SIGA O NOSSO BLOG - TRABALHADOR / SERVIDOR / APOSENTADO / PENSIONISTA / EMPREENDEDOR

INFORME PUBLICITÁRIO

INFORME PUBLICITÁRIO
Serviços e Produtos de responsabilidade do anunciante

segunda-feira, 5 de setembro de 2022

PAGADÃO DO NOVO ESCOLA - RECEBEU ?? INFORME AQUI !

O BLOG DISPONIBILIZA A MATÉRIA, PARA QUE TODOS OS QUE TÊM DIREITO AO PROGRAMA POSSAM INFORMAR SOBRE O PAGAMENTO OU OUTRAS QUESTÕES.

RECEBEU ? INFORME AQUI !

MATÉRIA SERÁ ATUALIZADA E TRAZIDA AO TOPO ENQUANTO O PROCESSO DE PAGAMENTO ESTIVER EM ANDAMENTO.

      LEIA MAIS    

NOVA ESCOLA - JUSTIÇA INFORMA AO SEPE QUE PAGAMENTO DEVERÁ COMEÇAR NA PRÓXIMA SEMANA - 02/09/2022

132 comentários:

  1. Bom dia!!!! Muito interessante esta matéria!!! Vou ficar o dia inteiro de olho por aqui.👀

    ResponderExcluir
  2. Vc é fera Servo! E Que Deus nos abençoe!🙏

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todas!
    Alguém sabe informar onde será realizado o pagamento do Nova Escola?

    ResponderExcluir
    Respostas


    1. Gostaria saber se está disponível a listagem de aposentados da rede estadual de Educação do Rio que fazem parte do processo do Nova Escola.

      Excluir
    2. Direto na conta das pessoas que entraram com a ação na justiça

      Excluir
    3. Mandado de pagamento via banco do Brasil e transferido aos aposentados que constam na listagem!

      Excluir
  5. Respostas
    1. Bom dia!

      Gostaria saber se está disponível a listagem de aposentados da rede estadual de Educação do Rio que fazem parte do processo do Nova Escola.

      Excluir
    2. Tem que pedir no SEPE. A listagem que está circulando o Sepe informou que não é oficial até pq eles não podem divulgar dados e valores.

      Excluir
  6. Boa tarde aguem tem essa listagem ,ou sabe dizer se todos os aposentados terão direito ?

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, a informação que foi divulgada pelo Sepe, é que o valor seria creditado direto na conta corrente durante esta semana.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, infelizmente nós apoio não sabemos nem quanto iremos receber,pois a lista que se tem é só pra professores, nós não temos o direito nem de saber valores,um absurdo,indignada.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde a todos, na sexta feira este blog divulgou as informações sobre o pagamento que irá começar hoje através do crédito em conta corrente.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia..
    Tbem não sei em que banco será feito o pagamento da nova escola!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia!

    Gostaria saber onde está disponível a listagem de aposentados da rede estadual de Educação do Rio que fazem parte do processo do Nova Escola.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Servo e a todos. Que saia logo esse pagamento da Nova Escola. Que essa novela não seja como as mexicanas, nunca tem fim. Já são seis anos de espera. Ningué merece tanta falta de respeito. Vai sair agora, se Deus quiser. Estou aqui na torcida.

    ResponderExcluir
  13. Tem notícias do pagamento da Nova Escola?

    ResponderExcluir
  14. https://extra.globo.com/economia-e-financas/servidor-publico/remanescentes-do-corpo-de-bombeiros-do-municipio-do-rio-poderao-ser-incorporados-policia-militar-25563907.html

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Até agora nenhuma informação do pagamento do nova escola?

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde
    Alguém sabe informar com está o andamento do pagamento? Desculpa pela ansiedade!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde.
      Leia nossa matéria de sexta-feira dia 02

      Excluir
  18. Boa tarde a todos podem me informa se nova escola vc ser pago todos q tem direito

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde a todos.eu examinei o meu contra cheque e reparei q não veio nenhum desconto do credcesta.....por outro lado,estou com um limite de 821,0 não entendi nada,eu não chegava nem perto desse limite...estou esperando o nova escola para quitar e tirar esse cartão da minha vida,

    ResponderExcluir
  20. BOA TARDE A TODOS QUE SEJA A SEMANA DE VITORIAS PRA NÓS!!!

