SIGA O NOSSO BLOG - TRABALHADOR / SERVIDOR / APOSENTADO / PENSIONISTA / EMPREENDEDOR

domingo, 29 de janeiro de 2017

JORGE PICCIANI PREPARA PAUTA PARA "AMACIAR" RESISTÊNCIA AO PACOTE DE "SOCORRO" AO RIO DE JANEIRO


QUANDO A ALERJ REINICIAR SUAS ATIVIDADES LEGISLATIVAS EM 01 DE FEVEREIRO, JORGE PICCIANI JÁ ESTARÁ COM TODA A PAUTA, E RITO DE VOTAÇÃO PREPARADO.

A PRIMEIRA APRECIAÇÃO DE MATÉRIA SERÁ A DE PRIVATIZAÇÃO OU FEDERALIZAÇÃO DA CEDAE. AQUILO QUE FOR A FORMA MAIS RÁPIDA DE ENTREGAR A CEDAE, SERÁ A FORMA APROVADA. 

DE INÍCIO, COM A GARANTIA DAS AÇÕES DA EMPRESA, QUE VALE MUITO, O ESTADO PODERÁ GARANTIR A TOMADA DE EMPRÉSTIMOS. A AUTORIZAÇÃO PARA ESSES EMPRÉSTIMOS VIRÁ LOGO EM SEGUIDA.

Com isso resolvido, PICCIANI para tudo, e diz que: Agora só se VOTA O RESTANTE, quando os salários estiverem em dia, inclusive o DÉCIMO TERCEIRO DE 2016 e TODAS AS GRATIFICAÇÕES DO PESSOAL DA SEGURANÇA. "GRANDE JORGE PICCIANI".

O Governo vai ter ainda que divulgar um CALENDÁRIO DE PAGAMENTO. 

FEVEREIRO e MARÇO, serão pagos no 5o. dia útil do mês subsequente. Depois..., bem..., depois, é possível que a data volte a ser o DÉCIMO DIA ÚTIL. É para ser conferido.

Os R$ 6,5 BILHÕES que vão entrar no caixa do governo permitirão pagar FEVEREIRO, MARÇO e o DÉCIMO TERCEIRO. Vai sobrar para pagar as gratificações devidas e até para pagar FORNECEDORES E SERVIÇOS. É VERDADE que tem que combinar com o governo FEDERAL para ele não entrar com pedido de BLOQUEIO. De HENRIQUE MEIRELLES pode se esperar tudo.

BELEZA NÃO É MESMO ?

Os SERVIDORES DO ESTADO DO RIO vão viver dias já esquecidos, onde sabiam quando e quanto receberiam o que tem direito. O pessoal, cansado de um ano e quatro meses de SOFRIMENTO, vai relaxar e se desmobilizar. É nisso que PEZÃO, MEIRELLES, PICCIANI e TEMER apostam.

AÍ VEM A FACADA.

Tá bom assim, quer que continue ? Então vamos aprovar o RESTO DO PACOTE.

Aumento da contribuição previdenciária de 11% para 14% - VAI PASSAR - O governo federal quer isso, para o RIO DE JANEIRO, que é COBAIA, para depois ser o parâmetro para todo o BRASIL. O limite mínimo de contribuição previdenciária será ALTERADO PELO CONGRESSO, e passará a ser 14%, para todos os estados, prefeituras e no âmbito do governo federal. 

TEMER já está trabalhando junto a todos os partidos que lhe dão sustentação nesse sentido. Deputados que são contrários ao PACOTE, vão ser obrigados a votar FAVORÁVEIS. A CÚPULA nacional desses partidos vai fechar questão.

Aí vem o aumento complementar de 8% - VERDADEIRA "TUNGA", pois, se aprovado, ANULA os reajustes dados, e acaba representado um SALÁRIO PERDIDO no fim do ANO. É como se o servidor ativo recebesse só ONZE SALÁRIOS em DOZE MESES TRABALHADOS, ou perdesse o valor do seu DÉCIMO TERCEIRO.

Nisso aí, já se sabe que a resistência vai ser ainda MAIOR. Haja bala de BORRACHA E BOMBA para proteger a ALERJ.

