PARABÉNS PELA INICIATIVA DO DEPUTADO LUIZ PAULO. SEU PROJETO, SE APROVADO, TRARÁ PARA MUITOS, A OPORTUNIDADE DE SAIR DO INFERNO OU DE MINIMIZAR A TRAGÉDIA QUE É ESTAR COM DÍVIDAS ATÉ O PESCOÇO.
CONTUDO, O QUE SE TORNA A CADA MAIS URGENTE É UMA POLÍTICA SALARIAL DECENTE PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS DE MUNICÍPIOS E ESTADO DO RIO DE JANEIRO. SÓ UMA REMUNERAÇÃO JUSTA E ATUALIZADA PERMITE QUE AS PESSOAS VIVAM SEM TER QUE RECORRER A EMPRÉSTIMOS, PARA ALÉM DO QUE ESSE RECURSO SE APRESENTA COMO INDICADO E RAZOÁVEL
=====================================================
=====================================================
PROJETO DE LEI Nº 4362/2024 = DO SITE DA ALERJ
EMENTA:DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO PROGRAMA “SOS SERVIDOR” PARA O TRATAMENTO DO SUPERENDIVIDAMENTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS ATIVOS, APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. |
Autor(es): Deputado LUIZ PAULOA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRORESOLVE:
Art. 1º Fica instituído o Programa “SOS SERVIDOR” de tratamento do superendividamento dos servidores públicos ativos, aposentados e pensionistas do Estado do Rio de Janeiro, visando a unificação de dívidas dos quais o cidadão seja titular, através de novo crédito consignado.
§1°As dívidas referidas no caput englobam quaisquer compromissos financeiros assumidos decorrentes de relação de consumo, inclusive operações de crédito, compras a prazo e serviços de prestação continuada.
§2°Para efeitos do caput, entende-se por superendividamento, o comprometimento do servidor público ativo, aposentado e pensionista do Estado do Rio de Janeiro cujas parcelas dos compromissos financeiros a que se refere o §1º deste artigo ultrapassem 60% (sessenta por cento) de sua renda bruta principal mensal, dos proventos de aposentadoria ou da pensão auferida, independentemente de estarem com o nome negativado pelos órgão de proteção ao crédito.
§3° Entende-se por renda principal aquela oriunda do cargo efetivo do servidor, excluindo-se as verbas de caráter temporário.
Art. 2º O Programa permitirá aos servidores públicos e pensionistas superendividados, o refinanciamento das dívidas inscritas no programa, em até 144 (cento e quarenta e quatro) meses.
Art. 3º Ao se inscrever no programa, fica facultada ao servidor superendividado a escolha das dívidas pessoais a serem inscritas no programa de refinanciamento.
Parágrafo único. Em qualquer caso, o somatório entre a parcela oriunda do refinanciamento pelo Programa “SOS Servidor” e as parcelas de outros compromissos financeiros de que trata o §1° do Art 1° desta Lei, não poderá ultrapassar o limite de 50% (cinquenta por cento) de sua renda de sua renda bruta principal mensal, dos proventos de aposentadoria ou da pensão auferida.
Art. 4º A parcela mensal decorrente do refinanciamento de débito inscrito no programa “SOS SERVIDOR” poderá atingir, excepcionalmente e no máximo, 40% (quarenta por cento) de sua renda bruta principal mensal.
Art. 5º O PROCON/RJ poderá realizar a mediação entre o cidadão superendividado e as instituições credoras, visando à negociação para a quitação das dívidas inscritas no Programa, através do novo crédito consignado.
Art. 6º O PROCON/RJ poderá realizar o cadastramento das instituições financeiras que desejarem oferecer planos de refinanciamento das dívidas cadastradas.
Art. 7º Uma vez que o servidor se inscreva no Programa “SOS SERVIDOR”, será aberta concorrência entre instituições financeiras cadastradas junto ao órgão de defesa do consumidor, de modo que estas possam oferecer planos de refinanciamento da dívida apurada.
Parágrafo único. As instituições financeiras cadastradas poderão apresentar propostas ao servidor ou pensionista inscrito no Programa, em sistema de livre concorrência, não podendo a taxa de juros ultrapassar o teto definido pelo Ministério da Previdência para o crédito consignado de beneficiários do INSS.
Art. 8º O servidor ou pensionista que aderir ao plano de refinanciamento de suas dívidas não poderá contrair novo crédito consignado até que tenha quitado, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) da dívida refinanciada.