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde
    Sabem me informar por favor se a prova de vida do INSS não é mais presencial?

    ResponderExcluir
  22. Só receberão NE os que se aposentaram com paridade até o ano de 2009. Essa foi a informação que recebi.

    ResponderExcluir
  23. Fiquei sabendo na minha agência,que a prova de vida do INSS, está suspensa até 31 de dezembro,eu teria que fazer esse mês.

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde.
    Alguém sabe como ter acesso a listagem da Nova Escola? Será que os interessados não tem o direito de verificar se seus nomes constam na mesma? Por quê do mistério?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entra no site do SEPE, vai na aba "jurídico" e procura pelo processo! Lá vai ter as listas com os nomes de todos! Só baixar e conferir!

      Excluir
    2. A prova de vida não está suspensa; o que acontece é que ninguém precisa mais provar que está vivo e essa responsabilidade passou a ser do INSS. Eles vão usar vários meios de constatar a existência do segurando aposentados e pensionistas como exemplo: votação nas eleições, empréstimos consignados adquiridos, emissão de documentos, utilização do "meu inss", movimentação bancária através de biometria etc etc.etc.. Caso não seja possível encontrar meios de constatação de vida o INSS irá comunicar um mês antes do aniversário do beneficiário no contracheque e aplicativo "Meu INSS" , aí sim, caso não seja possível identificar, o pagamento será suspenso.
      Se isso vai funcionar e até quando, só Deus sabe. Eu como não confio nesse desgoverno, corri ao banco e fiz no caixa eletrônico através de biometria e assim continuarei fazendo.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  25. E pelo jeito, não saiu nada ainda. Tanda, tem uma lista separada para o pessoal de apoio. Eu soube que todos vão receber. Vamos ter esperança.

    ResponderExcluir
  26. Sério que até agora ninguém recebeu????????? Já são quase 6 da noite

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde
    O INSS havia suspenso a prova de vida.

    ResponderExcluir
  28. Boa noite Servo e a todos. ALERJ: projeto de lei prevê reajuste automático para inativo e pensionistas do Rio com direito a paridade salarial. Os servidores inativos e dos pensionistas Estado do Rio,com direito a paridade de salários, devendo ter seus proventos automaticamente reajustados sempre que as remunerações dos servidores ativos em cargos compatíveis forem corrigidos. Essa é a proposta do Projeto de Lei 080/2022 que a ALERJ deve votar em primeira discussão nesta terça feira ( dia 6) . A proposta de autoria do deputado Luiz Paulo (PSD) determina que, no caso do pensionista se não for possível aplicar o reajuste automático ,o Rioprevidência deverá entrar em contato individualmente no prazo de sete dias ,para orientar o interessado sobre como proceder para que seu benefício seja revisado e atualizado. No caso dos servidores inativos, a comunicação individual deverá ser feita pelo respectivo departamento de pessoal, também no prazo de sete dias,para que este seja informado sobre como proceder para ter a correção. Essa matéria do jorna extra servidor, pra mim é muito importante,já que solicitei revisão em janeiro, e até agora ,nada Jornal extra servidor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Que notícia boa liguei pra ouvidoria eles me deram de 30 a 60 dias pra ver o meu processo de revisão sou pensionista desde 1991 tenho direito à paridade

      Excluir
    2. Boa tarde Maria da Salete. Notícia maravilhosa. Eu sou pensionista desde 1992. Pedi revisão em janeiro. Vamos aguardar. Notícias boas virão se DEUS quiser. Um abraço.🤗❤️

      Excluir
    3. Boa noite! Pedi revisão em março e já foi atualizado

      Excluir
  29. Poderia me explicar porque nem todos vão receber?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pq esse processo foi aberto para corrigir valores do Nova Escola q não foram pagos a pessoas q se aposentaram em determinado período! Quem se aposentou depois, estava com valor correto! Quem é da ativa, recebe a gratificação Nova Escola até hoje! Quem entrou com a ação na justiça recebe agora, quem não entrou e tem direito a receber, tem q procurar o SEPE da sua região!