Devem então propor algumas medidas que amenizem esse CONFISCO. 

Como das vezes anteriores, essa GRANDE MALDADE tem o objetivo de esconder as pequenas maldades. VETAM NO TODO OU EM PARTE ESSA GRANDE MALDADE, APROVAM MUITAS OUTRAS MALDADES MENORES, e ainda passam por BONZINHOS E DEFENSORES DO SERVIDOR.

No dia 01 DE FEVEREIRO, os SERVIDORES PROMETEM OCUPAR A ESCADARIA DA ALERJ para protestar e BARRAR muito disso que está sendo proposto.

O governo vai ADOÇAR a boca dos servidores, para ver se consegue depois, lhe enfiar GOELA ABAIXO o AMARGO "REMÉDIO".

sábado, 28 de janeiro de 2017

O ACORDO UNIÃO X ESTADO - ANÁLISE DO AUMENTO DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA


O Site do Rioprevidência na coluna Dúvidas do Servidor traz a seguinte informação:

Por que devo contribuir com 11% do meu salário para o Rioprevidência ?

De acordo com a Constituição Federal todo trabalhador é obrigado a contribuir para a previdência social;

Os servidores públicos estatutários são obrigados a contribuir com alíquota mínima de 11% sobre a remuneração do seu cargo efetivo, conforme estabelecido no art. 3º da Lei Federal nº 9717/98; 

O Estado do Rio de Janeiro estabeleceu a alíquota de 11%, a mínima exigida pela Legislação Federal, para contribuição de todos os servidores efetivos, para custeio dos benefícios previdenciários, como o da aposentadoria e da pensão por morte. 
_________________________________________________________________ 

A PRIMEIRA OBSERVAÇÃO QUE DEVE SER FEITA É A SEGUINTE: O acordo propõe mudar PERCENTUAL DE DESCONTO PREVIDENCIÁRIO. Assim quem hoje está isento desse desconto, continuará isento. Ou seja, se você não paga / não desconta, continuará sem descontar. 

As demais condições desses descontos não foram alteradas. 

Não vimos no documento do acordo, até onde o acesso foi permitido, nada que altere além do percentual de desconto. 

Então, o que temos aqui: Uma LEI FEDERAL que estabelece um percentual de desconto mínimo de 11% como contribuição previdenciária, e que atualmente é seguida pelo Rio de Janeiro. 

Qual a Proposta ? Que a ALERJ aprove o aumento dessa contribuição de 11% para 14% em definitivo. O que isso significa em termos de custo para os servidores, aposentados e pensionistas do Estado do Rio de Janeiro. 

A cada R$ 100,00 recebidos, o servidor paga R$ 11,00 de contribuição previdenciária. Com a alteração, a cada R$ 100, 00, passará a pagar R$ 14,00 

Se o exemplo for de R$ 1.000,00, teríamos um aumento de R$ 110,00 para R$ 140,00. 

Como se dá o desconto previdenciário do servidor aposentado, ou de pensão por morte ?

O aposentado deve contribuir com 11% sobre a parcela excedente ao teto do RGPS/INSS, fixado em R$ 5.531,31 – A partir de 1º de janeiro de 2017. 

Então, se você é aposentado ou pensionista (resguardadas situações especiais que possam existir), e recebe, (apenas a título de exemplo e arredondando valores para melhor entendimento), R$ 8.531,31, o seu desconto hoje é de: 

R$ 8.531,31 - 5.531,31 = R$ 3.000,00 / 11% = R$ 330,00 

Se o aumento da contribuição previdenciária for aprovado, passando a ser de 14%, a conta será: 

R$ 8.531,31 - 5.531,31 = R$ 3.000,00 / 14% = R$ 420,00.

Ou seja, no exemplo com os valores utilizados, o servidor perderia de renda R$ 90,00, que passariam a ser incorporados aos recursos do RIOPREVIDÊNCIA.

ATENÇÃO: O aposentado por incapacidade deve contribuir hoje, com 11% sobre a parcela excedente ao dobro desse teto.

