃO SERÁ EMPREGADO NA REFORMA DE ESCOLAS ESTADUAIS DO RIO DE JANEIRO

ACORDO FOI ASSINADO HOJE
PARA EVITAR NOVOS DESVIOS DO DINHEIRO RECUPERADO, UMA SUPER-ESTRUTURA DE FISCALIZAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DOS RECURSOS E DAS OBRAS ESTARÁ EM AÇÃO.

O Termo de cooperação técnica que prevê a devolução de valores recuperados, após serem desviados dos cofres do Estado do Rio de Janeiro e que serão empregados na reforma de escolas públicas estaduais foi assinado hoje.

Parte do dinheiro recuperado pela atuação da força tarefa da Lava Jato do Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro (RJ) poderá ser aplicado na reforma das escolas públicas do estado. Para viabilizar a liberação dos recursos, o MPF/RJ, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e a Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE) assinaram no dia de hoje - 27 de fevereiro - o referido termo de cooperação técnica que estabelece os critérios de aplicação.


Participam doo termo de cooperação técnica como intervenientes o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), a Procuradoria Regional da República da 2ª Região (PRR2) e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ). Como testemunhas, assinarão os membros do MPF e do MP-RJ que integram o projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc).

Os recursos deverão ser utilizados exclusivamente na execução de obras e melhoria de infraestrutura das escolas públicas estaduais. Um diagnóstico da rede estadual de ensino, realizado pelo projeto MPEduc, executado em parceria com o Ministério Público Estadual, revelou que entre outros problemas, a deficiência da estrutura física é um desafio que se apresenta em pelo menos 64% das 1221 unidades escolares mapeadas no Rio de Janeiro.

O termo estabelece que os recursos liberados deverão ser recebidos através de fonte orçamentária diferenciada a fim de facilitar a fiscalização da sua devida aplicação. Igualmente não poderá, sob nenhuma circunstância, acarretar a diminuição do repasse de verbas para educação previstos em lei e não poderão ser computados no percentual de 25% que o Estado deve investir em educação.

Para obter o recurso, a Secretaria de Educação deverá solicitar à Justiça, por meio da PGE, a devolução dos valores recuperados nas ações judiciais que o MPF indicar. As escolas beneficiadas deverão constar de uma relação anexa ao termo, em ordem de prioridade a ser indicada pela Secretaria de Educação, assim como as respectivas intervenções, a previsão de custo e da quantidade de alunos beneficiados. O projeto básico de cada obra deverá ser apresentado em 60 dias a partir da assinatura do termo e a licitação realizada em até 30 dias após a liberação do recurso. Toda a execução das obras, bem como as respectivas prestações de contas serão acompanhadas pelo FNDE através de sistema eletrônico já existente, porém adaptado para essa finalidade, não afastando, contudo, a competência dos demais órgãos de controle para tanto.

- O termo mostra como a atuação do MPF na tutela coletiva e na área criminal podem ser complementares e igualmente relevantes para a sociedade, bem como o tamanho do resultado que se pode alcançar quando todas as instituições unem-se em prol da educação. 

Não há melhor forma de se retornar à sociedade recursos que lhe foram pilhados, senão através da educação. Sem educação de qualidade, continuaremos a enxugar gelo, construindo uma sociedade desigual, hostil e desprovida de pensamento crítico. De nada adianta nos debruçarmos na defesa de outros direitos do cidadão, sem priorizarmos o que verdadeiramente o emancipará para o exercício consciente dos demais. Não se transforma uma nação sem investimentos sérios em educação - completa a procuradora da República Maria Cristina Cordeiro.

A força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro recuperou, até o momento, R$ 451,5 milhões em acordos de colaboração. Deste total, R$ 250 milhões foram devolvidos ao governo do estado em março de 2017 e permitiram o pagamento do 13º salário atrasado de cerca de 146 mil aposentados.

Com base em informações do MP/RJ - MPF - Site do Governo do Estado

29 comentários:

  1. Faz me ri fazer obra ,se é na obra que eles roubam pelo amor de Deus sai de um padrão e entra na mão de outro ladrão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Dinheiro roubado de obra volta para outra obra. Ganham maisso mesmo! E muito. Agora vão ganhar a granel.

      Excluir
  2. A ideia é boa mais a justiça é corrupta,esta envolvida em desvio de recursos público

    ResponderExcluir
  3. Recebi do zap do servidor servidor informação que a primeira parcela das mestas sera paga amanhã

    ResponderExcluir
  4. Boa noite para todos! Ótimo texto Servo, como sempre bem explicado. Isso é muito bom! Eu como professora aposentada, fico feliz com essa atitude da justiça, sei da precariedade das nossas escolas e esse dinheiro vai ajudar muito.

    ResponderExcluir
  5. 1parcela do sistema integrado de metas vai ser depositado amanhã para PMERJ, PCERJ e ISP.
    Mensagem recebida pelo whatsup Servidor primeiro a poucos minutos.