      Excluir
  30. Boa noite amados!amiga inez como assim nem todos receberão?
    Como fazemos para obter a listagem, alô sepe nos ajuda em relação a isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Copiei o comentário de uma colega"Entra no site do SEPE, vai na aba "jurídico" e procura pelo processo! Lá vai ter as listas com os nomes de todos! Só baixar e conferir!"

      Excluir
  31. Gente!! Vamos ter esperança! Todos que tem direito vão receber!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só receberá quem deu entrada no processo que o Sepe abriu. Eu tenho direito, mas não dei entrada, portanto não receberei.

      Excluir
  32. Boa noite a todos leitores e administradores do blog.
    Comunico que postei hoje meu bom dia a todos, porém por algum motivo não saiu. Sem culpar o blog; falhas acontecem. Então desejo a todos uma semana abençoada e boa sorte para quem tem direito ao Nova Escola.(sitei isso pela manhã).

    ResponderExcluir
  33. Pq q nem todos aposentados, não vão receber?.
    Nem o que constam na lista??

    ResponderExcluir
  34. Boa noite, e como conseguimos está lista do pessoal de apoio?

    ResponderExcluir
  35. Alguém pode me enviar a lista do nova escola ? bernardessalvo66@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Copiei o comentário de uma colega aqui no blog"Entra no site do SEPE, vai na aba "jurídico" e procura pelo processo! Lá vai ter as listas com os nomes de todos! Só baixar e conferir!"

      Excluir
    2. Senhor Luiz Claudio,acabei de mandar para o seu email

      Excluir
    3. Boa noite luziabonifacio61@gmail.com, pode me mandar tbem por favor
      marthafernandes1986@hotmail.com

      Excluir
    4. Bn por gentileza pode mandar por favor pra mim,tem que ser do apoio ,eu não estou conseguindo, sandraolhosazuis2405@gmail.com,desde já agradeço!

      Excluir
  36. Boa Noite, alguém sabe o que houve com a Leader cred, estou com u.a proposta em análise e até agora nada, ninguém responde, atendimento digital cansativo, falei com Matheus, Simone...todos sumirá....alow Leadercred vai nos abandonar também.!????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Estava com problemas, mas já normalizou. Boa sorte🍀🍀🍀

      Excluir
  37. Só receberá quem deu entrada no processo que o Sepe abriu. Eu tenho direito, mas não dei entrada, portanto não receberei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é inconstitucional. Aí se acontecer, vamos entrar na justiça.

      Excluir
    2. Foi o que a SEPE me informou tbm

      Excluir
  38. Bom Dia Que notícia boa Eunice, Deus escutou minhas orações Agora quero ver qual a desculpa do Rioprevidencia

    ResponderExcluir
  39. Bom dia, galera linda!!! Alguém acordou com a conta bancária recheada de Nova Escola? 🤭 Só brincando pra aguentar tanta covardia...Aff!

    ResponderExcluir
  40. 107 imóveis, três mulheres, cinco filhos. Tudo isso sem nunca ter trabalhado na vida. É um mito mesmo 🤭🤭🤭

    ResponderExcluir
  41. Bom dia Servo! Vai fazer uma nova postagem para acompanharmos hoje essa novela do Nova Escola hoje? Será que vai sair mesmo??

    ResponderExcluir
  42. BOM DIA A TODOS, É VERDADE QUE OS EMPRESTIMOS CONSIGUINADO FORAM SUSPENSOS POR 180 DIS PELA LEI 14.181 ASS POR BOLSONARO?

    ResponderExcluir
  43. Gente ninguém tem nenhuma informação sobre esse pagamento do nova escola??

