SIGA O NOSSO BLOG - TRABALHADOR / SERVIDOR / APOSENTADO / PENSIONISTA / EMPREENDEDOR

INFORME PUBLICITÁRIO

INFORME PUBLICITÁRIO
Serviços e Produtos de responsabilidade do anunciante

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

PCCS DA SAÚDE E ADMINISTRATIVOS DO RIO - SAIBA TUDO SOBRE O ASSUNTO ATRAVÉS DO VEREADOR PAULO PINHEIRO


Retrato da situação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Saúde e Administrativos

A elaboração de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para a valorização dos servidores da Saúde é um dos desejos mais antigos dos profissionais da Saúde e uma das lutas que acompanham praticamente toda minha vida pública. No dia 27/08/2015, a categoria conseguiu uma importante vitória com a derrubada do veto do prefeito à nossa emenda na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que pressiona o prefeito justamente a apresentar um PCCS no orçamento de 2016.


Cabe aqui uma explicação: Como o PCCS gera custos aos cofres públicos, trata-se de uma competência do Executivo. Nós, vereadores, somos representantes do Legislativo e, portanto não podemos apresentar um projeto de Plano de Cargos. Esclareço também o processo que cabe ao legislativo: para que o PCCS vire realidade, é preciso que a prefeitura autorize esses gastos na LDO e, posteriormente, destine recursos para tal na Lei Orçamentária Anual (LOA).

Tomando cuidado para não extrapolar nossa competência, apresentamos uma emenda acrescentando dois parágrafos ao artigo 45 da LDO, com o seguinte teor:

"§1º Fica o Poder Executivo autorizado a implementar o Plano de Cargos Carreiras e Salários dos Servidores da Saúde no exercício de 2016.

§2º O Poder Executivo elaborará estimativa financeira para implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos Servidores da Saúde a ser enviada a esta Casa de Leis para apreciação de sua adequação financeira e social"

Como você pode ver, nossa emenda não fala como deve ser o Plano, apenas autoriza o Governo a apresentá-lo e pede que conste uma previsão financeira na próxima LOA.

Apesar de publicamente o Prefeito e o Secretário de Saúde se declararem favoráveis à valorização dos servidores municipais da Saúde, na prática eles vêm optando por atitudes terceirizantes, destinando, por exemplo, cada vez mais dinheiro para Organizações Sociais (OSs). No caso especifico do PCCS, o Prefeito diz estar numa mesa de negociação que, no entanto, está se arrastando para o oitavo e último ano de seu mandato sem apresentar resultados.

DEPENDE DO PREFEITO EDUARDO PAES, MAS..........

Prova de sua falta de vontade política em apresentar um PCCS são suas ações desde o ano passado:

- Aprovamos emenda semelhante na LDO do ano passado
- O Prefeito vetou
- Derrubamos o veto
- O Prefeito entrou com um pedido de inconstitucionalidade da emenda
- A justiça negou o pedido do Prefeito
- A LOA do ano passado não trazia nenhuma previsão do PCCS
- Apresentamos nova emenda, dessa vez à LOA
- O Prefeito vetou
- Derrubamos o veto
- O Prefeito entrou na justiça contra a emenda da LOA 
- Estamos aguardando essa decisão da justiça
- Apresentamos emenda na LDO desse ano
- O Prefeito vetou
- Derrubamos o veto novamente
- A LOA desse ano já chegou na Câmara e, infelizmente, continua sem nenhuma linha sobre o PCCS


No momento, estamos nesse impasse. De um lado, o Governo publicamente com uma posição favorável ao Projeto. Pelo outro, um Governo que entra na justiça contra todas nossas tentativas de viabilizar o Projeto. Paralelamente, além de lutar contra essa "empurrada com a barriga", precisamos ter atenção para que não seja apresentado um Plano como o da Educação, que não atendia as demandas da categoria e foi aprovado com a Câmara sitiada sob bombas e muito spray de pimenta.

Lamentavelmente, não tenho mais dúvidas de que o PCCS não virá da boa vontade do prefeito Eduardo Paes. No entanto, como ele não parece disposto a assumir sua opção terceirizante, podemos sonhar que, caso a pressão chegue a níveis insustentáveis, ele se veja obrigado a nos conceder essa vitória. Resumindo: a valorização do funcionalismo da Saúde só será possível se for conquistada e toda conquista exige luta.

