Medida possibilita ACESSO A CRÉDITO COM JUROS MAIS BAIXOS, oferecendo aos trabalhadores da iniciativa privada com Carteira Assinada, trocar dívidas, abater dívidas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou na quarta-feira, 12 de março, a Medida Provisória que institui a linha de crédito consignado “Crédito do Trabalhador”. Com essa novidade, profissionais do setor privado poderão utilizar a Carteira de Trabalho Digital para acessar empréstimos com juros mais baixos, tendo o FGTS como garantia. A medida beneficiará trabalhadores com carteira assinada, incluindo empregados domésticos, trabalhadores rurais e assalariados de Microempreendedores Individuais (MEIs), ampliando o acesso ao crédito com condições mais vantajosas.
“Não há desenvolvimento econômico se não houver a circulação de dinheiro, que tem de passar pela mão dos pobres, dos ricos, da classe média. O dinheiro circulando gera mais emprego, que gera mais comércio, mais salário, gera mais consumo. É uma orquestra onde todos os instrumentos têm de funcionar harmonicamente”, ressaltou Lula, frisando que o governo não está fazendo uma política para o trabalhador se endividar. “É um programa para beneficiar mais de 40 milhões de pessoas, que vão poder pegar o empréstimo e ampliar sua capacidade de viver melhor”.
Segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, que fez o detalhamento da medida, a nova linha vai proporcionar ao trabalhador assalariado o acesso a empréstimo com juros mais baixos e dinamizar a economia. “A linha vai alcançar trabalhadores da iniciativa privada, que vão poder acessar a CTPS Digital e pagar menos juros em seus empréstimos”.
Ele explicou que a partir de 21 de março, os trabalhadores vão poder acessar o sistema e solicitar a proposta de empréstimo nos mais de 80 bancos que já operam o consignado no INSS. “Quem já tem o consignado ativo, poderá fazer a migração para a nova linha a partir de 25 de abril ou a portabilidade a partir de 06 de junho. Hoje são 3.8 milhões de trabalhadores privados com acesso ao crédito e com a nova linha, serão 47 milhões de trabalhadores que poderão acessar a nova linha de crédito com juros mais baixos”, disse Marinho.
Para acessar, o profissional autoriza o acesso a dados como nome, CPF, margem do salário disponível para consignação e tempo de empresa, em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A partir daí, o trabalhador recebe ofertas em até 24h, analisa a melhor opção e faz a contratação no canal do banco. “Estamos no linear de um uso absolutamente transversal de dados trocados entre a iniciativa privada e o setor público que geram informações e análises que alavancam a economia”, explicou o presidente da Dataprev durante coletiva de imprensa realizada após a cerimônia de assinatura da MP.
O desconto das parcelas será feito diretamente na folha de pagamento, mensalmente pelo eSocial, garantindo taxas de juros mais baixas do que as praticadas no consignado por convênio. Após a contratação, o trabalhador poderá acompanhar, mês a mês, a atualização do pagamento das parcelas.
A presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), Cleide Silva, destacou a importância da iniciativa e o compromisso do governo em ampliar oportunidades para os trabalhadores domésticos. “É muito positivo que a medida tenha incluído os trabalhadores domésticos. Para nós, é fundamental fazer parte dessa linha de crédito, que contribui para a melhoria da qualidade de vida e do padrão de vida da categoria”, afirmou.
A solenidade contou com a presença do presidente do Senado e do Congresso Nacional, Senador Davi Alcolumbre, do presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Federal Hugo Motta, e dos ministros Fernando Haddad, da Fazenda; Rui Costa, da Casa Civil; e Sidônio Palmeira, da Comunicação Social. Também estiveram presentes representantes de diversos setores, como Febraban, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco e Itaú Unibanco, além de centrais sindicais e entidades representativas de trabalhadores, como a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), a Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (Contar) e a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais (Fetar).
CRÉDITO - O país tem hoje 47 milhões de trabalhadores formais, incluindo 2.2 milhões de domésticos, quatro milhões de trabalhadores rurais, além de empregados de MEls, que hoje estão excluídos da consignação privada. Segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a estimativa é que, em até quatro anos, cerca de 19 milhões de celetistas optem pela consignação dos salários, o que pode representar mais de R$ 120 bilhões em empréstimos contratados. Pelo sistema, o trabalhador pode usar como garantia até 10% do saldo no FGTS e 100% da multa rescisória em caso de demissão.
MIGRAÇÃO - O Crédito do Trabalhador pretende reduzir o superendividamento, ao oferecer uma linha de crédito mais atraente também para migrar dívidas com maior custo. Atualmente, o consignado do setor privado, segundo dados da Febraban, conta com cerca de 4,4 milhões de operações contratadas, somando mais de R$ 40,4 bilhões em recursos.