    ResponderExcluir
  44. O que será que houve com o blog? 📢 SERVOOOO CADÊ VOCÊ MEU FILHO.🤔

    ResponderExcluir
  45. Bom dia a todos!
    Alguém sabe me informar se tem algum contato com o sepe?, pois acredito que ele teria que nos informar sobre o nova escola, e até agora nada. Será quê teremos que ficar a Deus dará?! Se o nosso querido servo a ter noticias para nos passar ficamos, como baratas tontas. Poxa poderiam ter mais consideração conosco. Já tentei várias formas e nada..Quê o senhor nos ajude pois somos tratados com muito descaso. Um braço a todos!

    ResponderExcluir
  46. Alguma notícia sobre o pagamento da gratificação do Nova Escola?

    ResponderExcluir
  47. Boa tarde todos! Já que a folha de PG foi para o Banco do Brasil o mesmo deveria divulgar uma nota sobre a real situação.

    ResponderExcluir
  48. boa tarde
    O SEPE NÃO TRAZ NENHUMA INFORMAÇÃO NOVA.
    Vamos tentar contato com a 8a. vara de fazenda. Mas, pela hora, e pelo feriado de amanhã, não sabemos quando e se teremos resposta.

    ResponderExcluir
  49. Boa tarde. No Instagram do sepe, na publicação que trata do pagamento Nova Escola, obtive a resposta que receberão todos que se aposentaram até setembro de 2009 e entraram com a ação pelo SEPE.

    ResponderExcluir
  50. Olhei minha conta bancária e não tem nada ainda de Nova Escola.😕😡

    ResponderExcluir
  51. Eu queria saber da lista do nova escola dos que vão receber.

    ResponderExcluir
  52. Boa noite Servo e a todos. Segundo o site Metrópolis, bolsonaro diz temer " busca e apreensão contra familiares por imóveis. bolsonaro voltou a reclamar de investigações jornalisticas que appntam indícios de lavagem de dinheiro pelo clã bolsonaro. Mas é como eu não me canso de falar: quem não deve não teme,e, quem tem c.. tem medo. Mas como dizem os bolsonaristas " ladrão é o Lula né...

    ResponderExcluir
  53. BOA NOITE!!! QUE DÊ O DIREITOS DE TODOS.

    ResponderExcluir
  54. Poema DA MENTE Há um presidente que mente. Mente de corpo e alma. E mente de maneira tão pungente ,que a gente acha que ele mente sincera/ mente. Mais que mente sobretudo impune/ mente... Indecente/ mente. E mente tão nacional/mente que acha que mentindo história afora ,vai nos enganar eterna/ mente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 👏👏👏👏👏👏
      Bom dia amiga Eunice.☀️☀️🌹🥀😘😘😘❤

      Excluir
    2. Boa tarde Julio. Um ótimo feriado pra vc e sua família. Um abraço.🤗❤️🇧🇷👋

      Excluir
  55. Boa noite!
    Em 2020 vi que meu nome constava nesta listagem , porém fui informada que deveria me habilitar no processo já que esta causa teria sido ganho pelo Sepé desta como não sou filiada ao SEPE não receberia.Estou.tentando.desde 2020 constituir um advogado da defensoria sem sucesso, Em 2020 consegui enviar documentos por email porém apesar de tê-los enviado ainda teria que ter um advogado.Estou indo e voltando ao fórum do Rio sem sucesso.Ninguém fornece informações a respeito, tudo que sei me foi informado por uma advogada que conhecia alguém do SEPE não entendo porque tanto mistério .Sei que a lista existe , porque não mostram aos interessados?
    Sei que outras causas ganhas pelo.SEPE só são pagas aos filiados ,e algumas colegas da ativa Sitaram outra causa ganha pela UPPE que estão sendo pagas em parcelas.A verdade é que quando se trata de direitos há todo esse mistério.Aproveito também para informar que denunciei o rio previdência onde estou sendo vítima de fraudes,pois o órgão acatou um pedido de pensão de alguém que dizia ser eu , fato este que é inadmissível já que já existia a minha aposentadoria.Sou aposentada pelo órgão desde 2011 , entrei com pedido em2009 .Como poderiam acatar um pedido de pensão de alguém com o mesmo nome em 2020 ? Descobri este fato depois de diversas outras fraudes e roubo de identidade cartão e invasão da minha casa.Denunciei em todos os ministérios e na polícia federal pois na cidade onde moro Niterói não consegui dar parte em nenhuma delegacia já que se trata de crime federal.Deixo.aqui.ezte depoimento para que fique registrado todo o constrangimento que venho sofrendo sem que o órgão da qual sou aposentada demonstre interesse em esclarecer..Já deixei outro depoimento com outro nome em outra matéria, pois estou com outro número de telefone pra me preservar.Gratidão por este espaço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Célia, não há nenhum mistério em relação a lista: o processo e a listagem estão disponíveis pra quem quiser ver, na aba "Jurídica" no site do SEPE! Mas não tem como ficar divulgando nomes das pessoas envolvidas, até pq os valores desse processo são altos e tem muita fraude por aí! Só vc entrar no site deles e ver!