Art. 9º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicaçãoPlenário do Edifício Lúcio Costa, 29 de outubro de 2024.
Deputado LUIZ PAULO
========================================================
========================================================
JUSTIFICATIVA
O presente projeto de lei tem por objetivo instituir o Programa "SOS SERVIDOR", destinado ao tratamento do superendividamento dos servidores públicos ativos, aposentados e pensionistas do Estado do Rio de Janeiro. A medida visa oferecer uma solução prática e legal para a reorganização financeira desses cidadãos, que enfrentam dificuldades decorrentes do comprometimento excessivo de sua renda.
O superendividamento é uma questão que afeta não apenas a vida pessoal dos servidores, mas também pode impactar a eficiência e a qualidade do serviço público. A Constituição Federal de 1988, em seu Artigo 1º, inciso III, consagra a dignidade da pessoa humana como fundamento do Estado Democrático de Direito. Além disso, o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990), alterado pela Lei nº 14.181/2021, estabelece diretrizes para a prevenção e o tratamento do superendividamento, promovendo a renegociação de dívidas de forma equilibrada.
O programa proposto permite a unificação de empréstimos e financiamentos, com refinanciamento em até 144 meses, e estabelece limites para o comprometimento da renda, respeitando o princípio do mínimo existencial. A atuação do PROCON/RJ como mediador entre os servidores e as instituições financeiras assegura transparência e equidade nas negociações, em conformidade com a legislação vigente.
Ao limitar a taxa de juros ao teto definido pelo Ministério da Previdência para o crédito consignado de beneficiários do INSS, o projeto busca proteger os servidores de encargos financeiros excessivos, alinhando-se às diretrizes da Resolução nº 4.792/2020 do Conselho Monetário Nacional.
Por fim, ao vedar a contratação de novos créditos consignados até que metade da dívida refinanciada seja quitada, a proposta incentiva a responsabilidade financeira e contribui para a sustentabilidade econômica dos servidores.
Diante do exposto, a aprovação deste projeto de lei é medida necessária para oferecer aos servidores públicos estaduais meios legais e eficazes para superar o superendividamento, contribuindo para o bem-estar individual e para a melhoria do serviço público prestado à sociedade.
Legislação CitadaAtalho para outros documentosInformações BásicasCódigo | 20240304362 | Autor | LUIZ PAULO |
Protocolo | 19365 | Mensagem | |
Regime de Tramitação | Ordinária | | |
Datas:
Entrada | 30-10-2024 | Despacho | 30-10-2024 |
Publicação | 31-10-2024 | Republicação | |
Comissões a serem distribuidas
01.:Constituição e Justiça
02.:Servidores Públicos
03.:Defesa do Consumidor
04.:Economia Indústria e Comércio
05.:Orçamento Finanças Fiscalização Financeira e Controle
TRAMITAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº 4362/2024
Boa tarde Servo e a todos. O deputado Luiz Paulo é o único que tenta fazer algo para nos ajudar, porque o resto, caga e anda. Esse governador caloteiro em breve vai ter o que merece. Cassação, ou cadeia.
ResponderExcluirQue assim seja D.Eunice 🙌🏽
ExcluirBoa tarde,ótima semana 😘
Servo. Boa tarde.
ResponderExcluirExcelente Projeto de Lei, do deputado Luiz Paulo.
,Entretanto, o gago deve vetar, justificando que é "vício de iniciativa", que a autoria deve partir do Pòder Executivo.
Eu aposto, todas as minhas fichas.
Onde o banco tambem ganha ele não veta. Aumento ou reajuste sim, ele bate o pé que a idéia só pode partir dele.
Excluir☝️☝️☝️
ExcluirNa mosca.
Mais um projeto daqueles q não vai adiante e so serve para iludir as pessoas, estamos é ferrrados com esta leva de deputados na alerj.
ResponderExcluirA Alerj é majoritariamente bolsonarista, por isso é a porcaria em que se encontra.
ExcluirBoa noite a todos.
ExcluirInfelizmente muitos se identificam com essa corja que lá está e lá permace, graças a ignorância de pessoas iguais a Jojo que, vergonhosamente, se calou diante das atrocidades do governo passado, mas hoje fica de mimi com o bolsa família e a atual gestão do governo federal.
O projeto do Luiz Paulo é bem-vindo e é prova, diante dos nossos olhos, que nem todos os políticos são iguais.
