SIGA O NOSSO BLOG - TRABALHADOR / SERVIDOR / APOSENTADO / PENSIONISTA / EMPREENDEDOR

INFORME PUBLICITÁRIO

INFORME PUBLICITÁRIO
Serviços e Produtos de responsabilidade do anunciante

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

SPSMERJ - PREVIDÊNCIA / PROTEÇÃO SOCIAL DOS MILITARES - PMs E BOMBEIROS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - ATIVOS - APOSENTADOS E PENSIONISTAS

SPSMERJ

DIÁRIO OFICIAL DO RIO DE JANEIRO

EDIÇÃO DE 30/12/20021

CLIQUE NO LINK PARA LER O INTEIRO TEOR

SÓ INDO NO DO E LENDO A LEI, PARA ENTENDER, AO MENOS EM PARTE COMO SERÁ ESSA SEPARAÇÃO DA PREVIDÊNCIA DOS MILITARES = PMs e BOMBEIROS, DOS DEMAIS SERVIDORES.

MAS ATENÇÃO, O RIOPREVIDÊNCIA CONTINUARÁ A FAZER PARTE DA GESTÃO.

O QUE SERÁ "RESOLVIDO" DENTRO DE CADA CORPORAÇÃO AINDA PRECISA SER MELHOR EXPLICITADO.

O BLOG ESTÁ LENDO E INTERPRETANDO.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

REGIME DE RECUPERAÇÃO FISCAL - MÁ GESTÃO E JUROS ABSURDOS COBRADOS PELA UNIÃO - O RIO É "DESPEJADO"

RENEGOCIAÇÃO EM 2023 - ATÉ LÁ O ESTADO VAI SOBREVIVER POR APARELHOS, GRAÇAS A UMA LIMINAR NO STF 



Regime de Recuperação Fiscal (RRF)
Resumo

O que é o Regime de Recuperação Fiscal

O Regime de Recuperação Fiscal (RRF), aprovado pela Lei Complementar 159/2017, foi criado para fornecer aos Estados com grave desequilíbrio financeiro os instrumentos para o ajuste de suas contas. Dessa forma, ele complementa e fortalece a Lei de Responsabilidade Fiscal, que não trazia até então previsão para o tratamento dessas situações.

De acordo com o RRF, o desequilíbrio financeiro é considerado grave quando 1) a Receita Corrente Líquida (RCL) anual do Estado é menor do que a Dívida Consolidada ao final do último exercício; 2) quando as despesas correntes são superiores a 95% da RCL ou as despesas com pessoal ultrapassam 60% da RCL; e 3) quando o valor total de obrigações financeiras não vinculadas é superior ao valor das disponibilidades de caixa não vinculadas. O Estado que cumprir esses três requisitos de entrada poderá aderir ao RRF, usufruindo do benefício da suspensão do pagamento de suas dívidas. No entanto, caso o Estado cumpra apenas os requisitos 2 e 3, poderá aderir ao RRF sem a suspensão do pagamento da dívida.

Em resumo, o RRF fornece ao Estado maior acesso a crédito e pode suspender temporariamente o pagamento da dívida cujo credor ou garantidor seja a União. Em troca, o Estado precisa implementar um Plano de Recuperação Fiscal (PRF), o que inclui a adoção de reformas estruturais e a observação de vedações à adoção de medidas que possam agravar o desequilíbrio fiscal.

As vedações têm o objetivo principal de conter a expansão das despesas obrigatórias e proibir a adoção de medidas que acarretem a redução das receitas. Assim, são vedados, por exemplo, os reajustes remuneratórios (com exceção da revisão geral anual), a contratação de novos servidores, a realização de concursos públicos e a concessão de benefícios fiscais. Essas vedações, no entanto, não são absolutas, visto que podem ser ressalvadas caso o Estado as tenha incluído no PRF e a trajetória de equilíbrio permaneça. Inclusões e alterações do Plano poderão ser feitas periodicamente.

O Plano de Recuperação Fiscal (PRF) é a ferramenta que instrumentaliza o RRF. Nele constam as projeções das variáveis fiscais do Estado para o período de vigência do RRF, as medidas que o Estado pretende implementar e as metas fiscais anuais que o Estado precisa cumprir. Caso o Estado não implemente as medidas no prazo acordado, não cumpra as metas fiscais ou viole as vedações, ele será penalizado com uma aceleração na retomada do pagamento do serviço da dívida administrada pela STN. O PRF é, portanto, a ferramenta que define a estratégia do Estado para reequilibrar as contas no RRF.

Para conhecer o processo de adesão, os instrumentos de recuperação e as vedações do Regime, bem como entender o que é o Plano de Recuperação Fiscal, acesse o Manual de Adesão disponível na sessão Publicações ao final desta página.