      Excluir
    2. Rita estou falando de uma realidade que vivi e estou vivendo busquei informação em 2020 como sitei acima.Fui ao SEPE da região onde moro ,e também no fórum .E repito me foi negada informações .Esta é minha realidade não falo por outros .Sito fraudes que não precisaria expor aqui , porém o faço como alerta aos outros colegas servidores .

      Excluir
  56. Alguém recebeu estorno dos valores cobrados inat prev de junho e julho?Bom dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse mes nao sueli mes passado eu recebi

      Excluir
    2. Sueli , sou pensão do estado. Não recebi e ainda veio descontando da folha de Agosto que foi pago agora dia 03/09. Mas já vi pessoas que teve os valores devolvidos. Vamos aguardar. Pois é inadmissível esses descontos todo mês.

      Excluir
  57. SABEM ME INFORMAR QUE DIA COMEÇA O RECADASTRAMENTO DE SETEMBRO?

    ResponderExcluir
  58. SABEM ME INFORMAR QUE DIA COMEÇA O RECADASTRAMENTO DE SETEMBRO?

    ResponderExcluir
  59. Até agora nada do "Nova Eacola" na conta! Segundo a "PALAVRA" da juíza do processo, os depósitos começariam essa semana... já é quarta-feira e nada! Vamos aguardar até sexta! Se não pudermos confiar na palavra de um juiz, q é autoridade máxima da justiça, vamos confiar em quem?! Difícil!

    ResponderExcluir
  60. Até quando essa covardia de nenhum depósito do Nova escola e nenhuma satisfação?? Humilhante.... Estão esperando todos morrerem pra pagar!

    ResponderExcluir
  61. Boa tarde. Alguém tem a listagem do Nova Escola atualizada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostaria de ter. Entrei no portal do Sepé e não achei.

      Excluir
  62. Boa noite. Alguém tem a listagem do Nova Escola atualizada? Poderia me enviar por e-mail?
    ameliaguedess@gmail.com

    ResponderExcluir
  63. Flor de Lotus,obrigada,então em agosto,descontei inat Prev ref á junho,664,00 e ref a julho,669,00 já em setembro veio cobrando inat Prev ,24,98 e o valor do imposto de renda que tinham reduzido voltou ao normal,não estornaram nada de junho e julho porque cobraram valor do salário integral ultrapassei,2,00 do limite.Acharam o erro,vou aguardar enviarem novo contracheque em outubro para ver se resolveram,sou pensionista PM Especial desde Fevereiro de 2003.Se não devolverem nem sei se a Dip resolverá.Bom dia.Vou aguardar,acho que devolverão.

    ResponderExcluir
  64. Não conheço ninguém que já tenha recebido

    ResponderExcluir
  65. Bom dia meus amigos! E vamos pra mais 1 dia de agonia!!! Que Deus olhe por nós já que o Sepe nem o telefone atende pra dar uma satisfação sobre o Nova escola!🙏

    ResponderExcluir
  66. Boa tarde Servo e a todos, você conseguiu contato com a 8a vara de fazenda para saber sobre transferência dos valores do Nova Escola do BB para a conta dos aposentados?