    ResponderExcluir
  6. Al quem poderia me explicar o que e metas?

    ResponderExcluir
  7. Será que irão pagas as metas amanhã mesmo? O Pinóquio colocou no site oficial e tudo! Tomara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matéria no O Dia online, procede!

      Excluir
    2. Matéria no O Dia online, procede!

      Excluir
    3. Segundo o RJTV serão pagas as metas referentes ao segundo semestre de 2015.

      Excluir
  8. Metas são baixa no índice de criminalidade no Estado do Rio de Janeiro, as aisp's que atingiram as metas recebem premiações, podendo ficar em 1º, 2º ou 3º lugar. Diminuição de roubos, homicídios, latrocínio, "auto de resistência", furto, etc....

    ResponderExcluir
  9. Poxa e o décimo? ?? Nós podemos esperar até quando? O ano passado qd devolveram dinheiro pagou décimo para alguns e outros ficaram para depois. Até quando? Sou a favor de escolas reformadas porém queremos o décimo.

    ResponderExcluir
  10. KD o décimo terceiro, esse governo faz o que quer.

    ResponderExcluir
  11. VEM NOVAS NOTÍCIAS......OUTRAS FICAM PRA TRAZ...POBRE DE NÓS

    ResponderExcluir
  12. Servooooooo, tem alguma novidade referente ao décimo terceiro salário?????
    Esse desgraçado do Governador não fala mais nada, só nessa intervenção

    ResponderExcluir
  13. SOU A FAVOR DE INVESTIR NA EDUCAÇÃO, PORÉM A "SAÚDE" EU ACHO QUE DEVERIA VIR EM 1° LUGAR!!!!
    OBS.: A ÁREA DA SAÚDE ESTÁ UM CAOS, MATANDO DEZENAS DE PESSOAS A CADA DIA, POR FALTA DE REMÉDIOS, EQUIPAMENTOS E PROFISSIONAIS QUALIFICADOS, E OS QUE LÁ ESTÃO, SÃO PESSIMAMENTE REMUNERADOS!!!
    ALÉM DA SEGURANÇA, QUE TAMBÉM DEVERIA SER PRIORIZADA!!!!!
    SEM CONTAR O 13. E O SALÁRIO, QUE É UM DIREITO DE TODOS, E DEVER DO ESTADO, PAGAR EM DIA!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  15. Servo alguma informação a premiação q sai amanhã para a segurança? Deu agora no jornal da globo.

    ResponderExcluir
  16. Sabes alguma coisa sobre o 13 dos pensinistas que ainda nao receberam??? Nenhuma noticia???

    ResponderExcluir
  17. "Não há melhor forma de se retornar à sociedade recursos que lhe foram pilhados, senão através da educação. Sem educação de qualidade, continuaremos a enxugar gelo, construindo uma sociedade desigual, hostil e desprovida de pensamento crítico". ---> Concordo em gênero, número e grau

    ResponderExcluir
  18. Se conseguissem recuperar toda a grana que foi desviado desse estado, o que eu duvido,seria mais do que suficiente não só para reformar mas para construir escolas de primeiro mundo.
    Mas todo esse processo deve ser fiscalizado ai pelo MP, senão vão roubar tudo de novo.

    ResponderExcluir
  19. Duvido que esse dinheiro será empregado em coisa que preste. Não confio em mais ninguém.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite! Gostaria de uma ajuda de vocês, meu pai era inativo da PMERJ, era viuvo,faleceu agora em fevereiro, onde posso dar baixa no pagamento dele

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: PARA COMENTAR VOCÊ PRECISA TER UM PERFIL ABERTO. Por uma INTERNET de BOM PADRÃO, e para ter seu comentário publicado, seja respeitoso, sem uso de palavras de baixo calão, sem pregação de ódio, discriminação, ofensas ou ilegalidades, na certeza que sua opinião é muito importante. Exerça seu direito de crítica aos perfis públicos de políticos e governantes, sem afirmações que não possam ser comprovadas. Esse é um BLOG privado, que divulga conteúdo de interesse público, ressalvado, portanto, o nosso direito de MODERAÇÃO e de deletar comentários impróprios a nosso critério.

NÃO É PERMITIDO FAZER PROPAGANDA OU OFERTA DE PRODUTOS E SERVIÇOS SEM AUTORIZAÇÃO DO BLOG. NEM DIVULGAR DADOS PESSOAIS, TELEFONE E ENDEREÇO.

A responsabilidade pelo teor dos comentários é do autor dos mesmos, que poderá ser identificado com ordem judicial pelo IP.

A LeaderCred é uma empresa de CRÉDITO que apoia nosso BLOG. Para fazer empréstimo CONSIGNADO com segurança e o melhor atendimento, Fale com a Léa: 4063-9286.

ACERVO SOU SERVIDOR

Arquivo do blog