Estados ingressantes no RRF

Para maiores informações sobre o monitoramento do Regime de Recuperação Fiscal vigente, realizado pelo Conselho de Supervisão, acesse, na sessão Publicações, a página específica sobre o Plano do Estado do Rio de Janeiro, atualmente único Regime homologado.

Para maiores informações sobre os Estados em processo de adesão ao Regime, acessar os links específicos de cada Estado na sessão Publicações ao final desta página.

Nota acerca da homologação do Plano de Recuperação do Rio

PGFN e STN manifestam-se contra a homologação do RRF do Rio; Conselho aponta ressalvas

Estado tem cinco dias para responder; pagamento da dívida continua suspenso

A Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) manifestaram-se nesta segunda-feira (17/01) de forma desfavorável à homologação do Regime de Recuperação do Estado do Rio de Janeiro, enquanto o Conselho do Regime (CSRRF) se manifestou favoravelmente, mas com ressalvas, por dois votos a um. Os pareceres desses três órgãos podem ser encontrados nos anexos da página Plano de Recuperação Fiscal do Estado do Rio de Janeiro — Tesouro Transparente.

O Tesouro Nacional entende que o PRF encaminhado pelo Estado não equilibraria as suas finanças. As principais deficiências do PRF que levaram a essa conclusão são: 1) Medidas cujos impactos possuem fluxos incertos e potencial de arrecadação possivelmente superestimados; 2) Concentração do ajuste no último exercício de vigência do RRF, em 2030, o que gera o estabelecimento de metas que não induzem a uma melhora gradual ao longo dos nove exercícios de vigência máxima do RRF; e 3) Alta fragilidade a variações mínimas em variáveis macroeconômicas como o PIB e o preço de petróleo. Dessa forma, o Tesouro entende que o Plano do Estado não é crível o suficiente para equilibrar suas contas públicas.

Os dois gráficos abaixo ilustram o Parecer da STN (abaixo). O Gráfico 1 possui a trajetória do resultado primário ajustado e as despesas com investimentos, e mostra que, ao longo do Regime o resultado primário do Estado sofre uma piora nos primeiros anos, que só é revertida em 2030. Esse acréscimo de resultado primário em um único exercício é extremamente improvável de ocorrer. O Gráfico 2 mostra que o PRF do Estado do Rio de Janeiro visa aumentar mais as despesas correntes, especialmente a despesa com pessoal, do que as suas receitas correntes. Não se espera, portanto, que este PRF equilibre as contas do Estado.

Gráfico 1 – Trajetórias do Resultado Primário Ajustado e Despesas com Investimentos


Gráfico 2 – Comparação da Trajetória das Receitas Correntes e Despesas Correntes (base 100 em 2021)


Por último, é fundamental dizer que o PRF do Estado precisa equilibrar as suas contas. Isso porque o RRF tem um alto custo para à União. Apenas entre setembro de 2017 e maio de 2021, o Estado do Rio de Janeiro deixou de pagar R$ 92 bilhões em parcelas para a União. Como consequência, a União precisou reduzir suas despesas para compensar a perda desses recebimentos. É, portanto, fundamental que um PRF consiga tirar o Estado dessa situação.

Quais são os próximos passos?

O Estado do Rio de Janeiro poderá se manifestar a respeito da análise feita dentro de cinco dias, conforme a Lei do Processo Administrativo (art. 24 da Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999).

O Estado do Rio de Janeiro precisará retomar o pagamento do serviço da dívida suspenso?

Como o Estado do Rio de Janeiro está sob decisão liminar que suspende o pagamento da dívida administrada pela STN, não há, de forma automática, a necessidade de o Estado retomar o pagamento do serviço da dívida. Tal evento só ocorreria caso a liminar deixe de ter efeitos.

Como funciona o processo de adesão ao RRF?

O processo de adesão ao RRF pode ser definido em três fases: avaliação do pedido de adesão, elaboração do PRF e avaliação do PRF.

O Estado do Rio de Janeiro está na última fase (em verde). Isso significa que o Estado do Rio de Janeiro já:

1) Teve seu pedido de adesão aprovado, quando se verificou que ele atende aos requisitos de habilitação;

2) Passou pela etapa de elaboração do PRF, quando o Estado prepara minutas de seções do PRF para avaliação preliminar da STN, cujos apontamentos podem ser sanados antes de apresentar o PRF final

3) Apresentou a versão final de seu PRF, cuja avaliações da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), Conselho de Supervisão do RRF (CSRRF) e STN foram concluídas e estão sendo publicizadas hoje.

Mais precisamente, esta última etapa segue o seguinte fluxo de processos:






NOTA DO BLOG
É preciso conhecer os argumentos de quem está do outro lado. Ter informação ampla para fazer uma análise com opinião bem fundamentada. Por isso o blog traz, muito mais do que a NOTÍCIA, traz as razões apresentadas pelo CONSELHO DO RRF e traz o que poderá ser feito.