    ResponderExcluir
  67. Nova escola. Conheço algumas pessoas que já receberam, foram pagos 4 grupos. Acredito que o pagamento esteja para ser feito do restante. O problema é a burocracia e com isso a demora, que nos assombra. Boa sorte para todos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Receberam essa semana? Não ne? Vc se refere aos 3 primeiros grupos que ja receberam ate 2016 ne??

      Excluir
    2. Tomará que isso aconteça minha avó está na listagem e ainda não recebeu será muito bem vindo esse dinheiro que ela espera a anos...

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  68. Alguém tem o número do processo nova escola?

    ResponderExcluir
  69. Alguém tem o número do processo nova escola?

    ResponderExcluir
  70. Boa tarde amiga Luciana, esses 4 grupos a quê você se refere é recente? Digo após a juiza ter batido o martelo.

    ResponderExcluir
  71. Infelizmente não. Quando iniciou o pagamento e parou. Desculpe!

    ResponderExcluir
  72. Isso, Maria. Pagamentos antigos. Mas realmente acredito que esteja para sair a qualquer momento.

    ResponderExcluir
  73. Fico muito triste com o descaso. Poderiam dar um posicionamento

    ResponderExcluir
  74. Hoje é sexta-feira, último dia da semana... vamos torcer q esse pagamento entre hoje! Acompanhando aqui e no face do SEPE!

    ResponderExcluir
  75. Lamentável nenhuma satisfação do Sepe! Hoje ja é sexta feira!!! E nada! Que vergonha

    ResponderExcluir
  76. Acho muito triste também. Mas dará tudo certo!!!

    ResponderExcluir
  77. "Com relação à não confirmação do pagamento do processo Nova Escola dos aposentados, na semana inicial de setembro, conforme previsão da juíza da 8ª Vara de Fazenda do Tribunal de Justiça, dra. Alessandra Tufvesson, responsável pelo processo, o Jurídico do Sepe recebeu informações de que houve um problema de natureza técnica, na relação do cartório com o Banco do Brasil, que não nos foi especificado.

    No dia 13/09/2022, teremos um atendimento no plantão virtual com a juíza, quando obteremos mais esclarecimentos quanto à nova previsão do início dos pagamentos.

    O Sepe vem monitorando, diariamente, junto aos órgãos responsáveis, o andamento dos trâmites, para o início do pagamento e, assim, seja finalmente feita Justiça para com os aposentados e aposentadas inscritos na ação."

    Direção do Sepe Central
    Boa noite!
    Mensagem retirada do site do sepe.

    ResponderExcluir
  78. Só ira receber quem entrou com o processo?

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: PARA COMENTAR VOCÊ PRECISA TER UM PERFIL ABERTO. Por uma INTERNET de BOM PADRÃO, e para ter seu comentário publicado, seja respeitoso, sem uso de palavras de baixo calão, sem pregação de ódio, discriminação, ofensas ou ilegalidades, na certeza que sua opinião é muito importante. Exerça seu direito de crítica aos perfis públicos de políticos e governantes, sem afirmações que não possam ser comprovadas. Esse é um BLOG privado, que divulga conteúdo de interesse público, ressalvado, portanto, o nosso direito de MODERAÇÃO e de deletar comentários impróprios a nosso critério.

NÃO É PERMITIDO FAZER PROPAGANDA OU OFERTA DE PRODUTOS E SERVIÇOS SEM AUTORIZAÇÃO DO BLOG. NEM DIVULGAR DADOS PESSOAIS, TELEFONE E ENDEREÇO.

A responsabilidade pelo teor dos comentários é do autor dos mesmos, que poderá ser identificado com ordem judicial pelo IP.

A LeaderCred é uma empresa de CRÉDITO que apoia nosso BLOG. Para fazer empréstimo CONSIGNADO com segurança e o melhor atendimento, Fale com a Léa: 4063-9286.

ACERVO SOU SERVIDOR

Arquivo do blog