CRONOLOGIA - Com a publicação da MP, o sistema entrará em operação pelos bancos oficiais e privados a partir de 21 de março. Quem já tem o consignado ativo pode fazer a migração para a nova linha a partir de 25 de abril de 2025. A portabilidade entre os bancos poderá ser realizada a partir de 6 de junho.
INTEGRAÇÃO – A Dataprev, empresa pública de tecnologia do Governo Federal, desenvolveu para o Ministério do Trabalho o sistema do Crédito do Trabalhador, que integra à Carteira de Trabalho Digital, o FGTS Digital e o eSocial.
PERGUNTAS E RESPOSTAS
COMO VAI FUNCIONAR?
Por meio do app da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital), o trabalhador tem a opção de requerer a proposta de crédito. Para isso, seguindo as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), autoriza as instituições financeiras habilitadas pelo Ministério do Trabalho a acessar dados como nome, CPF, margem do salário disponível para consignação e tempo de empresa.
QUANTO TEMPO PARA RECEBER AS OFERTAS?
A partir da autorização de uso dos dados, o trabalhador recebe as ofertas em até 24h, analisa a melhor opção e faz a contratação no canal eletrônico do banco.
COMO SERÁ FEITO O DESCONTO DAS PARCELAS?
As parcelas do empréstimo serão descontadas na folha do trabalhador mensalmente, por meio do eSocial, observada a margem consignável de 35% do salário. Após a contratação, o trabalhador acompanha mês a mês as atualizações do pagamento. A partir de 25 de abril, o trabalhador também poderá fazer contratações pelos canais eletrônicos dos bancos.
QUEM TEM DIREITO?
O trabalhador com carteira assinada, inclusive rurais e domésticos, além de MEIs.
QUANDO O CRÉDITO DO TRABALHADOR ESTARÁ DISPONÍVEL?
A partir de 21 de março de 2025.
SE EU JÁ TIVER UM CONSIGNADO, POSSO MIGRAR?
Os trabalhadores que já tem empréstimos com desconto em folha podem migrar o contrato existente para o novo modelo a partir de 25 de abril deste ano.
EM CASO DE DEMISSÃO, COMO FICAM AS PARCELAS DEVIDAS?
No caso de desligamento, o desconto será aplicado sobre as verbas rescisórias, observado o limite legal.
O QUE PODE SER DADO COMO GARANTIA DE PAGAMENTO DO EMPRÉSTIMO?
O trabalhador pode usar até 10% do saldo no FGTS para garantias e ainda 100% da multa rescisória em caso de demissão.
O PROCESSO É SÓ PELA CARTEIRA DIGITAL OU POSSO IR AOS BANCOS?
Inicialmente, somente na CTPS Digital. A partir de 25 de abril, o trabalhador poderá também iniciar contratações pelos canais eletrônicos dos bancos. Pela CTPS Digital, o trabalhador tem a possibilidade de receber propostas de todos os bancos interessados, o que permite comparação e a escolha mais vantajosa.
AS OPERAÇÕES SERÃO SÓ POR BANCOS HABILITADOS?
Sim. A estimativa é que mais de 80 instituições financeiras estejam habilitadas. O início da habilitação se dará a partir da publicação da Medida Provisória.
OS BANCOS TERÃO ACESSO A TODOS OS DADOS DO TRABALHADOR?
Apenas os dados necessários para que as instituições façam propostas de crédito: nome, CPF, margem do salário disponível para consignação e tempo de empresa.
SERÁ AUTOMÁTICA A MIGRAÇÃO DO CRÉDITO DIRETO AO CONSUMIDOR (CDC) PARA O CRÉDITO DO TRABALHADOR?
O trabalhador que tiver CDC deve procurar uma instituição financeira habilitada, caso queira fazer a migração para o Crédito Trabalhador.
DEPOIS DE REALIZAR O CRÉDITO DO TRABALHADOR, O TRABALHADOR PODE FAZER A PORTABILIDADE PARA UM BANCO COM TAXAS MELHORES?
Sim. A portabilidade estará disponível a partir de junho de 2025.
=========================================================================
APOIO LEADERCRED - CONSIGNADO COM SEGURANÇA E RESPONSABILIDADE.
