SIGA O NOSSO BLOG - TRABALHADOR / SERVIDOR / APOSENTADO / PENSIONISTA / EMPREENDEDOR

INFORME PUBLICITÁRIO

INFORME PUBLICITÁRIO
Serviços e Produtos de responsabilidade do anunciante

terça-feira, 31 de agosto de 2021

UERJ - PROPOSTA DE EXTINÇÃO DA UNIVERSIDADE É INACEITÁVEL ATO DE DESTRUIÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DO BRASIL


Publicado 31/08/2021 06:00

Conforme amplamente noticiado pelos veículos de comunicação, a proposta inconstitucional de extinção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e de transferência dos seus bens e recursos à iniciativa privada teve sua tramitação às comissões da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) publicada recentemente, no dia 19 de agosto de 2021.

Em total oposição a essa iniciativa delirante, a Uerj vem recebendo o apoio institucional de uma rede de solidariedade composta pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, pelos reitores das Instituições Federais e Estaduais de Ensino e Pesquisa no Rio de Janeiro, pelos Fóruns Nacionais Pró-Reitores de Graduação, de Pós-Graduação e de Extensão, bem como pelas diversas manifestações de entidades e de pessoas empenhadas pela defesa da educação pública de qualidade.

Essa corrente de proteção e de cooperação representa movimento importantíssimo nesse cenário de erosão democrática em que estamos inseridos. Em tempos de ataque às instituições públicas de ensino e de pesquisa, a mobilização da comunidade acadêmica e científica pela preservação da integridade e do patrimônio da Uerj apenas reforça a importância da luta coletiva na posição de resistência a retrocessos políticos.

Em notas e manifestos publicados por essas instituições, são destacados tanto os avanços sociais obtidos no processo de inclusão no ambiente universitário, quanto a produtividade científica desempenhada pela UERJ, que há muito se destaca no país e no mundo pelas contribuições vertidas ao desenvolvimento econômico, à Ciência, à Tecnologia e à Educação.

Para além das retribuições materiais entregues à população fluminense e brasileira, a Uerj integra o rol das instituições brasileiras historicamente comprometidas com a tutela do Estado Democrático de Direito, com os valores republicanos e com o livre desenvolvimento do pensamento crítico. Por isso incomoda tanto àqueles que insistem no autoritarismo como projeto de governo.

É louvável o apoio oferecido por essa comunidade acadêmica e científica, que não só presta sua solidariedade, como também reconhece o perigo que esse tipo de ação representa para todas as Universidades. O ataque a uma Universidade pública representa um ataque à educação, à ciência e ao progresso do país.

Além da proposta estar eivada de inconstitucionalidades dos pés a cabeça, a força recebida nesse momento nos torna ainda mais confiantes pela rejeição do projeto de lei no parlamento fluminense, que certamente o receberá como uma afronta aos interesses da população do estado.

A Uerj muda a vida das pessoas para sempre e não há qualquer estratégia eleitoral que possa alterar isso. A Universidade mais popular do país resiste e resistirá às ofensas negacionistas, estando cada vez mais forte, enquanto oportunistas apenas ficarão lembrados na história como os inimigos da universidade pública, gratuita, inclusiva e de excelência.

Ricardo Lodi Ribeiro é reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

NOTA DO BLOG
Procurando no DICIONÁRIO, encontrei várias palavras que qualificam essa proposta: COVARDIA, CANALHICE, BURRICE, ESTUPIDEZ. A quem interessa destruir a UERJ ? A que tipo de interesses, quem apresenta uma proposta dessas está ligado ?

20 comentários:

  1. Senhor, quando teremos paz e sossego nesse país?!!

    ResponderExcluir
  2. Abaixo transcrevo frases escritas por um criador de universidade, em resposta ao nobre deputado que propôs o fechamento da UERJ, "Fracassei em tudo o que tentei na vida.
    Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui.
    Tentei salvar os índios, não consegui.
    Tentei fazer uma universidade séria e fracassei.
    Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei.
    Mas os fracassos são minhas vitórias.
    Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu.

    Darcy Ribeiro"

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde servo,sei que a pauta não é essa mas o senhor sabem algo do 5% da margem do consignado?

    ResponderExcluir
  4. Servidores do Estado e da Prefeitura do RJ

    Vocês sabiam que a "grana" do pagamento do mês de agosto dos servidores já foram encaminhados hoje 31/08/2021, terça feira para "dormir" nos Bancos Bradesco e Santander e "despertados" para cair nas contas dos respectivos servidores
    no mês seguinte, setembro : 10º dia útil servidores do Estado e 5º dia útil servidores da Prefeitura do RJ
    Gente! Governador e Prefeito não antecipam o pagamento se não quiserem, porque GRANA tem.

    ResponderExcluir
  5. Vania. Boa tarde.
    Vou deixar o meu amigo Servo responder. Mas, eu estou sentindo que você não gosta muito de ler as informações desse Blog, passando direto para os comentários dos nossos usuários, especialmente da D. Eunice e da Edna Martins.