Fica evidente que, com os JUROS DA DÍVIDA que o governo do RIO se compromete a pagar, joga para 2030 uma BOMBA. Daqui 8 ANOS O Rio precisará de um NOVO RRF, e estará muito maais endividado e dependente. 

GOVERNO FEDERAL PODE REJEITAR REGIME DE RECUPERAÇÃO FISCAL DO RIO DE JANEIRO - TRAGÉDIA ANUNCIADA !

 



Ministério da Economia vai rejeitar plano do Rio para Regime de Recuperação Fiscal

O Ministério da Economia decidiu rejeitar o plano de retorno do Estado do Rio de Janeiro ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

A decisão é baseada em pareceres do Tesouro Nacional e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) que pedem a rejeição desse planejamento montado pelo governo estadual.


NOTA DO BLOG

Não é de hoje que nós ALERTAMOS que os "FISCAIS" do RRF colocariam OBSTÁCULOS a muitas das medidas que o Governador Cláudio Castro e a ALERJ transformaram em LEI ou vieram por decreto.

Só mesmo por conta da ELEIÇÃO no final do presente ano é que ainda existe uma possibilidade do governo federal aprovar o RRF do Rio de Janeiro. Mas, se der para o Rio vai ter que dar para todos os demais estados, inclusive os que são governados pela oposição a bolsonaro.

Talvez se encontre um meio termo entre o CAOS da EXCLUSÃO ou RASGAR o RRF e deixar todas as violações que foram praticadas. 

Castro e a ALERJ terão que se entender com o governo federal. Uma das medidas que talvez tenha que ser modificada é a concede em 2023 e 2024 reajuste para o funcionalismo mais 50% de recomposição salarial desde 2017, pelo IPCA. 

Dar aumento / reajuste de salário, passando de um governo para outro governo, mesmo com possível reeleição do atual governante, É PROIBIDO.

ÔMICRON - VARIANTE DO COVID-19 AFETA FUNCIONAMENTO DO BLOG AO DERRUBAR EQUIPE DE EDIÇÃO

COM VÁRIOS COLABORADORES TENDO CONTRAÍDO A COVID-19, APESAR DE NENHUM EM ESTADO GRAVE, O TRABALHO DO BLOG ESTÁ PREJUDICADO.

ALGUMAS MATÉRIAS E ASSUNTOS EM FASE DE PESQUISA E CONFIRMAÇÕES ESTÃO PARADAS.

EU MESMO ESTOU RESFRIADO E VOU FAZER O TESTE. DESDE ONTEM COM SINTOMAS ESTOU GUARDANDO ISOLAMENTO.

NA MEDIDA DO POSSÍVEL SEGUIREMOS TRABALHANDO PARA TRAZER SEMPRE A MELHOR E MAIS SEGURA INFORMAÇÃO.


domingo, 16 de janeiro de 2022

QUEDROGA DE MINISTRO DA SAÚDE ! VACINAÇÃO DE CRIANÇAS CONTRA COVID COMEÇA, APESAR DAS DIFICULDADES IMPOSTAS PELO DESGOVERNO bolsonaro


Um MINISTRO DA SAÚDE que não incentiva os pais a levarem seus filhos para serem VACINADOS, não está a altura do cargo que ocupa. É isso que queiroga fez ao afirmar:

_"Os pais têm que tomar essa decisão, a vacinação de crianças não é uma questão coletiva, mesmo porque a indústria farmacêutica não se responsabiliza por eventos adversos".

A fala NEGACIONISTA e COM FORTE "DOSE" DE DESINFORMAÇÃO, deixa evidente ainda, que hoje ele é mais um que se submete as sandices de bolsonaro, que bajula bolsonaro e que, espera com isso, algum dividendo político. 

De um MÉDICO CARDIOLOGISTA, de ALGUÉM COM CABELOS BRANCOS e uma longa vivência no campo da medicina, era de se esperar um posicionamento HONESTO E BASEADO NA CIÊNCIA.