Rogo para que dê muito certo o projeto do deputado. Se Deus é por nós... Quem e o que será contra?
Boa tarde,concordo com você 👏🏽👏🏽
ExcluirTem um monte de gente tendo crise de ansiedade diariamente e ninguém percebe. Alí, no meio do trabalho, no jantar, na sala de aula, na academia, na fila do supermercado. Tem gente encarando leões ferozes de forma silenciosa, fazendo esforço fora do comum para se manter de pé. Você não sabe o que o outro enfrenta. Vivemos numa sociedade doente. Sempre que possível ,seja gentil. Para refletir.
ResponderExcluirBoa tarde SERVO e a todos do blog ❤️
ResponderExcluirHoje só me interessa a vitória do MENGÃO ☺️❤️🖤
O burro falante negocia com gusttavo lima filiação ao pl. Os dois se merece. Vigaristas, trambiqueiros e enganadores.
ResponderExcluirUm burro falante,
ExcluirUm burro cantante,
Só iludem ignorante.
Gente!
ExcluirO Bolsonaro fantasiado de "presidente" é tão burro ( desculpe-me os verdadeiros mulos ), que na sua "inteligência" mandou gravar no celular a reunião ministerial com os seus "generais" da banda, O GOLPE DE ESTADO que estava articulando para que o Lula não tomasse POSSE na Presidência, mesmo tendo ganho a eleição presidencial.
Eu quis dizer os dois se merecem.
ResponderExcluirBoa noite a todos sinceramente não acredito em mais ninguém tantas promessas que esse cara fez até agora nada nem o nosso aumento atrasado recomposição salarial nada nos só leva fumo contador de história esse cara isso sim
ResponderExcluirQue cena lamentável da torcida do AM. O jogo estava bonito com os dois goleiros fazendo bonito. Uma tristeza o nosso futebol. Torcida tem que aceitar a derrota.
ResponderExcluirParabenizo os goleiros Everson e Rossi. 👋👋👋👋👋
ResponderExcluir.bom que se aprove e funcione, o prazo novo previsto é longo pra baixar as mensalidades. Creio que os militares contam com prazos de 120 meses, em seus consignados.
ResponderExcluirEsperança, sim.
📢 SERVOOOO cadê vc meu filho????🤭 O seu menguinho foi campeão. Tá comemorando???😁😁😁😁
ResponderExcluirGente! Boa noite.
ResponderExcluirRecebi um e-mail de um leitor de nome Nelson, um senhor servidor aposentado do nosso estado,
que é mais um leitor assíduo do Blog. Disse ele na sua mensagem :
"Sr. Wilson, o Blog Conexão Servidor Público ,se transformou o amigo inseparável do meu
" dia a dia ". Ao levantar, antes mesmo de lavar o rosto e escovar os dentes e tomar o café matinal ,
já ligo o Notebook, buscando as noticias de interesses, principalmente em relação aos servidores públicos, que são publicadas na Página Inicial do Blog, através do Sr. Servo
Parabéns ao Blog, por ser um veículo de grande valia prestador de informações e serviços principalmente aos servidores de todas as esferas, trabalhadores em geral, população e a sociedade.
OBRIGADO, BLOG CONEXÃO SERVIDOR PÚBLICO.
Será que vai ser. sancionada ainda esse mês?
ResponderExcluirMeu sonho... Resolvo todos os meus problemas.
ExcluirMas isso é para todos os servidores ou só INSS?
Seria para todos os tipos de servidores do estado, pela concorrência aos bancos até a taxa para o INSS, algo assim...
ExcluirIsso é proposta para os servidores do estado.
ExcluirTORCIDA VASCAÍNA
ResponderExcluir" Foi até muito bom, o Vasco ser eliminado da Copa do Brasil pelo Atlético Mineiro. Se o Vasco fosse a final contra o Flamengo, como sempre a decepção, o vexame, a vergonha seria bem pior e muito sofrido pela imensa Torcida Vascaína, que sempre foi fiel e será ao time do Vasco."
Gente! Digo sem susto, amigos vascaínos
ResponderExcluirHoje, torcer pelo Vasco, é ser igual aquela mãe que vai PARIR o filho com a ajuda do Fórceps.