    ResponderExcluir
  6. BOA TARDE A TODOS DO BLOG! VAMOS SENTAR NA SALA E PEGAR A PIPOCA : FILME DE TERROR DOS SERVIDORES, PENSIONISTAS, INATIVOS...OS PROTAGONISTAS, O MONSTROS GUEDES E BOLSONARO, PLATEIA: O POVO É SERVIDORES...VAI BOMBAR! OU VAMOS SE MEXER PRO BICHO NÃO PEGAR...GENTE DELES NÃO TIRAM NADAAAAAA!!! JESUS QUE COVARDES!!!

    ResponderExcluir
  7. Acabou foi barrado pelo governador esqueça margem de 5% Tá sempre nos comentários!!! O sonho acabou!!!

    ResponderExcluir
  8. Vergonha nacional: salário mínimo do ano que vem $1169,00.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. D.Eunice. Boa tarde.
      Vergonha é isso, um escárnio NACIONAL

      "Churrasco de Bolsonaro tem picanha de R$ 1.799,99 o quilo"

      É quanto gasta o Sr. Jair "messias" Bolsonaro, para fazer todo fim de semana, o churrasco no Palácio da Alvorada para a sua família e também para os seus "puxa sacos" e "paus mandados" do seu ministério.
      Ele tem o prazer de dizer que dispensa a carne do gado brasileiro, prefere e manda importar a carne do gado da raça "wagyo" de origem japonesa.

      Como todos sabemos, essa despesa vai sair na "urina" dele e quem vai pagar somos nós, através dos impostos, taxas, multas e outros tributos. Outra vergonha nacional.

      Excluir
  9. Acabei de receber um ZAP do Rio previdência informando que a prova de vida está suspensa até janeiro de 2022. Boa tarde a todos do blog ✌️✌️✌️

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde.
    Não sei quem propôs uma maluquice dessa, mas deve ser algum Bolsonarista sem noção. Acabar com a UERJ ou qualquer outra iniversidade, me parece inconstitucional. O que esses deputados estaduais e federais deveriam fazer é criar leis que ajudem a população a qual eles representam através do voto.

    ResponderExcluir
  11. Ser humano é algo incrível, as vezes guiado por instintos irracionais, onde uma nação apoiou nazismo (Alemanha), agora no Brasil, esse mesmo instinto surge apoiando (B) bolsonaro, e um negro de seu governo afirma que a escravidão foi boa para os negros. Congresso nacional se cala, não iniciando o processo de impedimento de governar.

    ResponderExcluir
  12. Gente! "Boca de tubarão "

    Foi descoberto que esse deputado autor do PL para a extinção da UERJ, é dono de várias faculdades particulares e sócio de uma rede de cursinhos particulares localizados em diversos bairros no Estado do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  13. Ceciliano e Claudio Castro se reúnem para tratar de pacote fiscal e reajuste de servidores. " Em breve teremos novidades" disse o presidente da ALERJ na abertura da sessão desta terça. Parlamentar recebeu o governador hoje na sala da Presidência . Há dois projetos de lei- um de autoria de Ceciliano,outro do deputado Luiz Paulo ( Cidadania) que prevêem a recomendação inflacionária dos servidores públicos, ativos aposentados e pensionistas do Estado do Rio. Matéria do jornal o dia coluna do servidor.

    ResponderExcluir
  14. Se o governador consegui acabar com o triênio vai reduzir o salário do polícial de 20 a 50 % de acordo com o tempo de serviço, reduz de todos, quem recebe PA,terá redução da pensão muito grande. Governador quer matar as famílias dos servidores estaduais de fome. Quem ganha PA de 1200.00,vai receber 600 a 700 reais. Absurdo.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde!
    Político nesse país quer mais é que o povo fique na ignorância!
    #uerjresiste
    🙏❤🌹🌻

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: PARA COMENTAR VOCÊ PRECISA TER UM PERFIL ABERTO. Por uma INTERNET de BOM PADRÃO, e para ter seu comentário publicado, seja respeitoso, sem uso de palavras de baixo calão, sem pregação de ódio, discriminação, ofensas ou ilegalidades, na certeza que sua opinião é muito importante. Exerça seu direito de crítica aos perfis públicos de políticos e governantes, sem afirmações que não possam ser comprovadas. Esse é um BLOG privado, que divulga conteúdo de interesse público, ressalvado, portanto, o nosso direito de MODERAÇÃO e de deletar comentários impróprios a nosso critério.

NÃO É PERMITIDO FAZER PROPAGANDA OU OFERTA DE PRODUTOS E SERVIÇOS SEM AUTORIZAÇÃO DO BLOG. NEM DIVULGAR DADOS PESSOAIS, TELEFONE E ENDEREÇO.

A responsabilidade pelo teor dos comentários é do autor dos mesmos, que poderá ser identificado com ordem judicial pelo IP.

A LeaderCred é uma empresa de CRÉDITO que apoia nosso BLOG. Para fazer empréstimo CONSIGNADO com segurança e o melhor atendimento, Fale com a Léa: 4063-9286.

ACERVO SOU SERVIDOR

Arquivo do blog