AGORA VAMOS ENTÃO PARA A QUESTÃO - PRÁTICA / POLÍTICA - DA SITUAÇÃO:

É JUSTO ? 

O SERVIDOR NESSE MOMENTO PODE PERDER QUALQUER TOSTÃO ? 

ESSE GOVERNO QUE AÍ ESTÁ, TEM MORAL E CREDIBILIDADE PARA PEDIR QUALQUER SACRIFÍCIO AO SERVIDOR ? 

QUAL A GARANTIA DE QUE ESSE AUMENTO PREVIDENCIÁRIO VAI RECUPERAR AS CONTAS DO RIOPREVIDÊNCIA ? NINGUÉM SABE QUAL É A VERDADEIRA SITUAÇÃO DO INSTITUTO. 

QUAL A GARANTIA DE QUE, POSTERIORMENTE, ELES NÃO DIGAM QUE É PRECISO AUMENTAR ESSA ALÍQUOTA ? 

QUAL A CERTEZA DE QUE, APÓS APROVADO O REFERIDO PLANO, O GOVERNO NÃO DIGA DAQUI A SEIS MESES QUE, A SITUAÇÃO DO ESTADO ERA TÃO RUIM, E QUE O PETRÓLEO CAIU MAIS DE PREÇO, QUE MESMO COM AS MEDIDAS NÓS NÃO TEMOS COMO PAGAR EM DIA ? 

QUAL A GARANTIA QUE SE TEM, QUE APÓS APROVADA A PRIVATIZAÇÃO DA CEDAE, E APROVADO O AUMENTO DA ALÍQUOTA DE 11% PARA 14%, MAS NÃO APROVADOS OUTROS ITENS DO ACORDO, O GOVERNO FEDERAL NÃO RESOLVA VOLTAR A COBRAR A DÍVIDA, VOLTE A PEDIR BLOQUEIOS, ALEGANDO QUE O QUE FOI PACTUADO SÓ FOI CUMPRIDO EM PARTE ? 

A ALÍQUOTA DE 14% PODE SER APROVADA, MAS O COMPLEMENTO TRANSITÓRIO DE + 8% PARA OS ATIVOS (VERDADEIRO CONFISCO) PODE SER NEGADO. AÍ O GOVERNO FEDERAL ALEGA QUE O ACORDO NÃO FOI RESPEITADO. 

OU, A ALERJ VOTA A PRIVATIZAÇÃO DA CEDAE, VOTA O AUMENTO DA ALÍQUOTA, MAS, NO CONGRESSO AS ALTERAÇÕES DA LRF NÃO SÃO APROVADAS. O ACORDO PERDE EFEITO, A PRIVATIZAÇÃO CONTINUA VALENDO, A ALÍQUOTA AUMENTADA CONTINUA VALENDO ? 

MUITOS SERVIDORES ALEGAM, COM RAZÃO, QUE NÃO TEM COMO SUPORTAR A SITUAÇÃO ATUAL, E QUE É PREFERÍVEL PERDER PARA A CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA, DO QUE CONTINUAR PERDENDO PARA O BANCO, JUROS, CORREÇÃO, AGIOTAS, HUMILHAÇÃO. 

O PROBLEMA É QUE, QUANDO SE ABRE MÃO DE UM DIREITO, PARA GARANTIR OUTRO, E QUANDO SE 'NEGOCIA' COM PARTE NÃO CONFIÁVEL, E QUE IMPÕE DE FORMA PERVERSA OS SEUS TERMOS INICIAIS, NÃO HÁ GARANTIA DE QUE DEPOIS, ELES NÃO PEDIRÃO MAIS, E MAIS. 

É PRECISO ENTÃO, SE RESGUARDAR CONTRA FUTURAS DECEPÇÕES E NOVAS IMPOSIÇÕES OU CALOTES. 

O BLOG SABE QUE NÃO ESTÁ APRESENTANDO UMA "SOLUÇÃO", APENAS TRAZENDO DADOS / INFORMAÇÃO, PARA QUE OS SERVIDORES POSSAM SE ORIENTAR, POSICIONAR. 