BOLA FORA DO GILMAR MENDES
ResponderExcluir" O Procurador Geral, Paulo Gonet, recorreu e não gostou do "prêmio" que o ministro do STF, o ministro Gilmar Mendes, concedeu ao José Dirceu, que anulou todos os processos da Lava Jato, em que o ex juiz Sergio Moro, condenou o José Dirceu pelas suas merd@s e lambanç@s. Gilmar Mendes, aproveitou a "carona" , em que todos os processos da Lava Jato, estão sendo anulados pela suspeição e parcialidade do ex juiz Sergio no caso do Lula. Gilmar , aproveitou a "deixa" e estendeu também ao José Dirceu.
O Procurador Gonet, não concordou e disse: O José Dirceu não tem direito ao prêmio, por que os processos são diferentes e o José Dirceu estava "fora da curva" e não tem o direito de receber o mesmo prêmio do Lula. kl.k.k.k.k.k.k
E agora, como é que vai ficar o caso Gilmar Mendes ?
ResponderExcluirG1 - 05/11/2024
"PGR recorre ao STF contra anulação de condenações de Dirceu na operação Lava Jato
Gonet afirma que não vê manipulação ou atos processuais desvirtuados contra petista. Condenações foram anuladas pelo ministro Gilmar Mendes na última semana"
COMENTÁRIO DO WILSON:
" Será que o ministro Gilmar Mendes, teve uma nova recaída ? O seu passado não foi muito simpático
pelo povão brasileiro, pela sua efetividade de soltar figurões de mau caráter., através de HABEAS CORPUS em favor dos réus. O povão brasileiro ficou tão irado com ele que o apelidou de marca de LAXANTE, que é muito eficaz, solta tudo e não deixa nada preso. k.k.k.k.k.k.k.k.k.,
Boa noite 🌙
ResponderExcluirParabéns para o meu FLAMENGO CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL 2024 SRN❤️🖤
Obrigada Deputado Luiz Paulo,que tudo dê certo 🙌🏽
A única alegria de alguns dos servidores públicos é a vitória do MENGÃO.Pois tudo que é feito a nosso favor cai.
ResponderExcluirEu falo e repito,temos que aproveitar essa reunião do G20 para revindicar os nossos direitos.
Manifestação com cartazes contra esse desgovernador Cláudio Castro medonho em frente aos hotéis dos visitantes.
Parabens Patricia com o seu comentario, o Flamengo ganhou pouco importa para mim, mesmo sendo Flamengo, porque o que eu quero mesmo para dar dignidade a minha familia e geladeira-comida para a minha familia e a recomposicao de 2023 e 2024 e o reajuste, isto sim me importa, e quanto ao seu comentario da G20 e excelente,pelo menos o mundo iria saber que ele tem odio e caloreiro, quanto a este projeto náo ira para lugar nenhum e somente um paliativo mais uma enganacao com isso, o ano chegando ao final e nada, nada, nada de reajuste e recomposicao, ate quando iremos sofrer tanto.
ExcluirExcelente. Cartaz contra o desgovernador.
ExcluirBoa noite jr,me seguro acreditando que esse energúmeno nos"dará"nosso reajuste no final do ano.
Excluir"A esperança é a última que morre".
Bom dia Servo.
ResponderExcluirVocê tem como informar quando será votado na ALERJ o Projeto de Lei SOS servidor do deputado Luiz Paulo?
Ou se já foi sancionado?
Tenha uma semana abençoada com muita saúde e paz.
Um abraço.
Ainda é um PL. Projeto de Lei.
ExcluirSe os deputados quiserem, até o final de dezembro pode virar lei.
Valendo ano que vem se, cc não vetar e sancionar.
Todos tentam mais só Mengão é Penta!!! Bom diaaaaa nação Rubro negro 🖤❤️
ResponderExcluirBom dia a todos do blog!!! Ó ressaca 🖤❤️🖤❤️🖤❤️🖤❤️🖤
ResponderExcluirSe for pro bem dos servidores, aposentado e pensionista não vai passar!!! A lei e projetos só são aceito se for beneficiar a elite dos políticos. Mais sonhar não paga nada.
ResponderExcluirTomara que seja aprovado 🙏
ResponderExcluirÓtima notícia aos servidores 👏👏
ResponderExcluir...aqui na terra tão jogando futebol, tem muito samba, muito show , e rock'nd róul
ResponderExcluirmas a coisa aqui tá preta
muita mutreta pra salvar o ganha pão / pra fazer as eleição ( tem agora que atualizar, míssil na população, drone bombào, guerra santa de facção, tsunami no japào, Cabral solto, garotinho, Pezão, pandemia sem vacinasss..