FALE COM A LÉA
=========================================================================
Esta em dúvida sobre o melhor presidente que o Brasil já teve ? É só fazer o L. L❤️U❤️L❤️A
ResponderExcluirJuscelino Kubitscheck
ExcluirJá fez seu consignado ? Ainda não ? Na Leadercred vc faz seu consignado com total segurança e as menores taxas garantidas. E se vc tem 75 anos ou mais na Leadercred vc também faz seu consignado. Eu fiz e adorei. INSS, FGTS, Estado, Prefeitura, Federal, Bradesco, Santander, Itaú, Pan etc. Vc só tem que falar com a Léa, atendente virtual da Leadercred. É fácil, rápido e seguro. Contando com a querida e honesta Viviane. Léa (21) 4063-9286 sómente pelo zap. Corram 🏃🏃🏃🏃🏃 não percam tempo. Boa sorte 🍀🍀🍀🍀🍀
ResponderExcluirGente! Bom dia
ResponderExcluirO Blog também é Medicina
Qual a diferença entre a geriatria e a gerontologia?
Quando falamos sobre os cuidados na terceira idade hoje, dois termos têm ganhado destaque e estão sendo mencionados com muito mais frequência: a geriatria e a gerontologia.
Apesar de terem o mesmo objetivo, qual seja, cuidar da pessoa idosa, a geriatria e a gerontologia são áreas distintas, mas ambas extremamente importantes.
Muitas vezes há confusão quanto à atuação de cada uma destas áreas, geralmente tidas como sinônimas. No entanto, elas possuem importantes diferenças, e é o que vamos conhecer agora.
Geriatria:
É a área de atuação do médico geriatra.
Gerontologia:
Refere-se à atuação de profissionais de diversas áreas, entre eles: psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, advogados, que se dedicam ao cuidado e à pesquisa sobre o processo de envelhecimento humano.
No geral, a geriatria é conceituada como a especialidade médica que previne, diagnostica e trata das condições comuns em pessoas idosas, enquanto a gerontologia estuda o envelhecimento humano de maneira global
Boa tarde 🕊🕴🏽😊
ResponderExcluirMeu ódio da Operadora Claro só não é maior do que a que eu tenho do desgovernado Cláudio Castro medonho 😡
Boa tarde 🕊🕴🏽😊
ResponderExcluirMeu ódio da Operadora Claro só não é maior do que a que eu tenho do desgovernado Cláudio Castro medonho 😡
Oxalá abençoe a todos 🤍🤍🤍
ResponderExcluir"Cretino" x "Rasputin": Líder do PL "reclama" com Bolsonaro, que promete calar Malafaia
ResponderExcluirTroca de insultos público entre os dois pastores se dá em torno do PL da Anistia, que pode beneficiar diretamente Jair Bolsonaro
A troca pública de insultos entre Marcos Pereira, presidente do Republicanos, e Silas Malafaia, guru de Jair Bolsonaro (PL), em torno do PL da Anistia teve mais um capítulo nesta quinta-feira (20), segundo o deputado da sigla, que atua como braço político de Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd).
Pereira afirmou ao jornal O Globo que ligou para o ex-presidente para reclamar dos ataques de Malafaia, que o chamou de "cretino" após uma entrevista concedida à CNN Brasil.
🐀🐁🐀🐁🐀🐁🐀🐁🐀🐁
Presidente do Republicanos reage e dá apelido sensacional a Malafaia
ResponderExcluirXingado pelo empresário da fé que faz papel de para-choque de Bolsonaro, Marcos Pereira disse ainda que ele “espuma pela boca e transpira ódio”.
“Lamentavelmente, Silas Malafaia exala e transpira ódio. Esse ódio faz com que ele deixe de refletir e se manifestar com inteligência. Malafaia, que se julga um bom pastor, deveria cuidar das ovelhas ou então tornar-se um político de fato, disputar uma eleição e falar, de dentro do parlamento, como parlamentar... Não me movo sob pressão. Muito menos com gritaria. Não é o meu perfil... Minha posição nunca foi contra a anistia, não é possível anistiar quem ainda não foi condenado [como no caso de Bolsonaro], [então] minha posição é técnica”, começou dizendo.
“Malafaia, uma espécie de Rasputin Tupiniquim, chega a espumar pela boca suas manifestações cheias de cólera... Ele precisa se acalmar e parar de induzir a guerra enquanto muitos, incluindo a mim mesmo, têm trabalhado pela pacificação”, completou Pereira.
🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀
Profª Mônica, Boa tarde.
ExcluirO Marco Pereira, chamar o Malafaia de Rasputin, é como botar a mão na colmeia de abelhas africanas.
O Rasputin, foi um monge místico e fanático religioso russo, muito estimado e até idolatrado pela corte do Czar Nicolau II e pela esposa Alexandra Feodorovna, componente da família Romanov;
Qualquer semelhança é mera coincidênci
É mesmo, Sr Wilson. Despois os rebeldes exageraram e mataram toda a família dos Romanov.