Vereador Paulo Pinheiro

Notas do Blog: 1 - Agradecemos a atenção do Vereador Paulo Pinheiro (PSOL), que procurado pelo BLOG Conexão Servidor Público, prontamente atendeu nossa solicitação de prestar informação sobre o PCCS dos Servidores da Saúde e Administrativos do Município do Rio de Janeiro. Bom seria, se todos os representantes do povo, eleitos pelo voto do povo, tivessem este tipo de comportamento, valorizando à proximidade com o cidadão e a devida prestação de "contas" de sua atuação legislativa ao eleitor. 

2 - O sub-título em vermelho foi incluído por nós, não fazendo parte do texto original enviado pelo vereador.

3 - O direito de resposta e ao contraditório, é respeitado em nosso blog. 

SAIBA MAIS SOBRE O ASSUNTO - CLIQUE AQUI

29/10/15 06:35
Fuso horário de verão de Brasília

8 comentários:

  1. Excelente matéria. Parabéns ao BLOG e ao vereador.

    ResponderExcluir
  2. É 10 !

    Nota DEZ para o BLOG e para o VEREADOR PAULO PINHEIRO.

    Agora, dói saber que tem o recurso garantido e o PREFEITO não TOCA O PLANO.

    Eurico Servidor

    ResponderExcluir
  3. Sou Agente de Administração lotada na SME. Trabalho em escola.
    O Vereador só falou do Plano de Cargos da Saúde.
    E nós, Agentes de Administração da Prefeitura que estamos implorando pelo nosso Plano de Cargos há anos! Quem luta por nós?
    Vânia.

    ResponderExcluir
  4. Vânia, boa noite.

    O blog tem compromisso também com essa LUTA.

    Acreditamos que trazer o assunto de um PCCS puxa outro, como acabou de acontecer. As questões levantadas nessa postagem - via caixa de comentários - serão repassadas ao VEREADOR Paulo Pinheiro, e nada impede que avancemos, e a outro vereador, ou ao prefeito, sejam encaminhadas também. Nosso objetivo é abrir, ampliar um espaço de debate, de busca de propostas, de informação qualificada, e para isso faz-se necessário que o servidor se manifeste. INFELIZMENTE...contando o seu, são apenas três comentários. A pergunta é: ONDE ESTÃO OS NOSSOS COLEGAS SERVIDORES que não se manifestam ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite.
      No facebook do afario, mostra toda luta dos Administrativos da Prefeitura sim, mas, infelizmente, até hoje nada de concreto foi conseguido.
      O único que eu vi, faz algum tempo, no site da TV Câmara, falar em nosso favor foi o Vereador Cesar Maia.

      Excluir
  5. luis alberto de castro10 de novembro de 2015 às 11:08

    Faço coro com a colega Vânia, sempre mencionam a área da saúde, guarda municipal, mas a categoria dos administrativos nunca é mencionada, somos parte importante dessa máquina PCRJ, e gostaríamos também de sermos valorizados, mas de qualquer parabenizo o BLOG e o vereador PAULO PINHEIRO, pelas iniciativas, no aguardo de boas notícias para nossa categoria também. Bom dia a todos

    ResponderExcluir
  6. o plano de cargos do sistema de administração dos servidores da Prefeitura do RJ ficou 8 anos na gaveta do Prefeito Eduardo Paes ele vai embora e não deu nada.

    ResponderExcluir
  7. o plano de cargos do sistema de administração dos servidores da Prefeitura do RJ ficou 8 anos na gaveta do Prefeito Eduardo Paes ele vai embora e não deu nada.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: PARA COMENTAR VOCÊ PRECISA TER UM PERFIL ABERTO. Por uma INTERNET de BOM PADRÃO, e para ter seu comentário publicado, seja respeitoso, sem uso de palavras de baixo calão, sem pregação de ódio, discriminação, ofensas ou ilegalidades, na certeza que sua opinião é muito importante. Exerça seu direito de crítica aos perfis públicos de políticos e governantes, sem afirmações que não possam ser comprovadas. Esse é um BLOG privado, que divulga conteúdo de interesse público, ressalvado, portanto, o nosso direito de MODERAÇÃO e de deletar comentários impróprios a nosso critério.

NÃO É PERMITIDO FAZER PROPAGANDA OU OFERTA DE PRODUTOS E SERVIÇOS SEM AUTORIZAÇÃO DO BLOG. NEM DIVULGAR DADOS PESSOAIS, TELEFONE E ENDEREÇO.

A responsabilidade pelo teor dos comentários é do autor dos mesmos, que poderá ser identificado com ordem judicial pelo IP.

A LeaderCred é uma empresa de CRÉDITO que apoia nosso BLOG. Para fazer empréstimo CONSIGNADO com segurança e o melhor atendimento, Fale com a Léa: 4063-9286.

ACERVO SOU SERVIDOR

Arquivo do blog