SIGA O NOSSO BLOG - TRABALHADOR / SERVIDOR / APOSENTADO / PENSIONISTA / EMPREENDEDOR

INFORME PUBLICITÁRIO

INFORME PUBLICITÁRIO
Serviços e Produtos de responsabilidade do anunciante

sábado, 26 de agosto de 2017

PIS / PASEP - QUEM TEM DIREITO AO SAQUE DE RECURSOS DO FUNDO ?! TIRE SUA DÚVIDA AQUI !

O que é PIS / Pasep ?
É um fundo constituído da unificação dos recursos vindo do Programa de Integração Social (PIS), no caso dos trabalhadores do setor privado, e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), de servidores públicos.


O GOVERNO FEDERAL, através de medida provisória publicada no Diário Oficial da União da última quinta-feira dia 24 de agosto, autorizou a antecipação do saque dos recursos do fundo PIS/Pasep para os cotistas idosos, que tenham, a partir de: homens - 65 anos, e mulheres - 62 anos, e que, obviamente, participem dos referidos fundos. Antes, o acesso aos recursos do fundo só era possível aos idosos a partir dos 70 anos, ou em situações de aposentadoria ou pensão por invalidez, entre outras circunstâncias especiais.

Têm direito, PORTANTO, a realizar o saque A PARTIR DE OUTUBRO, os idosos que se encaixam nos termos da medida provisória e tenham recursos aplicados até 1988, e que ainda não foram resgatados. Foi neste ano que se encerrou a arrecadação de recursos para contas individuais.

QUANDO COMEÇA O PAGAMENTO ?

Os pagamentos serão liberados entre outubro 2017 e março 2018

O calendário ainda precisa ser definido pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil – Instituições financeiras responsáveis pela administração e liberação desses recursos.

A forma de pagamento será similar à ocorrida com as contas inativas do FGTS.

Como faço para saber se tenho SALDO ?
O governo pretende ter em 15 de setembro como informar sobre o saldo de cada cotista.

Em linhas gerais, o contribuinte da iniciativa privada poderá entrar em contato com a Caixa Econômica Federal – responsável pelo PIS, e os servidores públicos deverão consultar o Banco do Brasil, responsável por administrar os recursos do Pasep. 


Como o dinheiro será sacado?

Os cotistas poderão escolher entre todos os meios disponíveis para fazer saque. Via crédito automático, conta em depósito ou poupança ou por meio da folha de pagamento.

Na hipótese do crédito automático, o interessado poderá optar por transferir os recursos a outra instituição financeira de sua escolha em até três meses.


Estimativa de valor do saque por cotista
De acordo com o Ministério do Planejamento, o saldo médio por cotista era de R$ 1.187 até junho do ano passado, já foi corrigido / atualizado. Estima-se que os beneficiários tem ao menos R$ 750,00 a serem resgatados. Isso quer dizer que, uns podem receber MAIS, outros MENOS. Convém não criar muita expectativa, e considerar que esse dinheiro, qualquer que venha a cair no BOLSO DO BRASILEIRO com direito a ele, chega em boa hora e ajuda a fazer uma compra ou pagar uma dívida.


Nesse período de RECESSÃO, DESEMPREGO e SUFOCO, R$ 15,9 bilhões na economia brasileira, beneficiando cerca de 8 milhões de pessoas, sempre ajuda.

LAMBANÇA FEDERAL
Bom para uns, ruim para outros. Na verdade, metade dessas 8 MILHÕES DE PESSOAS, já teriam direito a sacar agora sua COTA de PIS / PASEP, e foram assim, prejudicadas pelo governo, só podendo vir a sacar a partir de OUTUBRO a MARÇO. É gente com mais de 70 ANOS ou que se enquadram nas situações especiais, a quem o governo desconsiderou e vai postergar o recebimento.

O CORRETO SERIA, ANTECIPAR PARA QUEM TEM 65 - 62 ANOS a partir de OUTUBRO, deixando quem já tem DIREITO sacar de forma continua, já, agora.

ATENÇÃO !
Leia aqui a matéria com a MEDIDA PROVISÓRIA para tirar outra dúvidas.

28 comentários:

  1. Servo bom dia! Desculpe estar fora do tema, mas julgo importante: O estado pagou sem atraso o duodécimo da justiça este mês? Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOM DIA

      Não pagou. Pagou uma parte apenas, parcelado, como nos meses anteriores. O TJ já entrou com pedido de arresto. Faltavam aproximadamente R$ 190 milhões até ontem. Não sei se pagou mais alguma coisa.

      Segundo o governo estadual, o repasse total somente no dia 29 ou 30 de agosto.

      Excluir
  2. Servo me tira uma duvidanpor gentileza minha mãe, servidora pública da segurança exerceu seus trabalhos por 34 anos depois de ter dado a entrada em sua aposentadoria foi consultar o pasep no Banco do Brasil mas nós ficamos impressionados ela tinha um valor disponível de 1.730 reais. Será que é por aí mesmo? Ela nunca sacou ou obteve algum recurso do pasep

    ResponderExcluir
  3. BOM DIA ALLAN.