Excluir(.será que os familiares do czar nem cogitaram fugir para os Estados Unidos ? ).
ExcluirBoa tarde a todos!!! Cansaram de endividar os servidores e pensionistas, agora partiu pros trabalhadores de CLT...Que se forem mandados embora do trabalho, sai sem nada ainda devendo empréstimo!!! Eita Brasil, salário digno é poder de compra tbm!!!
ResponderExcluirBoa tarde família, preciso muito de uma ajuda de vcs, pois já chamei 5 advogados no ZAP e eles não souberam me informar, meu esposo a muitos anos atrás, trabalhou nos correios, porém foi demitido e tals , isso no ano de 79 , hoje eu fui lá ver a carteira dele digital, entrei no rais e apareceu um extrato e ao lado escrito alvará judicial, enviei em PDF para vários advogados mas não souberam me responder, alguém aqui poderia me ajudar?
ResponderExcluirBoa noite Dinhalinda🌹
ExcluirO alvará judicial geralmente é utilizado como autorização para retirada de valores relativos ao FGTS ou PIS de pessoas que faleceram, através de pedido feito pelos familiares. (Resposta do Google)
E os meis, como adere esse empréstimo ? Não tem explicando
ResponderExcluirBoa tarde a todos e só pra prejudicar os assalariados fazendo empréstimo ganhando salário mínimo o povo vai comer o que pagar as. Contas com que absurdo isso liberar essa forma de empréstimo paga esse povo de carteira assinada não sendo funcionário públicos em geral vai ter muita gente se ferrando nisso só deus
ResponderExcluirGente!
ResponderExcluirO pastor Marcos Pereira, apesar de ser bolsonarista, está com "carradas de razão". Como pode o Bolsonaro que ainda não foi julgado e condenado( se cair um raio na cabeça dele, ele pode ser até absolvido), pedirem a ANISTIA dele. Só pode ser topeira e burrice do Malafaia.
A anistia não é para ele sr Wilson e sim para aquelas varias pessoas, trabalhadoras, idosas, que acabaram entrando no meio desta politica, aluno de faculdade de direito jáa sabe, o crime não pode ser generalizado, cada um pague pelo q fez, com provas disso. Até hoje não vi uma arma apreendida neste ''golpe'', acredito q até o sr ache Q 14 anos para esta senhora é um absurdo tremendo.
Excluirconta outtra.
ExcluirA ANISTIA SERIA PARA ELE SIM. É A ELE, O CAPO DO GOLPE QUE ELES PENSAM SALVAR DA CADEIA.
MAS NÃO VAI TER ANISTIA NÃO.
E A PENA DOS CONDENADOS ATÉ AGORA É JUSTA.
COMETERAM UM CRIME GRAVÍSSIMO. SE TIVESSE VINGADO O GOLPE, HOJE TERÍAMOS UM PAÍS DESTRUÍDO. A PENA DEVE SER APLICADA PELO CONJUNTO DE CRIMES COMETIDOS, PELOS OBJETIVOS DOS CRIMINOSOS CASO FOSSEM BEM SUCEDIDOS.
AGORA PARA OS CABEÇAS, PODE COLOCAR AÍ 30 ANOS.
Gente!
ResponderExcluirO Malafaia "saiu" da curva foi jogado pela força centrífuga, que é oposta da força centrípeda. k.k.k.k.k.k.k.k.k.k.k.k.k.k.k.k
Gente! Amigos leitores.
ResponderExcluirNão passem batidos. Se não gostarem ou concordarem de quaisquer comentários, bastam Responder abaixo a sua opinião contraditória, porque ninguém é obrigado a concordar e aceitar comentários de leitores.
No meu caso e na medida do possível eu sempre respondo os comentários dos meus amigos e amigas leitoras, para que não fiquem falando sozinhos e jogando palavras ao vento
Demonstrar apreços é sempre bom e saudável
E a pergunta que não quer calar? E o reajuste dos servidores, quando sai?
ResponderExcluirE a gram dos inativos, quando sai?
E a recomposição desse ano, quando sai?
E todas as nossas perdas salariais, quando serão recompensadas?
Os servidores não aguentamos mais
Boa tarde! Sabe qd sai??? Quando a gente parar de ficar reclamando que não adianta de nada e ir atrás de nossos direitos! Precisamos tomar atitudes mais concretas! Fazer passeatas, protestos mais rigorosos e por aí vai!
ExcluirRosane. Boa noite.