FICOU FALTANDO FALAR DO OUTRO DESCONTO, PARA OS ATIVOS, DE MAIS 8%, QUE TOTALIZARIA UM DESCONTO PREVIDENCIÁRIO DE 22%. 

EM NOSSA OPINIÃO, VERDADEIRO CONFISCO. 

DOBRAR O DESCONTO PREVIDENCIÁRIO, PARA QUEM JÁ ESTÁ TOTALMENTE QUEBRADO POR CONTA DE MAIS DE UM ANO DE CALOTE, ATRASOS, DESCONTOS, NOME SUJO, É UM VERDADEIRO ABSURDO. 

NÃO EXISTE AINDA, NENHUMA GARANTIA DE QUE ESSE NOVO DESCONTO, SEJA MESMO PROVISÓRIO. DIFÍCIL DE ACREDITAR QUE, UM ESTADO DESTRUÍDO POR MÁ GESTÃO E CORRUPÇÃO, COM UM GOVERNO SEM CREDIBILIDADE, VÁ ESTAR TÃO BEM ASSIM, QUE POSSA REDUZIR COBRANÇA. 

DESEJANDO BOA SORTE AOS SERVIDORES, E NOS COLOCANDO À DISPOSIÇÃO, PEDIMOS QUE COMENTEM, CORRIJAM QUALQUER ERRO NO TEXTO, E APRESENTEM DÚVIDAS QUE TENHAM FICADO. 

Conexão Servidor Público 

NOTA: OS TERMOS COMPLETOS DO REFERIDO ACORDO AINDA NÃO FORAM DISPONIBILIZADOS. HAVENDO, PORTANTO, SITUAÇÕES ESPECÍFICAS QUE POSSAM TER FICADO DE FORA DA PRESENTE ANÁLISE NA MATÉRIA.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

GOVERNO DO RIO ENTRA COM LIMINAR NO SUPREMO E PEDE ANTECIPAÇÃO DA VALIDADE DO ACORDO COM A UNIÃO


Pedido encaminhado pela Procuradoria do Estado foi entregue à presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, e o processo já foi distribuído, tendo como relator o ministro Luiz Fux.

A Procuradoria Geral do Estado do Rio, no PEDIDO DE LIMINAR, quer antecipar alguns dos efeitos do acordo firmado ontem com o governo TEMER.

A Ação servirá, para validar e antecipar apenas os termos que não precisem da aprovação de leis na Assembleia Legislativa do Rio ou no Congresso Nacional. 

O que o governo pede principalmente:

Liberação extraordinária para a contratação de empréstimos.

Paralisação imediata do pagamento da dívida com a União.

DEPENDE DA ALERJ e não pode ser antecipado, e nem foi pedido, por exemplo, o aumento da alíquota previdenciária.

O que o governo quer é receber um aval transitório para, com base no que acordou com a UNIÃO, contrair novos empréstimos, pois já estourou o limite de endividamento previsto na LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL.

Não se sabe quando sairá a decisão do STF. Como é um pedido de LIMINAR será apreciado com prioridade. 

O ESTADO depende desse AVAL para de forma imediata contrair empréstimo e pagar seus servidores.

HENRIQUE MEIRELLES FECHA O CAIXÃO DO RIO DE JANEIRO ! NÃO TEM AJUDA NENHUMA DE FATO !

UM OVO NA BOCA DA SERPENTE ?

COM TODO O RESPEITO QUE O SER HUMANO MERECE, O MINISTRO HENRIQUE MEIRELLES DEVERIA TER AUTO-CRÍTICA, RECONHECER QUE TEM UMA SÉRIA DIFICULDADE EM SE EXPRESSAR, DE OUVIR, DE LEMBRAR CINCO SEGUNDOS DEPOIS O QUE LHE FOI PERGUNTADO. PIOR É QUE ELE TEM UMA DIFICULDADE IMENSA DE SE EXPLICAR, FICA PICOTANDO" NECESSITA DOS ASSESSORES FICAREM GRITANDO OS NÚMEROS A SEREM APRESENTADOS. 

DEVERIA COLOCAR OUTRO PARA TENTAR EXPLICAR QUE O "SOCORRO" NÃO SOCORRE.