    Os valores desse FUNDO são assim mesmo, irrisórios para esse saque de total depositado, se levarmos em conta o tempo que a pessoa trabalha.

    Na verdade, tudo isso foi desvirtuado, deixou de ter a importância original, e hoje serve muito como meio de propaganda dos governos, dizendo que estão dando isso e aquilo aos trabalhadores / servidores.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia...Quando fui tirar o meu, só saquei ums 800.00 e poucos reais. Concordo com o Servo....tudo enganação, na verdade, eles tiram mais do que dão.

      Excluir
  4. É isso mesmo. Os depósitos foram feitos somente até 1988. Após isso, só os juros e correção foram creditados.

    ResponderExcluir
  5. Servo o meu pai faleceu no ano 2004 ate agora minha mae nao recebeu o percurio e do estado vc sabe se ela vai ter direito o pasep

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOM DIA

      Vai ser preciso ver se o seu pai tinha recursos lá, que não sacou. Se tiver, qualquer resíduo, sua mãe tem direito.

      Excluir
    2. Ele nunca sacou ele sempre falava era meu a unica filha que ele tem, so como agora que eu falei com a minha mae agora segunda nos vai la, obrigado

      Excluir
  6. Olá ..quem se aposentou tem que ver se não retirou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOM DIA

      Quando começar o período de CONSULTA, acho bom, que todos os enquadrados nas condições para retirar, deem uma conferida.

      Excluir
  7. Eliza o meu pai comecou a trabalha desde 1980 , ele nunca pegou o pasep nem a minha mae, agora que ela soube que tem , vamos segunda pra ver, ele faleceu no ano 2004, ele era fical de renda ,do estado

    ResponderExcluir
  8. Eliza o meu pai comecou a trabalha desde 1980 , ele nunca pegou o pasep nem a minha mae, agora que ela soube que tem , vamos segunda pra ver, ele faleceu no ano 2004, ele era funcionario publico ,do estado, ate hoje nos so recebemos o seguro, o percuro ainda nao porq na epoca de recebe o estado bloqueou de todos

    ResponderExcluir
  9. Servo, bom dia. Obrigada pela matéria.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia! Eu vou procurar saber se tem alguma coisa no Banco para receber. Sempre é bem vindo.

    ResponderExcluir
  11. Servo Boa tatde. Me aposentei em 2015 e teria direito de retirar
    meu saldo pasep. Também tenho que esperar até Outubro?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Basta levar, no BB,a xérox do DO da publicação da aposentadoria e teus documentos pessoais. Recebi na hora.

      Excluir
  12. Eu ja tenho mais de 5 anos de carteira assinada no ultimo emprego trabalhei de carteira assinada de dezembro de 2015a fevereiro de 2016 .Eu recebo pis esse ano?

    ResponderExcluir
  13. Servo , minha mãe faleceu já faz 2 anos, ela era funcionária federal. Você sabe me informar sobre o pasep dela? Nunca pensei nisso quando ela estava viva , era tanta coisa pra resolver, ela tinha Alzheimer, eu que cuidava dela. Também não sei se eu poderia tirar alguma coisa agora

    ResponderExcluir
  14. Servo boa tarde eu gostaria de saber se eu que trabalhei do inicio de dezembro de 2015 a final de fevereiro de 2016 vou ter direito ao pis 2017?

    ResponderExcluir
  15. Trabalho desde 2005 tenho firedir a receber por, pasep, recebia antes pelo BB

    ResponderExcluir
  16. Sou pensionista desde 1998 eu tenho direito a sacar o pasep?

    ResponderExcluir
  17. Bom dia! Gostaria de saber se o pasep será repassado para pensionista

    ResponderExcluir
  18. Bom dia! Gostaria de saber se o pasep será repassado para pensionista

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: PARA COMENTAR VOCÊ PRECISA TER UM PERFIL ABERTO. Por uma INTERNET de BOM PADRÃO, e para ter seu comentário publicado, seja respeitoso, sem uso de palavras de baixo calão, sem pregação de ódio, discriminação, ofensas ou ilegalidades, na certeza que sua opinião é muito importante. Exerça seu direito de crítica aos perfis públicos de políticos e governantes, sem afirmações que não possam ser comprovadas. Esse é um BLOG privado, que divulga conteúdo de interesse público, ressalvado, portanto, o nosso direito de MODERAÇÃO e de deletar comentários impróprios a nosso critério.

NÃO É PERMITIDO FAZER PROPAGANDA OU OFERTA DE PRODUTOS E SERVIÇOS SEM AUTORIZAÇÃO DO BLOG. NEM DIVULGAR DADOS PESSOAIS, TELEFONE E ENDEREÇO.

A responsabilidade pelo teor dos comentários é do autor dos mesmos, que poderá ser identificado com ordem judicial pelo IP.

A LeaderCred é uma empresa de CRÉDITO que apoia nosso BLOG. Para fazer empréstimo CONSIGNADO com segurança e o melhor atendimento, Fale com a Léa: 4063-9286.

ACERVO SOU SERVIDOR

Arquivo do blog