ResponderExcluirNão é de agora, que o Brasil, é um dos paises mais desiguais do mundo
Nos Estados Unidos, a libertação dos escravos afro/norte americanos, ocorreu em 1º de janeiro de 1863 e todos foram indenizados pelo governo Norte Americano
No Brasil. a libertação dos escravos afro/brasileiros, só ocorreu no dia 13 de maio de 1888, 25 anos depois. Entretanto, os negros não foram indenizados pelo governo Brasileiro. Quem foram indenizados, os ricaços fazendeiros, os "coronéis" e os senhores donos dos Engenhos e das Casas Grande.
Apesar da libertação que foi contrária daquela Sociedade Elitizada da época. Hoje, os nossos negros continuam sendo escravos até hoje, sofrendo racismo, preconceitos, ganhando menos que os brancos, admitidos nos piores empregos, discriminados por causa da cor da pele, sendo o mais visado e suspeito pela policia. Foi até criado cotas para diminuirem as injustiças e as "sacanagens" e "maracutagens" para os negros estudiosos e inteligentes não entrarem e cursarem as Universidades Federais, Colegios e Academias Militares e Concursos Públicos de cargos de níveis superiores.
Gente!
ResponderExcluirDisseram que o Trump, vai arranjar um emprego para o Eduardo, filho do Bolsonaro, na Cozinha da Casa Branca, para ser o Fritador-Mor de Hamburgueres.
O Trump vai atender o clamor do Bolsonaro, a favor do seu filho Eduardo.
MEU COMENTÁRIO:
E só isso que o cara sabe fazer. e ainda queria ser indicado e nomeado Embaixador-Chefe, da Embaixada Brasileira em Washington, nos Estados Unidos, aproveitando que o pai estava " fantasiado " de "presidente da república" k.k.k.k.k.k.k.k.k.k.k.k
Boa noite a todas e a todos 🌜🌛
ResponderExcluirChuva 🌧️ e friozinho de 17° aqui em Teresópolis
Bom dia.
ResponderExcluirA grande maioria do povo brasileiro além de ser mal remunerada não têm os seus salários corrigidos anualmente e dignamente. Os governantes, que também são empresários, descobriram uma maneira de se esquivarem das suas responsabilidades, concedem empréstimos consignados a perder de vista. E com isso os empréstimos, que são refinanciados, ficam fazendo parte do salário do cidadão a vida toda. E com isso, os empresários, os banqueiros e as financeiras ficam cada dia mais ricos e o povo cada dia mais pobre. Infelizmente.
BOM DIA
ExcluirConcordo. O problema é SALÁRIO BAIXO E, SEM REAJUSTE PERIÓDICO.
O empréstimo é uma MEDIDA EMERGENCIAL. Ele não resolve o problema, funciona como um paliativo, infelizmente que se torna uma bola de neve quando, por anos seguidos, os servidores ficam sem reajuste.
Mas, veja só, ainda assim, a atual medida do governo, estendendo o consignado para os trabalhadores da iniciativa privada é benéfica. Quem pegava empréstimo com juros de 4,5% de juros, vai pegar com 1,8% (percentuais aproximados). O trabalhador pode sair de uma mensalidade mais cara para outra mais barata e, ainda pegar uma parte para fazer uma compra que necessite.
O crédito é importante, os juros do crédito serem mais baixos é importante.
Agora, o que resolve é valorização do salário e periodicidade do reajuste.
O governo federal reajustou o salário mínimo acima da inflação. Desde 2023 até agora em janeiro de 2025, concedeu dois reajustes de 9% aos seus servidores do executivo. A situação do servidor médio do funcionalismo federal melhorou muito, eles estavam desde 2016 sem reajuste NENHUM.
Agora, se os governadores dos ESTADOS não reajustam, administram muito mal seus recursos, aí, de fato fica muito difícil.
Servo . Boa noite.
ResponderExcluirOs servidores do estado e da prefeitura do Rj estão sempre levando a pior. Os salários são sempre reajustados abaixo do indice da inflação, quando não são parcelados, ficando defasados e perdendo o poder de compra diante dos aumentos dos preços de alimentação nos Supermercados, Hortifrutis e Feiras Livres, além dos transportes, impostos, remédios, energia elétrica, água, botijão de gás, etc
" Se ficar o bicho pega e se correr o bicho come. "
Gente!
ResponderExcluirNota-se que O Lula, está fazendo das tripas coração, para ajudar trabalhadores e servidores.
Entretanto, acontece que as hienas do Congresso, aquelas da oposição que são a MAIORIA, tomaram conta e dominaram o território e exigem e querem do Governo, as carcaças das CARNES FRESCAS e vão devolver as carcaças das CARNES PODRES.