COM TUDO ISSO, MEIRELLES NÃO DEIXOU PEZÃO RESPONDER QUASE NADA, POR VÁRIAS VEZES ELE CORTOU O GOVERNADOR E SE ANTECIPOU EM QUERER RESPONDER PERGUNTAS.


EM RESUMO, PORÉM, FECHOU O CAIXÃO: O GOVERNO FEDERAL NÃO VAI DAR TOSTÃO AO RIO - O RIO QUE SE VIRE !

BEM FEZ JORGE PICCIANI, QUE ENTROU MUDO, SAIU CALADO, E FICOU O TEMPO TODO COM AR DE QUEM ANDA MUITO PREOCUPADO. QUAL SERÁ O MOTIVO ?



LEIA MAIS

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

CREDITADO PAGAMENTO DE DEZEMBRO - SERVIDORES REGISTRAM DEPÓSITO DA PRIMEIRA PARCELA

RS 804,00
Vários servidores começam a informar o pagamento

Vão receber essa primeira parcela os Servidores ativos, aposentados e pensionistas que ainda não receberam seu salário de Dezembro. 

Os depósitos vão ocorrer ao longo da noite / madrugada e dia de amanhã.

Acompanhe sua conta com atenção, mas não se desespere se o depósito demorar mais um pouco.

O ACORDO DA DÍVIDA - UNIÃO X RIO DE JANEIRO - ASSINADO, MAS, NÃO ESTÁ VALENDO !

FIRMADO ACORDO ENTRE UNIÃO E ESTADO DO RIO DE JANEIRO

O BLOG ESTÁ ANALISANDO O QUE FOI ANUNCIADO, MAS NÃO NOS PARECE QUE TENHA NENHUM IMPACTO DE IMEDIATO, NEM PARA O BEM, NEM PARA O MAL, VISTO QUE DEMORARAM TANTO, PROMETERAM TANTO, E NÃO RESOLVERAM NADA HOJE. AGORA TUDO DEPENDE DE APROVAÇÃO NO CONGRESSO E NA ALERJ.


NEM MESMO O EMPRÉSTIMO DE IMEDIATO, QUE ERA ESPERADO PARECE QUE FOI LIBERADO. SÃO DOIS EMPRÉSTIMOS, UM CONDICIONADO À PRIVATIZAÇÃO DA CEDAE, E OUTRO DE ANTECIPAÇÃO DE ROYALTIES. OU SEJA, NENHUM DINHEIRO NOVO QUE VINDO DO GOVERNO FEDERAL OU DOS BANCOS, POSSA SOCORRER O RIO, AJUDANDO A PAGAR SALÁRIOS E COMPROMISSOS.

NÃO HÁ MUITA NOVIDADE NAS MEDIDAS ANUNCIADAS. CORTE DE GASTOS EM VALORES ABSURDOS, AUMENTO DE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA, REDUÇÃO DE SECRETARIAS E AUTARQUIAS. COMO NÓS JÁ DISSEMOS AQUI, O MINISTRO CITOU QUE O AUMENTO DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA POR TRÊS ANOS, PODE SER PRORROGADO. 

DE BOM, SE É QUE SE PODE DIZER QUE HÁ ALGO DE BOM, É O ADIAMENTO DAS DÍVIDAS DO ESTADO. 

CONCLUSÃO: A UNIÃO NÃO ESTÁ SOCORRENDO NADA. NÃO ESTÁ APORTANDO NADA. 

O GOVERNO TEMER TIROU O CORPO FORA, E DEIXOU PARA O CONGRESSO E A ALERJ, APROVAREM OU NÃO, E DEIXOU O ESTADO SOZINHO NA IDA AO STF PARA PEDIR UMA PRÉVIA AUTORIZAÇÃO.

VÁRIOS REPÓRTERES PERGUNTARAM COMO FICA A SITUAÇÃO DE NECESSIDADE DE PAGAR OS SERVIDORES AGORA, E FICARAM SEM RESPOSTA. 

AS IMAGENS DO ANÚNCIO - G1 / NBR

ACERVO SOU SERVIDOR

Arquivo do blog