Um ministro da saúde sério, de um governo sério, diria: "LEVEM SEUS FILHOS PARA SEREM VACINADOS, A VACINA AUTORIZADA É SEGURA, JÁ TESTADA EM PAÍSES DE PONTA NO CAMPO DA SAÚDE, COM AGÊNCIAS REGULADORAS TÃO SÉRIAS E COMPETENTES QUANTO É A ANVISA". SERÃO RARÍSSIMOS OS EVENTOS ADVERSOS E, ELES SERÃO TRATADOS". SE O SEU FILHO TEM ALGUM PROBLEMA DE SAÚDE MAIS COMPLEXO, CONVERSE COM O SEU PEDIATRA OU COM UM PEDIATRA DA REDE SUS. A VACINA DA COVID É TÃO SEGURA E NECESSÁRIA QUANTO AS VACINAS PARA OUTRAS DOENÇAS. VACINAÇÃO É O CAMINHO SEGURO PARA QUE POSSAMOS ERRADICAR DOENÇAS, INCLUSIVE A COVID-19.

queiroga SABE QUE A VACINA CONTRA COVID PARA DOSE E FORMA ADAPTADA PARA CRIANÇAS DE 05 A 11 ANOS É SEGURA, É NECESSÁRIA PARA AUMENTAR A COBERTURA VACINAL, PROTEGER NÃO SÓ AS CRIANÇAS, MAS SEUS PAIS, AVÓS, OUTROS FAMILIARES, PROFESSORES...  Mas, com apego ao cargo, de olho em algum tipo de caminho eleitoral, queiroga faz esse exercício de contorcionismo maldoso e baixo. COVARDE, não responde se levaria seu filho, caso tivesse um com essa idade, para se vacinar. PREFERE o DEBOCHE, e o achincalhe de uma resposta vulgar. O que esperar de um ministro que no exterior em viagem absolutamente desnecessária e fora de hora, mostrou o "dedo" para os que protestavam contra a comitiva de bolsonaro ?

O "CÂNCER" MORAL, SOCIAL, POLÍTICO E HUMANO denominado bolsonarismo, CAPITANEADO POR bolsonaro, DIVULGA A MENTIRA de que as vacinas são experimentais e, que as pessoas estão servindo de cobaias. AFIRMAÇÕES DE QUEM NÃO TEM CARÁTER E, EXALAM IGNORÂNCIA.

O ministro marcelo queiroga, SEMPRE AQUI CITADO EM LETRAS MINÚCULAS, pois é mais um que foi engolido e reduzido à condição de negacionista terraplanista pela convivência tóxica com bolsonaro, LAMENTAVELMENTE SE POSICIONA ASSIM, DE FORMA ABSOLUTAMENTE MALDOSA E QUE REFORÇA A DESINFORMAÇÃO E DESESTIMULA PAIS E MÃES A VACINAREM SEUS FILHOS:

É sabido que, toda medicação que existe no mundo trás para quem a utiliza um possível RISCO. Não por acaso nas bulas estão descritas as formas de uso segura das mesmas, as contra-indicações, os efeitos colaterais possíveis e, o que deve ser feito em caso de alguma reação severa após o uso. 

Uma simples dose de DIPIRONA ou de um antibiótico pode ter efeitos COLATERAIS graves, pode até matar, nem por isso milhões de pessoas, inclusive crianças DEIXAM DE UTILIZAR diariamente essas substâncias para tratar sintomas e prevenir doenças.

Triste do país que tem como sucessor de pazuello, um ministro que consegue ser ainda pior que ele.

MARCELO, QUEDROGA DE MINISTRO VOCÊ É !

sábado, 15 de janeiro de 2022

SERVIDORES DO ESTADO TERÃO REAJUSTE DE 13,05% SOBRE A FOLHA DE JANEIRO 2022


Governador Cláudio Castro garante recomposição salarial de 13,05% aos servidores em fevereiro.

O governador Cláudio Castro e o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano (PT), alinharam nesta quarta-feira (12/01) a tão esperada correção salarial ao funcionalismo fluminense. Em conversa nesta manhã, ambos entraram em acordo para a implementação, já na folha de janeiro - que será paga em fevereiro -, da recomposição inflacionária de 13,05% aos servidores ativos, inativos e pensionistas do Estado.

O percentual corresponde à metade (50%) do IPCA acumulado entre 6 de setembro de 2017 e 31 de dezembro de 2021, que chegou a 26,11%, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pela divulgação do índice.

************************
************************************************

Além de atender a uma demanda das categorias, que aguardam pela reposição salarial desde 2014, a medida é fruto de diálogo com a Alerj e segue o que está previsto na Lei 9.436/21, sancionada pelo governador Cláudio Castro. O texto foi publicado em 15 de outubro de 2021 no Diário Oficial.

— Essa é mais uma conquista para todos os servidores civis e militares do nosso Estado, que esperam há anos por esse reconhecimento. A garantia da recomposição salarial, a antecipação dos pagamentos ao funcionalismo e todos os avanços que estamos conseguindo tirar do papel devem-se ao resultado de uma gestão responsável das finanças públicas — declarou o governador.


NOTA DO BLOG
Aguardando a publicação oficial por parte do governo do Estado do RJ, sobre o reajuste.

REEDITANDO A MATÉRIA PARA FACILITAR OS COMENTÁRIOS

ACERVO SOU SERVIDOR

Arquivo do blog