Rádio CBN- Novembro de 2024
ResponderExcluir" O cidadão Jair Messias Bolsonaro, na sua longa carreira política , segundo declarações de companheiros partidários, sempre apresentou suspeitas de possuir "problemas" psicológicos, agressivos e mania de perseguições políticas. Na sua carreira de parlamentar, se filiou em 9 partidos políticos;
-PDC
-PPR
-PPB
-PTB
-PFL
-PP
-PSC
-PSL
-PL
Gente!
ResponderExcluirO senhor cidadão Jair Messias Bolsonaro, em entrevista a um jornalista da revista "FALA A VERDADE" disse:
" Eu não sei como me tornei presidente da república, talvez por acaso, pois fui chamado de parlamentar medíocre, sem representação partidária nos partidos políticos em que estive filiado, que ao todo foram nove partidos políticos."
Boa tarde. No local que eu moro, estão roubando até planta na calçada. Misericórdia! Levaram a meu coqueiro de jardim, essa madrugada.
ResponderExcluirTem que chamar a SWAT.
ExcluirSocorro!
ExcluirAna J.
ExcluirAqui também, estão roubando até chupeta da boca de bebê que está no carrinho, com a mãe distraída conversando com uma amiga.
Bom dia à todos A esperança é a última que morre,vamos ter fé que no fim vai dá tudo certo.
ResponderExcluirGabigol botou toda a merda no ventilador, ao vivo pra todo mundo ver. 🥺
ResponderExcluirPra todo mundo ouvir.
ResponderExcluirBoa tarde e o desejo de uma ótima semana para todos AXÉ ❤️
ResponderExcluirGente ! Boa tarde.
ResponderExcluirAté explicar a minha netinha que "lavar dinheiro" não é jogar as notas sujas na máquina de lavar, vai levar tempo, para ela entender. k.k.k.k.k.k.k.k.k.k.k.k
Gente! Sinceramente. É a minha opinião.
ResponderExcluirEu não acredito que o Collor, vai ficar 8 anos e 10 meses preso na prisão em regime fechado., mesmo que o STF, confirmou a sentença "batendo o martelo". Se fosse um negro, favelado, pobre,
que mora em barraco, desdentado, sem lenço e documento, já estava na cadeia do Complexo de Gericinó comendo "quentinha" azeda e fria.
O Collor, é branco, rico, pintoso, mora em mansão, "politico profissional," já foi governador de Alagoas, senador e presidente da república. A nossa "Justiça", adora esse tipo de pessoa e se for possivel dá o SINAL VERDE, tirando toda a roupa para ele.
Sr. Wilson, mas não vai ficar.
ResponderExcluirOs anos da sentença implicam em, cumprir um período inicial em regime fechado, outro no semi aberto.
No caso, ele vai ficar 1 ano e 5 meses preso mesmo.
Mas já é alguma coisa de punição para esse pilantrão.
O castigo dele mesmo é o que tem de bens confiscados.
Boa noite!
ResponderExcluirAlgum pensionista ou aposentado,ainda não recebeu o pagamento integral?
Não acredito.
ResponderExcluirNem que o Vasco, ainda seja o Campeão Brasileiro k.k.k.k.k.k.k.k.k.
ResponderExcluirGente !
Já começou as "manobras", para que o ex caçador de " marajás" não seja preso. E se for preso, será na sua mansão em "prisão domiciliar", onde será servido caviar, vinho italiano e champanhe francesa. Um novo julgamento, vai ser feito no STF, agora no plenário, onde os ministros poderão mudar o voto, que apresentou no julgamento virtual, que foi apenas um aquecimento de FAZ DE CONTA. k.k.k.k.k.k.k.k.k.k.k.k.k
Gente !
ResponderExcluirFaz parte. Corporativismo existe em todo segmento da sociedade, até mesmo na nossa família.
Duvido, que uma mãe, mesmo sabendo que o seu filho faz coisas que até o diabo fica ENVERGONHADO. Ela vai defendê-lo com " unhas e dentes", dizendo, que ele é o mais "santo" e o melhor filho do mundo. O sentimento e o amor materno sempre GRITA MAIS ALTO.
Justiça proíbe estado do Rio de usar verba da Educação para Seguranças. Medida também ordena reembolso de valores usados indevidamente. Jornal O Dia.
ResponderExcluirInteressante que tenha tido que chegar a ser decidido na justiça.
ExcluirNa mente dos bozos e coxinhas militantes, o rapaz só tem é que saber usar arma, estudo pela internet de preferença com canudo comprado, a mulé prá ficar no lar mandando nas empregadas ou recebendo compras pelos do apicativo.
Boa tarde,é verdade!!!
ExcluirA guerra da Ucrania agora deve acabar! O Trump se juntando aos russos e fazendo o Zelensky render-se, não vai ter vez pra ele não.
ResponderExcluirSr. Josias .Boa noite. Respondendo o seu e-mail.
ResponderExcluir"O Bolsonaro, durante os 4 anos de "desgoverno" fantasiado de "presidente", foi sempre um PAPAI NOEL, fora do Natal, para os militares, principalmente os de altas patentes, os tais "generais" da banda.do seu "desgoverno". O PAPAI NOEL BOLSONARO, fora do Natal, tirava do seu saco e presenteava os seus "generais" da banda com vários pacotes tais como: privilégios, vantagens, cargos, aumentos de remunerações e benefícios para os seus familiares.
O PAPAI NOEL BOLSONARO, quando deixou o seu "desgoverno" 8 mil militares das Forças Armadas, a maioria oficiais, estavam ocupando cargos de confiança, chefias, funções gratificadas, nos Órgãos Federais, Autárquicos, Estados e Municipios, nos lugares dos servidores eficientes, conhecedores da função que foram EXONERADOS. Esses militares eram leigos na função , foram nomeados para servirem como TESTAS DE FERRO, os tais " cabides " de empregos, mas quem exerciam a função eram os servidores experientes conhecedores do cargo que tinham sido exonerados."
O pior, que esses militares, nem compareciam nas repartições públicas para "trabalhar", ficavam nos seus Quarteis "cumprindo" os seus expedientes.
.... nos órgàos federais... funções gratificadas... desvios de função
Excluirsentando no trono.
O aspone quando trabalha é ruim, pois tanto o peào que conhece o serviço, quanto o maldoso para ganhar a licitação ( vendendo o que é pior ou o que nào é necessário), enganam ele em prejuízo da nação.
As tragédias de Mariana e Brumadinho tiveram a ver com isso,
( de serem pessoas sem preparo chefiando) está bem relatado em livros sobre a preparação do golpe de 1964.
Olá a todos. Alguém pode me ajudar com alguma informação sobre como resolver o problema da margem negativa? Desde já agradeço!
ResponderExcluirNina. Bom dia.
ResponderExcluirPara resolver problemas de margem negativa, você pode:
Revisar contratos: Verifique se há descontos indevidos ou taxas de juros abusivas.
Quitar empréstimos: Pagar um ou mais empréstimos para liberar a parcela comprometida.
Renegociar contratos: Tente reduzir o valor das parcelas, aumentar o prazo de pagamento ou diminuir a taxa de juros.
Portabilidade de empréstimo: Transfira o seu empréstimo para outra instituição financeira, buscando melhores condições.
Refinanciamento: Renegocie as condições do pagamento do seu empréstimo consignado.
A margem negativa é calculada mensalmente com base nas informações dos contracheques dos meses anteriores. Ela pode ocorrer quando há novos descontos obrigatórios, como pensão alimentícia, pensão judicial, ou um desconto indevido.
O problema é exatamente que no meu contracheque está positivo e no Rio Consig está negativo. Não consigo renegociar, refinanciar ou pedir portabilidade pois a margem negativa não deixa de acordo com eles
ExcluirBom dia.
ResponderExcluirComo entrar em contato com o econsig
MBPrieto. Bom dia.
ResponderExcluirVeja a "herança" do "papai noel" Bolsonaro.
" O meu sobrinho que é major intendente do Exercito e serve na Vila Militar, às 10 horas um jeep do Exercito vem a sua residência para levá-lo para o Quartel e às 15 horas, o mesmo jeep do Exercito trás ele de volta para casa.
Ele ainda "sacaneia" a gente, dizendo que chega em casa para almoçar por que o Exercito, está fazendo " contenção" de despesas no refeitório dos oficiais. k.k.k.k.k.k.k.k.k.k.k.k
Bom dia Servo, bom dia a todos participantes desse glorioso blog; uma pergunta que gostaria de fazer a algum tempo, mas as últimas notícias a respeito do nosso """ querido """ governador me travava, mas vamos lá. Alguma chance existe de ser antecipada a última parcela do nosso décimo terceiro???? Será que essa possibilidade pode ser considerada????
ResponderExcluir